Bolivian Ram - Alevinos


jacjac

Recommended Posts

Boa tarde,

 

O meu casal de Bolivian Rams vai agora na segunda postura. A primeira deixei ficar no comunitário e os alevinos nasceram e sobreviveram durante uns 10 dias (iam sendo comidos e também era difícil alimentar).

 

Tive uma nova postura no comunitário. Ontem os alevinos entraram em natação livre e hoje consegui tirar alguns (uns 35) aos pais e coloquei-os num 'aquário' (uma caixa de plástico de 15L com filtro esponja, termoestato, termometro e um bocado de musgo de java).

 

Alimentei-os com artémia (já tem dois dias de vida) e eles não ligaram. Tenho também rotiferos congelados que foi o que usei da ultima vez.

 

Preciso mesmo de ajuda de quem tem mais experiência nestas coisas, gostava de conseguir fazer crescer alguns!

 

Obrigado!

 

:)

Afonso Cunha

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Talvez tenham comido alguma artemia, talvez..

 

Tenho algumas dúvidas na quantidade. E há algum problema em dar artemia já com 2 dias? Continua viva.

Afonso Cunha

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ontei já os consegui ver a comer. Ficam com barrigas bem laranjas.

 

 

Até agora continuam todos vivos (pelo menos não encontrei mortos), portanto são pouco mais de 30. Estão há 3 dias na matrenidade. Têm 4-5 dias de natação livre. Ontem tentei dar rotiferos consegelados mas acho que ainda são muito grandes. Volto a tentar para a semana. Estou a fazer 100% TPA/dia, com água do aquário principal. PH 6.8 e 26º.

 

Se alguém quiser dar dicas agradeço. Tenho dúvidas sobre quanto tempo tenho que dar a artemia, porque daqui a uns dias vou ter menos disponibilidade e tenho que arranjar alternativa. Pensei em rotiferos e sera micron.

Afonso Cunha

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Continuam todos vivos, cerca de 30. Estão agora num aquário cm 40L com filtro esponja e termoestato. Um bocado de musgo e umas plantas flutuantes. A temperatura está nos 27º.

 

Tenho um problema: Alimentação.

 

Até agora tem sido só artémia, mas eles já começam a ter algum tempo (devem ter uns 15 dias) e comem bastante. Quanto lhes dou flocos para alevinos (sera micron e hikari first bites) eles comem mas depois cospem, será que comem alguma coisa? Preciso de alternativas mais práticas à artémia. Já lhes consegui dar artemia congelada por mim mas queria passar para flocos pelo menos algumas refeições. Quando será que consigo que eles comam?

Afonso Cunha

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu chamei flocos, mas aquilo é mais pó. Tipo um granulado muito fino. Será que que eles se habituam à comida? ou ficam a passar fome?

Afonso Cunha

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não convém mudares de repente a alimentação. Vai alternando que eles vão-se habituando. Essa comida em pó, se mexeres com o dedo a água, provavelmente afunda-se qualquer coisa e eles vão petiscando.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu continuo a dar artémia, só que quero introduzir outras comidas mais práticas. Até agora, parece que começaram a comer (bicam o chão, ás vezes cospem, outras vezes não) portanto vou continuar. Não consigo perceber se ficam cheios como com a artémia que ficam com a barriga laranja, fica de cor verde/branca agora.

Afonso Cunha

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Deixo umas fotos para acompanharem o progresso e deixarem críticas. Continuam todos vivos (cerca de 30).

 

jvng.jpg
Uploaded with ImageShack.us
mpyi.jpg
Uploaded with ImageShack.us

 

Foto dos pais:

 

fmle.jpg
Uploaded with ImageShack.us

Afonso Cunha

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...
  • 2 semanas depois...

Obrigado pelos comentários!

 

Continuam todos vivos. Eu não noto mas quem os vê de vez em quando diz sempre que estão muito maiores. Já comem flocos/granulado, mas ainda dou artémia de vez em quando.

 

Já se notam alguns vermelhos nas barbatanas e agressividade na hora da comida. Vou ver se ponho mais fotos.

Afonso Cunha

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 semanas depois...

