The cube


fmmrrd

Recommended Posts

Aplica sempre o excell diariamente localizado. Desligas o filtro, aplicas e deixas atuar durante 15 min. Não é preciso fazer tpa a seguir. Fazes durante uma semana, se não resultar vais para água oxigenada (uma qualquer) e fazes como o excell mas com a diferença de teres de fazer uma pequena tpa a seguir.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O h2o2 reage com a materia organica "destruindo-a". O excel é mais forte, é toxico. Tanto um como ou outro acabam por matar as celulas das algas.

Faz como o gonçalo disse.

 

via Nokia 3310

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não exageres no Excell. Acredita que já tive uma má experiência. É preferível demorar mais algum tempo até ela desaparecer, do que começaram a morrer os peixes. Devagar se vai o longe.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa dica... Basta exagerar um pouco lá vai um ou outro peixe ou camarão mais sensivel... N vale mm apenas.

Aos poucos com alguma paciencia a coisa gere-se e as algas vão-se.

Se for direto sobre elas (ir deitando mm encostado), 5 ml chegam para fazer estragos. Onde o excel concentrado tocar a alga vai-se

 

via Nokia 3310

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Então e desculpem a pergunta mas se existe algas é porque alguma coisa está mal certo?

 

Vai estar eternamente a dar H2O2 e Excell? (...)

 

O mal está lá. Se não for identificado o problema persistirá.

 

Qual é o problema do aquario?

Paulo Soares

AQUA "SUSSOA" - Paulo Soares

Aquario Sussoa - 2Copy

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa tarde amigo,

 

Vamos lá então.. fui apanhar o que estava aí para trás depois de eu ter avisado para o uso do Excell com Co2 de injecção.

E aproveito para esclarecer outros aspectos. Uma vez mais opiniões minhas.

 

Como estão os fosfatos?

 

 

Pouco ou nada interessa. O conceito de "EI" é dar fertiização por excesso, não é isso que defenderam e defendem?

E porquê? Porque a fertilização por si só não não gera algas.. é verdade. Mas obriga a um controlo do aquario que é uma afronta á paciência.

 

Então é assim, os fosfatos é sempre 1 que me dá. Tenho o teste da Salifert e não confio naquilo, porque para mim o azul que dá aponta sempre para 1.

 

Ontem fiz mais uma leitura dos nitratos e rondam os 30ppms.

 

Se tinha 30 PPM de NO3 então pelas teorias de 1:2 até nem estava mal. Mas testes de Salifert é para esquecer. Ou JBL ou Elos. Tudo o mais que anda aí no mercado é para inglês ver, excepto aqueles profissionais que custam fortunas.

 

As bbas n se eliminam, gerem-se.

 

 

enho bba em duas rochas. Vamos a ver...

 

 

É verdade.. mas uma vez instalada ou com a sua presença inequivoca ou se domina de imediato ou alastra com uma velocidade vertiginosa e em menos de nada o aquario está arrumado. Enquanto estiver nas pedras o mal o menos. Se a vês instalada numa planta, arranca de imediato essa planta e fora com ela. Se for possivel podar ao nivel do substrato então faz isso que a planta lá florescerá de novo.

 

A técnica de cortar as folhas afetadas já usei, e uma semana depois tinha nas outras todas. Ou seja, neste momento, pelo menos na lucens, tenho de tirar a planta toda..

 

 

 

Respondido acima. Confirmo a minha recomendação.

 

Isto tudo são meios de gestão da coisa, quanto a causas em muitos anos nunca ouvi uma resposta conclusiva e inequivoca de como acabar com elas e quais as causas de elas aparecerem.

 

 

 

 

Geralmente só aparecem onde há muita circulação. Pelo menos no meu foi assim. No fim de a reduzir nunca mais tive. E só me livrei dela com água oxigenada.

 

 

 

Verdade. Ninguem sabe como curar a BBA mas cientifcamente está comprovado que a unica maneira conhecida de induzir BBA num aquario é através de carbono.

 

 

Claro que o horário da iluminação me convém para poder apreciar o aquário quando estou em casa, mas percebo que, apesar de luz diferente, o aquário tem luz prá'i umas 14h...

 

 

 

Deves reduzir o fotoperiodo para umas 7 horas se este recebe alguma luminosidade exterior porque basta isso para as plantas usarem na fotosintese, a associado à calha de luz já podes ver a majoração ao nivel da luz.

 

2 - hoje introduzi o drop checker. Solução KH calibrada a 4d. Tudo direitinho e, após 2 horas e seguintes, cor verde muito escuro, quase azul.

 

No inicio da semana aumentei um pouco o co2 e vejo que o reagente está verde escuro. Não aumentei mais, embora talvez pudesse pois acho que o verde ideal é um pouco mais claro. Uma das razões porque não o fiz é porque de toda a fauna que tenho acho que os Guppies são os únicos que não apreciam o co2. Noto que andam muito mais na superfície...

 

 

Na realidade os Guppies sãpo mais sensiveis ao CO2 mas trudo indica que esse reagente não está calibrado a 30 PPM.
Se foi feito numa loja, então é que não acredito mesmo. Eu comprava o reagente da JBL e introduzia no Drop. Ao apresentar-se de cor ver de clara, esse sim seguramente está nos 20 a 30 PPM.

 

Evita excesso de tpas, acaba por destabilizar mais do que ajudar.

 

 

Completamente errado... completamente errado.. até o Amano dizia que se pudessemos deviamos fazer TPA todos os dias.

Essa teoria dos 50% foi gerada pelo T. Barr aquando do inicio em que andava ás turras com a "EI".. ainda nem ele sabia bem como lidar com a "EI" e aplicava essa metodologia. Mas porquê? Porque o cavalheiro fertilizava aos magotes. E na duvida e sem saber como retirar o excesso fazia TPA desse volume.

O que disse lá tras:

 

 

 

Vermelhos = mais luz (lumens/intensidade de radiação)

 

 

Mais luz = Mais fertilização + CO2

 

 

Se tens CO2 injecção não deves adicionar Excel.

 

 

Aliás sou contra o uso do Excel que se diz ser um algicida puro. Nos USA era usado para fins veterinários. Só mais tarde se diz terem descoberto que combatia algas e aí a Seachem para o introduzir no mercado catalogou o produto como sendo de aquariofilia e não Vet.

 

 

Mesmo fazendo fé nestas teses e ou correntes da WEB expliquem-me qual é a diferença de fotossíntese entre as plantas e as algas?

 

Como é que então o Excel só ajuda as plantas e mata as algas? É selectivo e pensador será? Fica Para reflexão.

 

 

Há muita mitologia á volta da aquariofilia e muito marketing!

 

 

Nota: Eu já usei Excel no passado sem resultados satisfatórios e ou conclusões claras. A unica coisa que sei é que sendo mais pesado que a água rapidamente se deposita sobre o substrato e aí sim são notórias as consequências na argila.

 

Ora sendo assim e a ser verdade que Excel é fonte de carbono que estamos a fazer ou a dar de contributo para as algas?

Florescerem ainda mais. Se tal não acontece e apenas as elimina então que é adicionado? É mesmo carbono?

Carbono mata?

 

Já por outro lado as Cianobacterias e como o próprio nome diz é um grupo de bactérias que obtêm energia através de fotossíntese. Logo ao adicionarmos uma fonte de carbono estamos a contribuir para?

 

Apenas reflexões minhas..

 

 

 

 

Cryptocoryne desenvolveu-se assim logo que inseri o co2 e aumentei a luz.

 

 

Cheguei onde queria..

 

Qual a quantidade de luz actual?( Lumens e fotoperiodo )

Qual a receita de "EI" que estás usar e ml/dia que estás a introduzir?

CO2. - Compra o reagente da JBL, mete-o puro dentro do Drop e depois analisa a sua cor quando liga a LUZ. (aquilo que creio já expliquei lá para trás. )

Filtragem Qual a rotina?

 

Já voltamos a falar.

 

Abraço meu caro.

Paulo Soares

AQUA "SUSSOA" - Paulo Soares

Aquario Sussoa - 2Copy

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sobre TPA:

 


Toda a gente sabe o que é uma TPA. Deixo as minhas conclusões baseado na minha própria experiência e observação.

Eu defendo que devemos fazer TPA de 20% a 30%. Duas a três TPA semanais portanto.

Como tal se torna quase impraticavel para muitos não desceria dos 30% duas vezes por semana em detrimento da tão conhecida TPA de 50%.

Primeiramente porque muito poucos são os peixes que são tolerantes a mudanças bruscas dos parâmetros da água. Acho que aí estamos todos de acordo. Mudanças repentinas e significativas como a de 50% é no meu entender demais. E não estou a falar apenas da questão térmica! Já essa de si é um problema agudo. Como manter e estabilizar a mesma temperatura com niveis tao elevados de transferência.

Depois ao deixarmos decorrer uma semana completa o nível de nitratos sobe demasiado devido à própria filtragem biológica certo? Acho que também aqui não haverá duvidas. Assim como o nível de contaminação, nitrogenados e Azotados que se vão acumulando e de que maneira.

O próprio PH acaba por sofrer uma alteração enormissima com um processo semanal do que num processo bi ou tri semanal.

Como sabemos e pelas análises das redes camarárias, uma TPA de 50% vai retirar demasiados oligoelementos da água que a reposição nunca conseguirá igualar ao que estava no aquario. Temos demasiadas perdas.

Mais, não sabendo nós datas de tratamento da agua por parte das câmaras e alterações que esta sofre, o risco de uma TPA de 50% é incrivelmente superior do que uma de 30% ou três de 20% se algo errado ocorrer na agua de rede.
São ás carradas os posts de colegas que após uma TPA de 50% fica com os aquários feitos num… com aparecimento subito de Diatomaceas como a causa mais comum que vou percepcionando. Porque acham que acontece esta ocorrência tantas vezes? Então o aquario está estável e de repente após a TPA desmorona? (...)

Mais: Com duas ou mais TPA´s ao invés da de 50% não tenho necessidade de desligar o filtro e aniquilar bactérias e recomeçar o ciclo. Só este ganho para mim já é mais que valioso.

Atrevo-me até a dizer que mesmo para as plantas a mudança de 50% não é benéfica. As plantas deixam de estar em estado submerso, e muitas são re-emersas uma vez por semana, e este somatório de “Emersos”, para muitos estudiosos (vem nos livros do Amano e outros que saquei da web) resulta no chamado “Dyoff” parcial das plantas (folhas que caiem, mexidas devido a contactos etc) que por sua vez vai levar a um aumento superior na decomposição de matéria orgânica. Mais uma vez, uma consequência de uma TPA de 50% que pode levar a problemas de algas.

Outro problema com a TPa de 50% é o risco (e ocorre quase de certeza) de remexer o substrato e libertar milhões de bactérias de uma assentada para a pouca agua que está lá dentro e a que vai entrar. Só o facto de as plantas tombarem por não estarem submersas obriga a que o caule remexa demais o substrato entre outros factores menores que somados no tempo podem causar problemas.

Portanto o que é preferivel? Fazer uma muda pequena e assim garantir que as alterações não convergem muito ou mudar 50% e divergir tudo?

O ideal para mim, será fazer mudanças de agua com bastante frequência. 15% por cento dia sim dia não, mas em função das nossas vidas sendo complicado aplico a de 30% duas a três vezes por semana. Cada um terá que se adaptar, sendo que o fito e a minha preocupação, é não alterar a agua do aquário tão drasticamente e minimizar o risco de alterações significativas na química da água.

Reparem que se fizermos mudanças pequenas de agua, os 30% que falei, seria necessário que a agua da rede ou a que já está no aquario estivessem em muito mau estado para que se notassem diferenças significativas dentro do aquário no que á totalidade da mesma me refiro. (tudo misturado)

É a minha opinião e como membro do forum partilho para troca de ideias.
É para isso que cá estamos.

Vejo mais mas muito mais beneficios em TPA´s frequentes que a semanal.
Eu aplico e não tenho algas e nem fertilizo o aquario.. com "EI" ou outros..
Simplifiquem a aquariofilia! Vejam a natureza com a simplicidade que ela tem e fala connosco.
Abração.

Paulo Soares

AQUA "SUSSOA" - Paulo Soares

Aquario Sussoa - 2Copy

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 meses depois...

Como vai este cubo?

Sempre venceste as algas? Ou elas venceram-te a ti? :happy:

  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.