PetFestival - Aquário Sorteado


Magns

Recommended Posts

Boas

Uma vez que tens camarões pequeninos,devias

de por uma rede na entrada da água que vai

para o filtro,se não os pequenos são sugados.

 

Comp: Álvaro Silva

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Para quem não pode assistir ao vivo à montagem pelo Francisco Matos tem aqui o video, pedimos desde já desculpa pela má qualidade do som!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

e novidades?

Quando voltares a podar as plantas posteriores podem levar uma carecada maior. Não tenhas receio que isso volta tudo a crescer e mais compacto.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Maria, estava agora a ver a tua foto e das duas uma ou mudas o inflow para o lado direito ou então não funciona. Embora esteja no tapatalk e não veja a foto grande, parece-me que tens o inflow por cima do difusor e assim o co2 não circula no aqua é todo sugado para dentro do filtro, ou será que estou a ver mal?!?!?

 

Saudações sportinguistas, Lol.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, realmente tenho andado meio esquecida de actualizar a coisa. Mas entretando voltei a ter aulas e a coisa ficou com tempo mais apertado.

Vasco - no tempo de ausência dei realmente uma carecada maior, mas acho que deu asneira, o aquario parece que perdeu cor... as vermelhas quase desapareceram. :o

Egas - as fotos já estão a sair ;)

Vera - já falei contigo entretanto sobre o difusor, mas saudações sportinguistas nunca e demais ;)

 

Entretanto... As plantas a uma semana, estavam lindas e maravilhosas.... mas já vi pelo menos dois caracóis, e elas estão todas ratadas, não sei se serão so eles, ou se os peixes viraram herbívoros.

 

ps.: Ah e as corydoras que já tinha e não quis desfazer-me delas tem provocado derrocadas feias :(

 

Agora as fotos, Vai também uma foto do dito caracol (tirei da net)

 

DSC_0016_zpsf1mn7fx3.jpg

 

DSC_0083_zpsmxh38pcf.jpg

 

DSC_0020_zpszfn9a1kg.jpg

 

 

DSC_0027_zpsxrvaxlyg.jpg

 

DSC_0095_zpstmiubeuw.jpg

 

DSC_0105_zpsfguastk1.jpg

 

3020Marccedilo_zpsueum53fr.jpg

 

Gyraulus-acronicus_zpsik0xyjbb.jpg

Editado por Magns
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois...isso de corys e aquascape é qs uma miragem... os declives vão todos à vida! Quantos à caracolada alguém entendido que se prenuncie!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Esse caracol parece ser um Planorbis, pelo que sei são inofensivos e costumam aparecer em montagens relativamente recentes como é o caso.

 

Cumps

 

 

Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk

Cumprimentos, Ismael Figueira

Projectos correntes - FenrirSkogen / Laurento

Projectos terminados - Ephemeris / Wind Of Change / Woods Stream / Little Nature / Rainforest Reborn - video / Primeiro plantado 300L 'rainforest' - video

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não parece, é mesmo um planorbis.

 

Pois quanto ao resto, as opiniões dividem-se, há quem diga que o Co2 directo no filtro interfere e é nocivo para a colónia de bacterias e há quem diga que é um mito. Pois fiquei na mesma, tenho de me debruçar sobre o assunto, a ver em que é que fico.

 

Belas fotos e bom gosto futebolístico!

 

Saudações sportinguistas, Lol.

Editado por Vera Santos
  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 6 meses depois...

Bem voltando a atualizar este tópico, a verdade é que o faço a pedido do Tozé Nunes, porque até tenho vergonha do estado em que está o aquario. Quando comecei as aulas tive muitos problemas em conseguir manter as coisas e o aquario descambou. Ficou completamente cheio de algas e como tinham la estado as corys, estava quase irreconhecível. Por isso tomei a decisão de refazer tudo de novo! Tentei como é obvio utilizar o máximo de coisas que consegui, incluindo as rochas que tive durante uns tempos em agua oxigenada... Acho que se deveu tudo a muita inexpriencia e falta de tempo...

O problema e que neste momento está igual ou pior, talvez a ideia de reaproveitar não tenha sido a melhor, está tudo coberto de algas (filamentosas e bba são as que identifico), já pensei em arrumar a trouxa e desistir, mas como já investi algum dinheiro nesta maravilha (já foi mais maravilha do que é agora...) e como gosto realmente deste mundo, achei que devia continuar a insistir... mas a verdade é que nem sei que rumo é que este amigo pode levar, no estado em que já está... Seguem imagens da catástrofe natural.

 

20161031_191939_zpsyifikruw.jpg20161030_160942_zpsia7swjwv.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas,

 

é evidente que tens de perder um pouquinho de tempo a limpar o filtro e essas tubagens muito bem :rolleyes: , depois esses vidros e tratar as zonas mais atacadas, uma boa circulação da água é meio caminho andado para o sucesso, não desleixes essa parte.

 

força!

 

cumps,

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Partículas de asteróide altamente prejudiciais para algas :naughty:

 

Desculpem mas não resisti, o André deve estar a referir-se a H2O2, agua oxigenada mas enganou-se na formula.

 

Vocês não deixam escapar nada :)

  • Votar + 1

Cump.
Vitor Franco

 

Ultimo Refugio

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas tardes, muito obrigada pelas respostas!

Não estava a espera que de receber respostas, devido ao estado lastimável em que ele se encontra.

Tpa, fiz hoje de quase 50%, limpeza de filtro achei melhor não fazer já hoje por causa das bactéiras (apesar de achas que ele no estado em que esta deve ter muitas la dentro).

Então na vossa opinião e so uma questão de voltar a reforçar limpeza? ou devo investir por exemplo num skimer? o aquario cria uma pelicula há superfície... e em fertilização ou em atacar as algas diretamente?

Em relação à agua oxigenada não sei se resultará... as pedras estiveram mergulhadas apenas em agua oxigenada uns dias e não resultou em nada.

 

A.Ferreira, em relação aos vidro eu bem tento, mas nos cantos não lhes consigo chegar... a rocha não permite

 

Obrigada mais uma vez pelas opiniões/conselhos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas,

 

limpar filtro e mangueiras é essencial, pela foto é evidente que essa filtragem está num estado lastimoso, pois com as mangueiras nesse estado o filtro deve estar a trabalhar a 20/30% do normal... :ohmy:

 

outra coisa, tenta por a flauta numa das laterais, preferencialmente do mesmo lado da bengala, já o difusor de CO2 deve estar na lateral oposta à flauta, assim promoves uma boa circulação da água e boa difusão do CO2 :cool2:

 

depois, muitas TPA's para ver se isso vai ao sítio, indica qd puderes o fotoperíodo (tempo e potência) e a fertilização, se é que a fazes :smile2:

 

com calma isso vai melhorar biggrin.png' alt=':biggn:'>

 

cumps,

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Magns acho que a pergunta que se põe é se tens tempo e vontade para tomar conta do "bicho".

 

É que andares no ciclo, preocupação/desleixo deve ser bastante desmotivante.

 

Se é para levar isso a bom porto estamos cá para te ajudar. ;)

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bom dia,

 

Estive a ler o tópico todo. O que se segue é a minha opinião.

 

Analisei e analisei para evitar ter que te dizer isto. Vais ter que desmontar tudo e recomeçar.

 

Dito assim parece mau demais mas não o é. É o melhor que podes fazer.

 

Dadas as condições em que o aquário se encontra, não há meias soluções, ou de recurso.

 

Poderia recomendar um BlackOut de 7 a 10 dias mas não te vai livrar da BBA que diga-se não é a única alga que tens aí.

Mas esta neste momento está em todo o lado.

E qualquer tufo remanescente da mesma vai faze-la ressurgir.

Muito menos qualquer solução a começar em “H” ou milagres de Seachem Excell.

BBA num aquário é igual a um desastre natural. E nessas proporções é assustador.

 

Não adianta sequer referir o que estava mal ou fazer dissecações à volta disso. Já está já está. Vamos para a frentE.

 

Tens que ter consciência que tens equipamentos inadequados e terão que ser substituídos. Tudo o que te vou dizer a seguir só fará sentido se mudares alguns dos equipamentos que tens.

 

Também para te melhor aconselhar preciso que primeiro indiques:

 

1- As medidas do aquário

2- Modelo de filtro que tens.

3- Comprimento das mangueiras desde que saiem do filtro até entrarem no aquário.

(Incluso tens um remendo de tubagem no Outflow) Tem que se rever essa montagem.

Foto ou descrição exata do que tens dentro do filtro. Que cerâmicas tens e outras coisas

que lá tenhas dentro do filtro.

4- Calha de Luz que tens.

 

Filtro:

 

A saltar à vista temos uma incorrecta instalação do filtro bem como falta de manutenção do mesmo.

Basta verificar o CO2 que sai do difusor e vai direto para o topo. Circulação de água é quase zero.

Tubagem completamente impregnada de algas.

Logo esse filtro bem como todo o seu conteúdo terá que ser reiniciado. Tudo bem desinfetado e lavado. (Ceramicas e esponja incluso e nova lã)

Dentro do filtro terás mesmo que raspar o interior (cestos incluso) com alguma esponja para as paredes ficarem bem limpas e isentas de algas. (elas estão lá)

Essa flauta sai fora e entra o Outflow normal.

As cerâmicas bem lavadas e deixadas a secar ao sol.

Esponjas e lã mete novas.

 

Co2:

 

(Kit + Drop Cheker + Difusor + reagent + conta bolhas)

Uma deficiente injeção do CO2. Esse Difusor não me parece servir o pretendido. Parece-me ser um daqueles BLAU..

Aconselho um Difusor VIV Beetle Glass Diffuser 20 mm (Compras na Ecoarium em Lisboa) ou um dos novos difusores da NEO na “Soluções Aquáticas” que têm uma muito boa dissolução.

Drop checker salta fora essa solução 4Dkh. Nada fiáveis. Comprar antes o reagente da JBL puro. Deitar 2 Ml para dentro da câmara. Ao atingir um verde claro (não lima) está no ponto.

Umas fotos do KIT de Co2 são bem vindas para ver como está essa instalação.

 

Nem pensar em voltar a meter o Difusor debaixo do INflow. Saturas-te a água de CO2 dentro do filtro (descompensação de O2), logo a componente bacteriológica era um conto de fadas.

Só Co2 em abundância nessa aquário. Tens aí BBA como eu nunca vi. E a única maneira de induzir BBA num aquário é através do CO2. Co2 foi a tua “madrasta” .

O difusor é para estar na linha de projeção do Outflow numa posição inferior.

 

Aquário bem lavadinho e esfregado.

 

As Pedras.. que é o pior cenário.

Como isso está, passas ali no Leroy e compras uma escova de arame e terás que as raspar muito bem raspadas.

No lavatório da cozinha, enches com água. Raspas a pedra e vais metendo debaixo de água no lavatório para ver onde falta raspar.

Isto vai dar trabalho.. não podes deixar um Tufo de BBA em qualquer pedra. Tens mesmo que raspar bem. E não penses em Lixivias ou outras soluções. Não dá.. não mata a BBA. Se não for raspada voltará.

 

Os troncos idem aspas aspas bem raspadinhos com Scotch Brite (parte verde).

 

As Plantas quanto a mim não arriscava a reaproveitar uma que fosse. Depois do trabalho todo realçado acima meter uma planta dessas é um tiro no pé.

 

O substrato Manado podes lavar bem lavadinho. Não sei o que está por baixo dele.

 

Depois disto tudo bem tratado fazes uma montagem a teu gosto, mas com algumas considerações:

 

Como o aquário me parece pequeno optaria por introduzir um substrato fértil Tropica Plant Growth. 3 Litros deve chegar. E se gostas do Manado aplicar por cima.

 

Comprar dois temporizadores digitais EVOLOGY no Leroy. 7 euros cada. Um para a calha de luz e outro para o Co2.

 

Regular o Co2 para 2 BPS (aproximadamente) com ele a ligar 2 horitas antes da luz ligar.

Uma hora depois da luz ligar observa a cor do Drop Checker. Se já não está azul mas um verde claro está no ponto.

 

Se não estiver verde claro nesse dia não mexes mais até terminar o fotoperiodo. Quando terminar o fotoperiodo (abres) dás mais um bocadinho de abertura na valvula.

No dia seguinte voltas a verificar como está o Drop. E assim sucessivamente e em dois ou três dias tens o CO2 certinho e não mexe mais.

Em caso de excesso de Co2 na cor verde Lima quase amarelo, Inversamente o procedimento é igual.

 

Luz:

Fotoperiodo em 7 horas. Se a calha tiver ajuste regula para 60% da sua capacidade e ao fim de três semanas aumenta um pouco e assim progressivamente.

O objectivo é não exagerares ao inicio e deixares as plantas ganharem raízes e robustez.

Não se puxa pelas plantas (excesso de luz) no inicio de qualquer aquário. Temos que as deixar enraizar.

A calha tambem está demasiado perto da água. Na “Soluções Aquáticas”! Tens as calhas da própria marca para elevar essa calha uns 10 a 15 cm.

 

 

Temperatura do aquário a 25/26/27 graus. (esse termóstato tambem tem que levar uma limpeza daquelas..)

 

Por ultimo a fertilização e testes.

 

Testes só precisas do JBL NO3 e PO4. Tudo o mais é desnecessário.

 

Fertilização já reparei que usavas a “EI” – Estimative Index. Podes continuar com a mesma.

Na devida altura posso elaborar uma receita para o teu aquário.

Tudo depende do que fores fazer.

 

Basicamente é dares um tratamento de choque aos equipamentos, coloca-los como novos, e refazeres as coisas como deve ser com mais algum investimento.

 

É uma pena não fazeres as coisas melhor porque já tens tudo. Tens Kit de Co2, uma boa calha de luz, aquário, rochas, termostato, por isso é uma questão de investires mais um pouco no Difusor, plantas e talvez um pouco de fertil.

Com uns 100 euros ficas bem servida de tudo e com condições para criares algo que te vai deixar e encher de orgulho.

 

Tens uma loja na Amora que é a Oliaqua do meu amigo Paulo podes lá ver as plantas e escolher e o substrato. O resto já te indiquei onde.

 

Não desistas agora. Força nisso que está quase. Este correu mal por pequenos pormenores.

 

Peço desculpa pela extensão do texto mas tento ser o mais clarificador e rigoroso, pois nestas coisas um detalhe em falta ou algo mal explicado e deita-se tudo a perder.

Sempre que me expresso sobre um aquário entendo fazer uma observação geral porque num aquário não há nada que funcione sem estar interligado a outros aspetos/equipamentos/factores.

 

Volto a dizer para não desistires. Isto que escrevi é muito mais fácil de empreender do que parece.

 

Grande abração.

Editado por PAFS
  • Votar + 1

Paulo Soares

AQUA "SUSSOA" - Paulo Soares

Aquario Sussoa - 2Copy

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Vou tentar responder a todos, a ver se não perco informação pelo caminho. Obrigada pelo acompanhamento mais uma vez! As informações mais gerais ficam todas juntas...

 

A.Ferreira

Filtro limpo hoje, mangueiras e tudo, todo passado a pente fino. Layout do filtro alterado também, e parece-me que as diferenças se viram logo.

 

Tugz

Não entendi o que quis dizer

 

Vasco Ferreira

A questão é realmente um pouco essa, após analisar todos os comentários, especialmente o enorme peso da afirmação do PAFS, eu já achava que a solução era desmontar, agora acho que fiquei com certezas. Mas como a questão do tempo e muito importante também, em princípio irei tentar "salvar" este com todo o cuidado que posso dar ate ao inicio do próximo ano, porque agora estou a estudar e a estagiar ao mesmo tempo, nessa altura já terei acabado o estágio e em principio irei ter muitoooo mais tempo, vontade, não falta!

 

André Peixoto

Muito obrigada pelo contributo, mas como já tinha dito, as rochas pelo menos estiveram em "banho maria" de agua oxigenada (sem adição de agua da torneira) antes de entrarem no aquário e estão assim, por isso não me parece que venha a resultar...

 

PAFS

O seu comentário pode realmente ter sido extenso... mas é um guia quase passo a passo que vou guardar religiosamente para no inicio do próximo ano pegar o bicho "pelos cornos". Como tinha já referido em cima, em principio no inicio do próximo ano terei muito mais tempo para me dedicar a um renascimento deste menino. Assim até tenho mais tempo para pensar no que realmente quero fazer, e ir colocando aqui as minhas duvidas e ideias, pra ver se faço tudo certo de primeira, desta vez. Até lá terá toda a atenção possível. E por isso mesmo ainda hoje limpei o filtro todo. E muito obrigada pelo incentivo! Em relação ao Paulo, da Oliaqua, já o conheço desde o meu inicio nestas aventuras... uma pessoa espetacular e sou cliente, sabendo que sempre que lá vou, é sempre uma manha ou uma tarde la passada eheh

 

Agora passando ás questões mais técnicas e que vários membros perguntaram:

 

Medidas do aquário - 60 frente * 40 de altura * 40 de profundidade

Fotoperíodo - 17:30/22:00

Calha - MasWas (penso que seja de 30leds)

Filtro - Eheim 2213 com mangueiras mais ou menos com 60cm

Co2 - 16:00/21:00

Fertilização - Já fiz em tempos da Soluções aquáticas, mas desde que acabou um dos frascos, já passou algum tempo, não voltei a fazer nada

Temperatura está nos 28 graus, mas suspeito que aquele termostato está avariado das ideias

 

Agora Fotos! hoje com melhor qualidade, que no outro dia foi com o telemóvel à pressa.

 

DSC_0008_zps4wir4rxn.jpg

DSC_0009_zpslpx5xgwb.jpg

 

DSC_0003_zpsaszajg1l.jpg

 

Editado por António Nunes
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Maria, quero agradecer a tua coragem em mostrar o teu aquário. Existe malta que só mostra fotos quando as coisas estão todas bonitinhas e quando as coisas descambam escondem para não perder a face e poderem criticar à vontade. Aquilo porque passas neste momento não é infelizmente caso isolado mas faz parte da aquariofilia e que, disser o contrário não é honesto. Por isso te digo que não desistas e que ajudes esse ecossistema a dar a volta por cima! Obrigado também a todos os comentários da malta que quis e vai ajudar te, conta connosco :thumbup3:

 

 

p.s o substrato é da equo e não o Manado. Podem confirmar vendo o video da montagem na Petfestival com o Francisco Matos.

  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Problema de juntas é juntar tudo, e deitar fora ... :P

Basicamente esses musgos estão empreguenados de lixo e filamentosas, o aquário em si está muito complicado de recuperar, e sendo uma coisa pequenita de 60 cms isso é uma tarde desmontar tudo limpar tudo e montar de novo.

 

As plantas é como disse o PAFS, tudo fora e comprar novo. Se comprares no olx e aqui no forum, gastas pouquinho.

 

Erros já que posso dizer :

28 graus? porque razão estás a cozer as plantas?

 

Segundo, e a razão para isso estar o Holocausto. Porque razão estás a adicionar co2 se não fertilizas?

 

O único resultado é o que estás a ver, algas por toda a parte. Não entendo como alguém pode achar boa ideia meter co2 sem fertilizar.

Só prova que nunca devias ter metido co2 em primeira instância pois não entendias a sua função, e ainda não entendes. O co2 é para acelerar tudo o que se passa no aquario basicamente, tanto para o lado das algas como das plantas. Só que as algas diga-mos que são os mendigos da aquariofilia, comem o que lhes dão, e as plantas são os nobres só comem se tiverem á mesa diversos pratos e acompanhamentos.

 

Ou seja, se faltar nutrientes as algas continuam a proliferar com os que existem, já no caso das plantas se faltar nutrientes simplesmente param de comer e crescer....

 

De resto, o PAFS já disse tudo, reinicia isso e desta vez mais bem informado.

 

Bem, mas uma coisa tenho de te dizer, os peixes estão super saudáveis! :D :D :D

 

Boa sorte!

Editado por Tugz
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.