so mais uma sexagem de ramirezis...


Joao Boavida

Recommended Posts

Adquiri estes dois exemplares a um senhor muito simpatico. Ele tentou escolher um macho e uma femea mas teve dificuldades porque os bichinhos stressaram e ficaram sem cor. Ofereceu-se para caso nao ser macho e femea me trocar um deles de modo a ficar um "casal".

 

Suposta femea

http://img209.imageshack.us/img209/9883/cltu.jpg

 

http://img585.imageshack.us/img585/4604/p506.jpg

 

Amanha vou tentar colocar fotos melhores e colocar o suposto macho. Obrigado desde ja

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, a mim parece-me uma fêmea, mas aqui tem mais info:
http://comocuidarmispeces.blogspot.pt/2011/01/ramirezi-microgeophagus-ramirezi.html

[hr]
 
Zeisses | Aqua 60l

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

As fotos não ajudam, mas se verificares pelo link que deixei, tem as caracteristicas de femea...

 

-a dorsal mais "penteada"

-a pélvica com a linha negra

-a mancha central não se percebe bem, mas parece que tem os pontos

[hr]
 
Zeisses | Aqua 60l

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ca estao mais fotos.

 

a suposta femea, a mesma das fotos de cima:

m0.JPG[/url]

o93q.jpg[/url]

l5aq.jpg[/url]

so4y.jpg[/url]

1m04.jpg[/url]

wnti.jpg[/url]

0f6p.jpg[/url]

 

ela parece stressada, com pouca cor, mas come artemia e flocos.´

o suposto macho ataca-a quando ela tenta entrar na vegetaçao. ela esconde-se nos meios cocos.

 

tou com serias duvidas em relaçao ao macho... apesar de ter um grande espigao, tem as barbatanas de baixo escuras. tenho duvidas se tem ou nao pintas azuis na mancha preta... ficam as fotos:

o suposto macho:

hbbs.JPG[/url]

63ot.jpg[/url]

vt1t.jpg[/url]

dqe5.jpg[/url]

8vv5.jpg[/url]

 

o suposto casal...

4nbk.jpg[/url]

 

PS:eu sei que tenho guppys, mas e para tira-los e muda-los de aqua, vieram de oferta, ainda nao tive oportunidade de os mudar.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva,

 

As primeiras fotos são de uma fêmea, mas ela está demasiada 'pálida'... Consegues ter camarões com os teus ramirezis?

 

O da segunda foto tenho quase a certeza que é macho, seja pela vivacidade das cores nas barbatanas, pelo espigão preto da frente desenvolvido, da risca preta da zona do olho ou até a forma da barbatana dorsal.

 

cumps, David

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Consigo :) eu tenho algum musgo de java e esconderijos onde so cabem camaroes. Os adultos nao tem qualquer problema, os bebes camaroes vejo-os pouco mas andam por la :) obrigado pela sexologia.

 

Sera que ele rejeita a femea?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Realmente... É confuso... O individuo da foto de cima apresenta um alongamento da barbatana dorsal redonda, mas até tem um espigão da cabeça algo desenvolvido, apesar de pouco. E apresenta umas pintas brilhantes pelo corpo também, mas pouco... Será mais novo que o das ultimas fotos? Notas alguma diferença de tamanho entre os 2?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Porque dizes que o palido é macho thunderdrum?

Compara as carateristicas do link que deixei no inicio...

 

A dorsal mais despenteada, a falta de lista negra na barbatana inferior e a ausencia de pintas na mancha lateral indicam que é macho.

O 2º é estranho, pois parece-me que aparenta caracteristicas dos 2 géneros, mas pode ser das fotos. Será hemafrodita? :)

[hr]
 
Zeisses | Aqua 60l

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Certo.

 

Eu também sou novato e nunca tive Ram's...ainda pensei em ter no aqua que estou a montar, mas vou optar por Colisas.

 

Uma simples pesquisa no Google ajudou a dar a info que precisavas, o resto é apenas a minha interpretação das fotos!

[hr]
 
Zeisses | Aqua 60l

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Com essas fotos é muito difícil de dizer com certeza.

 

Só para te dar uma ideia, tive um ramirezi que nasceu cá em casa (só consegui safar um :unsure: ) que eu jurava ser um macho até começar a fazer-se ao pai! Depois é que começou a desenvolver todas as características de fêmea. Por vezes é muito complicado de sexar, principalmente quando são muito novos.

 

Posto isto, o primeiro peixe está completamente stressado! Convém perceberes porquê e tentar resolver o problema ou podes vir a ter dissabores. Tem um espigão na barbatana dorsal que é característico dos macho, embora algumas fêmeas também têm. A terminação da barbatana dorsal é arredondada, o que é característico das fêmeas. Questões de cor como a barriga rosada ou as escamas azuis na mancha negra não dá para ver porque o peixe está completamente sem cor. Conclusão... tanto pode ser macho como fêmea!

 

O segundo peixe, parece-me um macho: barbatana dorsal com espigão no 2º raio da barbatana dorsal e terminação direita, não tem escamas azuis soltas dentro da mancha (aquelas que se vêm são resultado da forma como foi tirada a foto).

 

Tenta tirar fotos com mais qualidade e com o peixe parado de barbatanas abertas.

 

Cumps.

Cumps.
José Prada aka Micro-Chip

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ok, muito obrigado! o ram palido, está assim porque (teoria minha) o outro nao o larga (tbm pode ser dos guppys que vou tirar assim que puder, no maximo para a semana ja la nao estao)... ele tem esconderijos mas o outro e chato demais. eu ia retira-lo para outro aqua sozinho para ver o que acontece. ok, eu tento tirar fotos melhores ao suposto macho com as barbatanas abertas.

 

qual o ramirezi que separo para o outro aqua? o macho colorido ou a femea palida?

 

o ram palido come bem, flocos e artemia e parece ganhar alguma coloracao mesmo que minima quando o faz.

 

eu tiro tbm foto ao aqua todo...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Esse 2º continua-me a fazer impressão! tem o espigão da frente até algo desenvolvido, mas as barbatanas dorsais terminam redondamente...

 

O 1º, por essas fotos é macho sem dúvida para mim!

 

cumps ,David

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

O macho não há dúvidas.

 

O outro é confuso, e o facto de estar stressado não ajuda nada. É possível que também seja macho por isso é que entra em conflito com o outro que é dominante. Se o trocares, escolhe um que tenha a barriga redondinha e rosada para não haver dúvidas.

 

Cumps.

Cumps.
José Prada aka Micro-Chip

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ola boa noite!ja troquei o ram stressado. Fiquei com uma ram com barriga rosada, espigao pouco desenvolvido e mancha preta com escamas azuis bem visiveis.

 

O macho continua atras dela mas esta foge menos e tem a ousadia de ir para territorio onde costuma estar o macho ate o macho correr com ela xD mas por vezes tem momentos em que depois da "luta" ficam os dois lado a lado ou um por cima do outro, e normal? Vou postar fotos assim que puder :)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais