Aquário em L


Acoreano

Recommended Posts

Olá pessoal!

 

Estou em fase de construção de uma casa e como é claro começo já a planear o meu futuro Aqua banana rock e para isso quero as vossas opiniões/sugestões!

A minha ideia é fazer um aqua de canto tipo L, o problema é que o vidro da frente não queria fazer em angulo de 90º, estava a pensar dar uma ligeira inclinação.

 

Deixo algumas fotos daquilo que pretendia:

 

 

293c9av.jpg

 

2hncprt.jpg

 

2yyz976.jpg

 

 

Aguardo pelas vossas opiniões/sugestões! :discuss_gathering:

Dário Azevedo

Aquário em L http://www.aquariofi...l=&fromsearch=1

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa tarde,

 

É isto que queres fazer?

 

aquarioacoreano.jpg

 

Acho que não há problema desde que o aquário seja reforçado com uma estrutura a volta porque o angulo mais fechado vai ter uma força da água enorme! Bem reforçado e colado acho que é tranquilo! Mas espera por mais umas opiniões sabedouras!

 

Cumprimentos

Salvador C. Abreu

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Antes de mais, muito obrigado pelo desenho e pela resposta rápida, é mais menos como tens no desenho mas o único vidro a ter um angulo mais fechado é o vidro da frente, os outros seriam todos angulos 90º

Achas que é fiável ou não?

 

Cumprimentos,

Acoreano

Dário Azevedo

Aquário em L http://www.aquariofi...l=&fromsearch=1

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa noite,

 

Quer dizer, não sou perito de vidros, mas acho que é possível, penso não ser nenhuma coisa muito perigosa mas é como digo não sou técnico... nada melhor que uma vidraceira ou alguém que perceba disto para dar uma opinião concreta!

 

Cumprimentos

Salvador C. Abreu

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ainda nao percebi bem onde queres por o aquario se mostrares na imagem onde queres por o aqua e puseres as medidas das paredes posso-te fazer um "projecto" para o aqua

[size="2"]Cumprimentos,
David Merino[/size]

[size="4"][b][url="http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=171232"][Projecto] [color="#00FF00"]120x40x40 com Movel[/color] AKA [color="#0000FF"]Projecto caracol[/color][/url][/b][/size]

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

... é mais menos como tens no desenho mas o único vidro a ter um angulo mais fechado é o vidro da frente, os outros seriam todos angulos 90º

 

 

 

o que tu tens na maquete é exactamente o que o user Salvador apresentou, se não for assim a tua maquete também está errada

 

agora pergunto eu:

porque não um "quadrado" 100*100 em vez do "L"? se for para ficar por baixo das escadas como está na maquete, vais estar a desperdiçar 50cm2 quando tens espaço para o total.

Ou sejas ficas com menos litragem sem razão aparente

L's e mais L's

Procuro L's

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ainda nao percebi bem onde queres por o aquario se mostrares na imagem onde queres por o aqua e puseres as medidas das paredes posso-te fazer um "projecto" para o aqua

 

Killface o aquário é para por debaixo da escada, podes ver numa das fotos uma parte em madeira debaixo da escada e aparece um "recorte" a cinzento que é o aqua. As medidas das paredes não sei, sei que a escada tem 1,10m de largura, mas depois por causa da espessura da madeira só consigo lá por um aqua com as dimensões que refiro na minha 1 imagem tipo "maquete" base com as medidas do aqua.

 

Obrigado pela tua ajuda,

Cumprimentos,

Dário Azevedo

Aquário em L http://www.aquariofi...l=&fromsearch=1

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

o que tu tens na maquete é exactamente o que o user Salvador apresentou, se não for assim a tua maquete também está errada

 

agora pergunto eu:

porque não um "quadrado" 100*100 em vez do "L"? se for para ficar por baixo das escadas como está na maquete, vais estar a desperdiçar 50cm2 quando tens espaço para o total.

Ou sejas ficas com menos litragem sem razão aparente

 

Lygen tens razão, visto assim á 1ª imagem a minha maquete está igual ao que o Salvador apresentou, mas na realidade só o vidro da frente terá a inclinação, porque o resto dos vidros ficam em angulos de 90º, a minha maquete induz em erro o aqua ser todo inclinado por causa deste ser imbutido, mas na realidade a madeira depois é que dá o toque final lateral para parecer que todo o aqua é inclinado quando apenas o vidro da frente é que é. Não sei se expliquei bem.

 

A hipotese do quadrado 100*100 é uma hipotese a considerar, mas perde a ideia de ser de canto, ou seja quando tiveres a ver o aqua na lateral estas a ver um dos lados do aqua, enquanto de canto, em L consegues criar 2 ambientes, não sei se me fiz entender.

 

Obrigado pela ajuda,

Cumprimentos,

Dário Azevedo

Aquário em L http://www.aquariofi...l=&fromsearch=1

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

 

Pelo que percebi deve ser algo deste género que pretendes....eu desenhei além do aquário duas traves de reforço, no sentido que o vidro frontal emite mais força...

O aquário em L nesse local, talvez facilite em termos de manuseamento do interior do aqua visto que o acesso vai ser limitado....se fizeres em rectângulo deverá ser difícil acederes ao canto posterior do aqua..

 

Cumprimentos,

 

 

Pedro

 

aquarioescada-1.jpg

 

 

Se for isto, e quiseres o desenho cotado e à escala envia pm ;)

Editado por pmrl

assinaturapmrl2.jpg

a r q u i t e c t u r a | c a r o c h a s | 2 c v | a q u a r i o f i l i a | v e s p a s | t t | f o t o

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Muito melhor que a minha maquete (artesanal) lol parece-me ser exactamente isso que o Acoreano quer!

 

Cumprimentos

Salvador C. Abreu

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

 

Pelo que percebi deve ser algo deste género que pretendes....eu desenhei além do aquário duas traves de reforço, no sentido que o vidro frontal emite mais força...

O aquário em L nesse local, talvez facilite em termos de manuseamento do interior do aqua visto que o acesso vai ser limitado....se fizeres em rectângulo deverá ser difícil acederes ao canto posterior do aqua..

 

Cumprimentos,

 

 

Pedro

 

aquarioescada-1.jpg

 

 

Se for isto, e quiseres o desenho cotado e à escala envia pm ;)

 

Uma palavra só Pedro: ESPETACULAR!!! :dance:

Era mesmo isto que queria, muito obrigado mesmo!

 

 

Muito melhor que a minha maquete (artesanal) lol parece-me ser exactamente isso que o Acoreano quer!

 

Cumprimentos

Salvador C. Abreu

 

Tens razão Salvador, o Pedro acertou mesmo em cheio. bowdown

Mas a tua maquete também ajudou bastante.

 

Muito obrigado,

Cumprimentos,

Dário Azevedo

Aquário em L http://www.aquariofi...l=&fromsearch=1

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ora essa!! :thumbup3:

 

Estava de passagem pelos tópicos, e pelo que tinhas dito percebi que deveria ser algo do género...e pelo esboço do Salvador também.

Qualquer coisa...é só dizer, fiquem bem!

 

 

Pedro

assinaturapmrl2.jpg

a r q u i t e c t u r a | c a r o c h a s | 2 c v | a q u a r i o f i l i a | v e s p a s | t t | f o t o

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tanque tem enorme possibilidade de correr horrivelmente mal... caso não seja bem bem feito... Em tantos sentidos...

Gosto da forma em L, eu próprio gostaria de um dia vir a ter um tanque assim, no entanto põem-se uma importante questão... Como vai proceder á manutenção de um tanque em que uma das paredes é inclinada num angulo fechado? Vai ser muito complicado de limpar manualmente... Como irás podar as plantas na zona do angulo? Vais te enfiar dentro do tanque? O mesmo se aplica á limpeza do areão... Como vais lidar com as enormes pressões geradas jundo ao fundo do tanque, mais precisamente na junta os vidros?

 

Fazer tanques em L com angulos rectos é bem possivel e é visto de tempos a tempos. No entanto um tanque deste estilo requer muito planeamento, e restringe consideralvemente o que de futuro se pode fazer com ele pelo facto desse vidro se encontrar num angulo quase proibitivo para a manutenção natural do tanque. Terás que tomar medidas especificas para controlar as pressões sobre os vidros na zona do fundo e das juntas desse vidro. E em termos de iluminação? Outro grande pesadelo para este desenho, é práticamente impossivel uma iluminação correcta e adequada de seja o que for na zona deste vidro em angulo, seja para plantados, corais ou mesmo somente peixes. =S

 

É um desenho bonito e arrojado, mas a meu ver não tem pernas para andar, eu pelo menos não gastaria dinheiro nele... Agora se fores para um tanque de angulos rectos em L é bem possivel...

 

Até te deixo fotos de exemplos...

l-shaped.jpg

Lshaped_lrg.jpg

drop-off-lps-reef.jpg

Editado por gervas
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 11 meses depois...

Alô ppl, após quase um ano, tenho a casa quase pronta! :yahoo:

Não! Este não é um projecto como muitos que aparecem por aqui no forum e depois ficam pelo caminho... Este vai até ao fim!

Amanhã vou colocar novas fotos do projecto. Espero pelas vossas criticas/sugestões.

Dário Azevedo

Aquário em L http://www.aquariofi...l=&fromsearch=1

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Alô ppl, após quase um ano, tenho a casa quase pronta! :yahoo:

Não! Este não é um projecto como muitos que aparecem por aqui no forum e depois ficam pelo caminho... Este vai até ao fim!

Amanhã vou colocar novas fotos do projecto. Espero pelas vossas criticas/sugestões.

 

 

Força nisso!!!

O pessoal quer é fotos... Mete muitas para podermos ver a construção!!!

 

 

Cmpts

Cmpts,

Tiago Gomes

 

Calha 2x24W em Acrílico

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá ppl! O prometido é devido:

 

Deixo aqui umas fotos de como está a decorrer o projecto. :dance:

Aguardo pelas vossas criticas/sugestões :discuss_gathering:

 

 

scrvhd.jpg

 

24zysua.jpg

 

34oybdh.jpg

 

2hybecz.jpg

 

9jkvue.jpg

 

radicw.jpg

 

2q1bdic.jpg

 

k0h7oz.jpg

 

2mcit82.jpg

Dário Azevedo

Aquário em L http://www.aquariofi...l=&fromsearch=1

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Já ia criticar a pensar que o aquário ia assentar sobre pladur e que onde ia acentar estava à face da "parede" e ia ficar a ver-se a base que vais colocar o aquário e a espessura do vidro, mas as duas últimas fotos calaram-me :)

 

Muito bom, a inveja é feia, mas eu tenho :(

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Já ia criticar a pensar que o aquário ia assentar sobre pladur e que onde ia acentar estava à face da "parede" e ia ficar a ver-se a base que vais colocar o aquário e a espessura do vidro, mas as duas últimas fotos calaram-me :)

 

Muito bom, a inveja é feia, mas eu tenho :(

 

Pladur? :shock4: Nem pensar! Cimento e muito ferro! :thumbup3:

Muito Obrigado Jorge pelo comentário, vamos a ver se corre tudo pelo melhor :priere:

Dário Azevedo

Aquário em L http://www.aquariofi...l=&fromsearch=1

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ppl preciso da vossa ajuda.

 

Este é o aquário cotado, no entanto estou com algumas duvidas na litragem do mesmo.

Pelas minhas contas penso que deve rondar os 550L mas queria a vossa ajuda.

Também queria a vossa opinião, sobre onde sugerem ou recomendam, que peça orçamentos para o aqua e os tipos de vidros.

 

15zsgeu.jpg

Dário Azevedo

Aquário em L http://www.aquariofi...l=&fromsearch=1

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Primeiro parabéns pelo excelente projeto!

Parece o tipo de coisa que eu desenharia se tivesse uma casa para desenhar :P

 

Ora pelas minhas contas tens 427L brutos.

 

Vou fazer as contas em dm. Enganaste-te aí um bocadito com as unidades :)

 

Vtotal= (Área_A + Área_B) * altura_h - Volume_ da_'fatia'

 

Área_A = a*b = 6,5*5 = 32,5 dm2

Área_B = c*d = 10,5*5,5 = 57,75 dm2

Volume_da_'fatia' = (e*altura_h)/2 * d = (2,4*5,5)/2*10,5 = 69,3 dm3

 

Vtotal = (32,5 + 57,75) * 5,5 - 69,3 = 427 dm3 <=> 427 L

 

ah! 6^2 = 5,5^2 + e^2 <=> e = sqr(6^2-5,5^2) = 2,4 dm

 

gallery_44612_2708_29354.jpg

 

São menos uns litritos mas é mais que suficiente certamente e vão concerteza deixar muita gente a babar.. :D

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Primeiro parabéns pelo excelente projeto!

Parece o tipo de coisa que eu desenharia se tivesse uma casa para desenhar :P

 

Ora pelas minhas contas tens 427L brutos.

 

Vou fazer as contas em dm. Enganaste-te aí um bocadito com as unidades :)

 

Vtotal= (Área_A + Área_B) * altura_h - Volume_ da_'fatia'

 

Área_A = a*b = 6,5*5 = 32,5 dm2

Área_B = c*d = 10,5*5,5 = 57,75 dm2

Volume_da_'fatia' = (e*altura_h)/2 * d = (2,4*5,5)/2*10,5 = 69,3 dm3

 

Vtotal = (32,5 + 57,75) * 5,5 - 69,3 = 427 dm3 <=> 427 L

 

ah! 6^2 = 5,5^2 + e^2 <=> e = sqr(6^2-5,5^2) = 2,4 dm

 

gallery_44612_2708_29354.jpg

 

São menos uns litritos mas é mais que suficiente certamente e vão concerteza deixar muita gente a babar.. :D

 

 

AirbornG o meu muito obrigado pelo tempo que perdeste a fazer as contas. Demorei uns 5 minutos apanhar o teu raciocínio e já percebi onde me enganei. Muito obrigado pela tua ajuda. :yahoo:

Muito obrigado também pelo elogio ao projecto. Espero que corra tudo bem. Quando pensei fazer este aquario, não queria que fosse um simples "rectângulo" como os que já tenho, dai surgir esta ideia.

Já agora recomendas que vidro? 12mm?

 

Mais uma vez obrigado

Dário Azevedo

Aquário em L http://www.aquariofi...l=&fromsearch=1

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Muito bom esse projecto...

Acho que todos vão ficar com inveja quando virem este tópico!!! :)

Só uma dúvida. A parte de cima é em pladur, não é???

Com a evaporação de água não terás problemas no futuro???

 

Cmpts,

Cmpts,

Tiago Gomes

 

Calha 2x24W em Acrílico

Link to comment
Partilhar nas redes sociais