Update:

 

Estão grandes, super ativos e a comer que nem malucos. Comem flocos e granulado (gostam mais dos flocos), várias vezes ao dia (4-6). Nas fotos mal se nota, mas já têm os vermelhos e alguns azuis bastante carregados como os pais, e já aparecem as manchas pretas sempre que se chateiam ou na hora da comida a competir uns com os outros.

 

Esta semana vão para o comunitário, porque eu vou estar fora e não vai haver ninguem para fazer as TPA e a água ia ficar uma treta. Acham que se safam? Eles têm o tamanho de neons, e os maiores predadores serão ou os pais, ou um casal de apistogrammas hongsloi. Devo mudá-los dia 25, por aí.

 


javm.jpg
xhsu.jpg

 

Editado por jacjac

Afonso Cunha

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas

 

estão com muito bom aspecto.

 

parabéns

 

cumps

Boas,

 

Obrigado! Relativamente à passagem para o comunitário.. Achas que se safam?

Afonso Cunha

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 semanas depois...

muito muito giros jacjac, há muito tempo que no passava pelo foro e gosto muito ver esses peixinhos tan giros, parabéns!!!

peço desculpa por ter respondido tan tarde: os meus anões começaram a comer granulado con 2-3 meses (1.5-2cm), mas ainda gosto dar artemia quase a diário. A artemia é melhor com 24-48 horas quando é laranja porquê tem a vesícula vitelina que é altamente nutritiva, quando deixam de ser laranjas são um suplemento pobre para os peixes :D

 

Eu estou a fazer TPA's de 10% cada semana/semana e meia e não tenho tido problemas mas acho que quantas mais TPa's melhor. O Fábio faz cada 2-3 dias se recordo bem.

 

muita boa sorte,

 

Pol

Editado por polnadal
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas.

obrigado pela resposta pol. Os peixes já estão no aqua principal (tive uma semana fora e não podiam ficar no aquário pequeno por causa da qualidade da água). Estão todos vivos dentro de uma "maternidade" feita por mim.

 

Já aconteceu um dos peixes ter saído da maternidade e andar pelo comunitário e correu tudo bem. Passou a noite fora de casa e continuou vivo, mesmo com os peixes maiores ao lado dele. Voltei a por na maternidade porque é mais fácil dar de comida, mas conto passa-los todos para o comunitário "sem protecções" em breve. Vão fazer 3 meses.

 

abraço

Afonso Cunha

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Afonso,

 

e bem engraçado ver crescer os peixes dia tras dia, agora paciência até que tenham tamanho. Os meus tem agora 4 meses (eremnopyge) e 3 meses (macmasteri). E os viviparos (tiger teddies que tem todas as idades entre < de 1 mês e 2 meses).

 

cmps e bom trabalho!!

 

Pol

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Update:

 

Com 3 meses, os alevinos já estão no comunitário. Parecem estar todos bem.

 

Um deles:

mmf0.jpg
Uploaded with ImageShack.us
O pai(e a mãe lá atrás):
3fng.jpg
Uploaded with ImageShack.us
Editado por jacjac

Afonso Cunha

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Esse macho está um espetáculo! :)

 

Já os podias ter passado à mais tempo para o comunitário, eles safam-se bem e crescem mais rápido.

"Ninguém é tão grande que não possa aprender, nem tão pequeno que não possa ensinar..."

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ainda não está no seu melhor. Quando está quase para haver ovos fica com umas cores :drool3::drool3: Parece que as barbatanas ficam roxas.

 

Eu decidi não pôr mais cedo porque achava que eles não iam conseguir competir pela comida... As corydoras limpam tudo.

Afonso Cunha

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 meses depois...

Update:

lorf.JPG
Uploaded with ImageShack.us
f1ks.jpg
Uploaded with ImageShack.us
As fotos não são as melhores, mas eles não são bons modelos porque não ficam parados!
Editado por jacjac

Afonso Cunha

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

sempre estas a sorprender-me com os teus peixes :D:DD: os meus apistos tem a mesma idade e sao muito mais pequenos, acho que o tamanho dos teus peixes ajuda muito :D:D:D

 

P.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais