Inicio dos inicios da Aquariofilia


João Costa

Recommended Posts

Boas Pessoal

Não tenho nenhuma experiencia em aquariofilia,

Comprei um Aquário de 20 L, da Aquatlantis 15cm x45cmx 45cm(não sei se é o mais indicado)

Termóstato Marina (25W acho eu)

Filtro Marina Jet-Flo 50

1 Berta macho e 2 fêmeas .

Para mim era mais fácil que um bolo, enche de água um pouco de aquasafe, deixa a agua aquecer um pouco e PUMBA junta tudo...

Mal eu sei eu sei , já os retirei de lá , apos uma semana

Agora e que preciso de ajuda :

1)Posso continuar com a mesma agua para fazer o ciclo do azoto?

2)Que tipo de plantas devia por?

3?Que tipo de caracóis posso por?

4)Algum peixe compatível com Berta, tipo zebra ou assim? Posso por mais algum peixe ou já esta bom?

 

Pessoal desde já muito obrigado, deixem os vossos comentários e ajudem me

 

Obrigado

João Costa

 

  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Pessoal

Não tenho nenhuma experiencia em aquariofilia,

Comprei um Aquário de 20 L, da Aquatlantis 15cm x45cmx 45cm(não sei se é o mais indicado)

Termóstato Marina (25W acho eu)

Filtro Marina Jet-Flo 50

1 Berta macho e 2 fêmeas .

Para mim era mais fácil que um bolo, enche de água um pouco de aquasafe, deixa a agua aquecer um pouco e PUMBA junta tudo...

Mal eu sei eu sei , já os retirei de lá , apos uma semana

Agora e que preciso de ajuda :

1)Posso continuar com a mesma agua para fazer o ciclo do azoto?

2)Que tipo de plantas devia por?

3?Que tipo de caracóis posso por?

4)Algum peixe compatível com Berta, tipo zebra ou assim? Posso por mais algum peixe ou já esta bom?

 

Pessoal desde já muito obrigado, deixem os vossos comentários e ajudem me

 

Obrigado

João Costa

 

Antes de mais, bem vindo ao mundo encantado dos peixinhos, a aquariofilia!

Hehe

Em relação as espécies que podes ter com os betas, espera que os mestres do assunto te digam, também sou iniciante...

 

Mas dou a dica de leres o que é o ciclo de azoto, vê os tópicos escritos pelos administradores. São muito uteis para perceber em que mundo te metes-te lol

 

Devias ter posto o aqua a bombar pelo menos umas semanas para criar o ciclo. E só depois é que se introduz o bicho.

 

Lê bem tópicos de ajuda a iniciantes para entenderes. Como tu dizes é fácil para quem está de fora e pensa que é só por o peixinho. (Não sabe de nada) Mas não é...um dos segredos é investigar primeiro antes de comprar seja o que for, e o outro é ter paciência e calma.

 

Mete fotos o pessoal gosta,

E vai dando noticias a malta está ca para ajudar ;)

 

Cumps

 

Enviado do meu VFD 600 através de Tapatalk

  • Votar + 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá João,



Antes de mais não desanimes por qualquer problema que te possa acontecer, deves ler muito para tentar evitá-los, mas sobretudo ter muita paciência..."para correr temos de aprender primeiro a andar!" :)



Relativamente ao ciclo do azoto podes ler aqui :http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=248841&p=1369557



Sim, podes continuar com a mesma àgua para concluir o ciclo de azoto, até porque já tem 1 semana, só restam 3... :)



Em relação ao Betta (tb tenho um com 4 anos), visto ser considerado um peixe de briga, eu não te aconselho a colocar outras espécies junto dele, ele pode parecer pacífico nos primeiros dias mas depois começa a disputar o seu "trono" e aí começam as verdadeiras brigas, muitas delas até à morte...



Sobre plantas.....podes e deves colocar apenas plantas naturais, no teu caso tendo em conta que és novo no assunto, deves começar por plantas resistentes como por exemplo, anúbias, musgo de java, etc.


Antes de comprares qualquer planta, informa-te do nome dela e pesquisa a ficha técnica dela para saberes quais as exigências da mesma, as plantas têm o seu preço e comprar só porque um "vendedor" te aconselhou não é o correcto, correcto é saberes se a planta se adapta ao ambiente do teu aquário, ou seja, luz, fertilização e substrato.



Tens vários tópicos muito bem elaborados neste fórum relativo a plantas: , perde um pouco do teu tempo para dar o melhor ao teu Betta ;)



Tens também um tópico com alguns aquários onde podes ver vários tipos de plantas e em cada aquário tens o link com o setup do mesmo,


vê aqui: http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=248923



Manda fotos para a malta cuscar! vou acompanhar.



Cumps,


  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá João,

 

Independentemente do que se vê nas lojas e da opinião de cada um, o tamanho mínimo de um aquário para um betta será de uns 30 litros

Para essa fauna eu apontaria para 50/60.

 

http://www.seriouslyfish.com/species/betta-splendens/

 

Claro que há quem discorde, mas cada um com a sua...🙂

 

Cumprimentos,

 

José

Editado por Bringer
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa tarde

 

Muito Obrigado a todos pelas dicas e conselhos

 

Como já referi sou mesmo novo nisto, portanto cometo alguns erros tótós.

 

Para a semana vou por umas plantas no aquario e depois envio fotos para vos mostrar, como está a ficar.

 

--->Digam me só uma coisa o que acham melhor para ajudar na limpeza do aquário camarões ou caracois?

e já agora quais?

 

Obrigado

Boas Entradas

 

João Costa

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, antes de mais boas entradas!

Em relação à questão da equipa de limpeza, porque não a conjugação dos dois? Umas caridinas japónicas + uns reds... a complementar com umas neritinas pulligera! Conjugação perfeita. Agora tudo depende do que tenhas em mente, mas tentemos sempre primeiro não ser necessário eles intervirem "muito", é bom sinal :)

 

Cumps,

Daniel

  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 4 semanas depois...

Caro amigo. Peço desde já desculpa se estiver a dizer asneira. Mas ao teres a Berta fêmea a partilhar a mesma água do macho que está preso não.o vais matar por exaustão de andar sempre a fazer ninho de bolhas ?

 

Quantos Litros tem esse aquário ?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Caro amigo. Peço desde já desculpa se estiver a dizer asneira. Mas ao teres a Berta fêmea a partilhar a mesma água do macho que está preso não.o vais matar por exaustão de andar sempre a fazer ninho de bolhas ?

 

Quantos Litros tem esse aquário ?

 

Boa tarde

 

tens razão, mas só ali esta porque esta com um problema e estou a dar lhe eSha 2000 para melhorar

e não tenho outro aquário para o tratar.

 

Isto comparado com o teu não é nada é cerca de 18L tirando o substrato, decorações etc

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa tarde

 

Cilclagem feita a cerca de 2 semanas

comecei a adicionar amigos e flora

Valisneria

Foxtail

musgo de java

uma pequena raiz /tronco e um basalto

 

Os meus amigos :

Já tinha 3 amigos 2 betta fêmea e 1 macho

O macho infelizmente não resistiu a um problema de saúde

o que me deixou muito triste e desanimado

 

assim sendo mudei de ideia que era ter bettas no aqua, e adicionei:

3 corydoras pigmaeus

4 Caracol maçã

(a semana passada)

3 platys (1 macho e 2 fêmeas)

6 neons azuis

(esta semana)

2 bettas fêmeas ( que em principio vão para outro aqua daqui a pouco tempo)

aqui deixo umas fotos de como esta actualmente o aqua.

 

Deixem as vossas opiniões

 

Obrigado amigos

 

JC

 

 

 

 

gallery_79287_4733_52883.jpggallery_79287_4733_19243.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

aconselharam me em vez de podar o musgo apenas puxar pequenas porções

assim ele solta se e retiro inteiro sem que fique pouca coisa a a flutuar pelo aqua

não sei se é verídico mas quando experimentar logo digo o meu parecer.

 

O que achas André?

 

Obrigado

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.