Aquário de cria de Apistos


polnadal

Recommended Posts

Hehehee,

 

os eremnopyge e todos os peixes desse aquário andam o dia todo escondidos.

Eu nao sei qual é o problema mas quando aparezco no quarto, os peixes escondem-se todos!!!

 

Tenho vistos muitos machos e temo que só tenha machos mas ainda nao consigo confirmar isso e espero que nao seja assim!!!!

 

cmps

 

Pol

Editado por polnadal
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Para que nao digam que estou demasiado despreocupado :D:D:D:D

As fotos nao tem grande qualidade mas já conhecemos o problema da luz nestes aquários.

Uma nota: consegui apanhar a mae e coloquei com os alevinos a pesar de arriscar a que comesse e tem seguido a reconhecer os peixinhos e agrupar-lhes.

Vamos ver como progressa,

abraço

 

babiesnewfrymacmasteri_1-1_zpsd15975a4.j

 

SAM_7795_zpsebf6b94e.jpg

 

SAM_7793_zpsf524f37a.jpg

 

Uma possibilidade Ricardo seria vender-te o meu casal adulto que já tem criado como bêm sabes. Eu gosto muito de tentar espêcies novas e agora nao tenho vontades de reproduzir eremnopyge (os próximos que compre vao ser incubadores bucais) pelo que se quiseras falamos no privado e vemos se estiveras interessado e que preço consideras justo.

Editado por polnadal
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ok, melhor assim porque ter que "pescar" no meu 300l neste momento era uma ideia complicada.

Mas quando acabe esta fase do trabalho que estou a fazer, vou ter que colocar muitos peixes a venda: escalares, ramirezzi, viviparos, camaroes, apistogtrama e demais para poder ter uma população normal nos meus aquários :D:D:D Acho que em primavera.

 

cmps

 

Pol

Editado por polnadal
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem esse casal deve ter ingerido daqueles comprimidos azuis :)

 

Agora a sério, é sinal que o aquário está bem maturado, com as condições ideais para reprodução e o casal está a trabalhar bem... Por isso cada tiro cada melro :)

 

Vais-te despachar da bicharada? Mas tens algum projecto em vista?

 

Abraço.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Fábio: nao, nao tenho planes de despachar a bicharada toda mas recebi 5 crias de M. ramirezzi, e 4 escalares que nao vao resultar quando cresçam e tenho muitos apistos para despachar para nao saturar o aquário de peixes. E os vivíparos,… buff tenho mais dos que poso contar porque nao coloquei nada a venda com este frio e porque estou muito ocupado no trabalho, pelo que agora quando esta temporada passe vou ter que vender uma quantidade enorme :D:D:D

 

abraço

 

P.

 

P.S. a mae sigue a cuidar as crias no novo aquário, gostei ver que se passamos rápido as crias e rápidamente a mâe, pelo menos neste caso a mae reconhece as crias e protege.

P.S2: 5 aquários, (palavra censurada), 5 aquários, esse nao foi nunca a ideia, tenho que depachar 1 o fazer alguma coisa para ter mas espaço e menos peixes, hehehehe

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 meses depois...

Bem,..

como temos o tópico muito quietinho vou dar algumas novidades.

Tem aparecido uma mutaçao no meu casal macmasteri que sao "os meus f3" tenho 5-6 macmasteri que nao apresentam o cor "normal" mas bem parescem albinos sem ter os olhos vermelhos (sao rosados):

 

SAM_7880_zpse147c7d5.jpg

 

SAM_7874_zpsf821ad8d.jpg

vamos ver como progressa isto :D:D:D

 

P.

Editado por polnadal
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Pol,

 

Não respondi logo porque estive a fazer a minha análise! :P

 

Porquê avançar já com a hipotese de uma mutação? Não poderemos escluir essa hipotese, ainda que remota, mas repara existem tantas outras coisas que podem estar a ocorrer...

 

Algumas opiniões:

 

- As crias tem diferentes tempos de crescimento, ou seja, diferentes tempos de estabilização da cor... estes podem simnplesmente estar num processo evolutivo mais lento.

- Não serão fêmeas? são sempre menos coloridas. Mesmo nos estagios iniciais de desenvolvimento.

- Peixes stressados que não estao a exibir as suas cores!

- Não conheço muitas variantes de coloração nos Macmasteri. No entanto encontrei algumas imagens no Google que podem ser indicadores de algumas mutações (estas imagens podem estar mal identificadas como habitual e algumas parecem-me ser Ap. Viejita mas ainda assim são peixes muito identicos... é sempre dificil identificar por fotos!)

 

http://www.dcg-owl.de/Region-Bilder/ZwergSA/A.macmasteri-Red_Face.jpg

http://www.badmanstropicalfish.com/Fish_Freshwater/cichlids/apistogramma_macmasteri_female_1.jpg

http://i194.photobucket.com/albums/z215/ste12000/DSCF6263.jpg

https://lh3.googleusercontent.com/oqKJk-9yPORBcUMsUTXDdyVFugS3I78qBA29dp_VG5A=w900-h590-no

 

 

As 2 últimas fotos quer pelas fontes quer pelo proprio aspecto dos especimes fotografados parece-me ser algo mais aproximado à realidade, são designados Ap. Macmasteri 'Gold'.

 

Eu sou um bocado 'nabo' nisto com sinceridade... Penso que sei muita coisa mas na realidade as vezes parece que não sei nada.

 

2 conselhos:

 

- Cuida muito bem dessa pequenada, como habitual, e deixa que cresçam!

- Deixa que o Fábio dê uma opinião mais acertada sobre isto,

 

 

Grade Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Ricardo e obrigado pela elaborada resposta,

 

Nao posso dizer que sao um experto, mas esta é a minha terceira "generaçâo" de macmasteris, tenho vistos muitos macho e muitas fêmeas desta espécie e nunca vi antes esta coloração.

Tenho também num outro aquário um peixe estressado que me foi retornado pelo amigo Paulo (ainda nunca percebemos porque os meus 5 macmasteris morreram lá, qual dos parámetros eles nao toleraram mas,… consegui safar um que nao tem muito bom aspecto mas tem um lugar de honor no meu aquário).

 

Os meus peixes sao rosa/laranja e com vários tamanhos e os irmãos, machos ou fêmeas tem já a coloração normal sejam da primeira ou da segunda postura.

 

Vamos ver, o mais parecido que tenho visto das fotos que me mandaste sao os gold, mas vamos ficar a espera para ver se finalmente é ou nao uma mutação.

 

Os teus eremnopyge aguardam a sua nova fishroom :D:D:D

 

abraço,

 

Pol

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Pol,

 

Nesse sentido pode ser que estejas mesmo na presença de uma alteração na coloração base. Auardamos desenvolvimentos e mais fotos para acompanhar esse desenvolvimento!! (não desapareças do forúm mais uns quantos meses! :P mantem isto actualizado)

 

Em relação aos Eremnopyge, estou ansioso por recebe-los mas terão de aguardar mais um pouco!

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais