Identificação de sexo


Recommended Posts

Boas

Conseguem ajudar a identificar o sexo deste ramirezi?

 

Comprei como fêmea mas o espigão parece que está cada vez maior... A barriga continua rosa mas o espigão está enorme...

 

4_zpsu3prdcv5.jpg

 

1_zpskmy9amwa.jpg

 

Ajudem sff

Cmps

Bruno Inacio

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Bolas, essa não deixa qualquer dúvida... é uma fêmea e bem bonita! :naughty:

 

É normal terem o 2º raio da barbatana dorsal mais desenvolvido, mas nada que se pareça com um macho.

 

Cumps.

Cumps.
José Prada aka Micro-Chip

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Acho que é uma fêmea Bruno. Mas como vês ao vivo, vê se distingues algumas destas características

 

Macho

63073aa3f4e0464a6e8d5b4db463bb3e.jpg

 

Fêmea

 

e39347428f3090b3953f800075a4effd.jpg

 

Cumps.

Editado por KukoPT

"Se ajudar os outros te parece difícil demais, tenta ao menos não prejudicá-los" (Dalai Lama)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Macho juvenil? Minha opinião baseia-se em:

 

- mancha preta na barbatana pélvica;

- raio preto acentuado no olho;

- barbatanas dorsais algo esticados e terminados em 'bico'.

 

cumps,

David

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

 

KukoPT, a tua explicação com os prints é perfeita mas não consigo chegar a uma conclusão... A mancha central nao tem as pintas ao centro e a linha preta da pelvica, nao está muito diferente do macho... "Ela" mete respeito no aquario e ele fica quietinho embora nao invistam um contra o outro... Quando os comprei, "ela" tinha um buraco feito na areia ao canto do aquario... Cá em casa, ainda fez o mesmo mas... nao existiu postura (pelo menos que eu tenha visto)...

Agora que regressei de ferias vi que "ela" estava com o "radio" muito desenvolvido mas continua com uma linda barriga rosa...

Deixo uma foto dos 2 e parece me que irei ter de aguardar que cresça para tirar conclusões concretas...

 

casal_zpsnzuytabz.jpg

 

Obrigado pela ajuda

Editado por Bruno Inacio

Cmps

Bruno Inacio

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Macho juvenil? Minha opinião baseia-se em:

 

- mancha preta na barbatana pélvica;

- raio preto acentuado no olho;

- barbatanas dorsais algo esticados e terminados em 'bico'.

 

cumps,

David

David eu ainda acho que seja uma menina (nem que seja o facto de querer que o seja... eheheh) Os motivos são os que disse ao KukoPT...

 

Obrigado pela ajuda

Cmps

Bruno Inacio

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Não há qualquer dúvida, é uma fêmea com 100% de certeza. Se reparares na 1ª fotos vês as escamas azuis dentro da mancha preta, tem a barriga rosada e tem a terminação da barbatana dorsal redonda.

 

Já agora, nunca vi ramirezis a fazerem buracos para a postura. Normalmente limpam uma rocha, uma folha larga, o tubo do filtro ou qualquer coisa lisa e é lá que fazem a postura.

 

Deixa-os estar descansados que mais cedo ou mais tarde acabam por te brindar com uma postura.

 

Cumps.

Cumps.
José Prada aka Micro-Chip

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado... Darei noticias

 

Enviado do meu GT-I8200N através de Tapatalk

Ja agora uma outra pergunta... Tenho os ramirezis com neons corys e ancistrus... Aquario 80 *40*40... Tava a pensar meter um casal de apistogrammas... É pequeno?

 

Enviado do meu GT-I8200N através de Tapatalk

Cmps

Bruno Inacio

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu evitaria meter outro casal de ciclídeos anões. Vai dar batatada na certa e o tamanho do aquário pode não ser suficiente para a diluir...

 

Já agora... também acho que é uma fêmea. Com a produção de rams que há por aí em busca de melhores cores e formas, às vezes aparecem espécimes que deixam muitas dúvidas. Não me parece ser esse o caso. Aliás se fosse, já tinha havido problemas de agressividade a sério.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 semanas depois...

Boas malta... volto a desenterrar este tema pois não existiram grandes alterações la em casa... A "suposta fêmea" continua com a barriga rosa, mas o espigões estão cada vez maiores... As vezes o macho, investe contra ele/a e ela fica sem cores... Já tenho visto o macho a "dançar" para ele/a mas não sei esta "dança" é apenas para as fêmeas ou se tb o fazem para os machos.

Deixo uma foto mais actual e agradecia ouvir as vossas opiniões porque sinceramente, já não sei o que pensar

A suposta fêmea é a da direita na foto

 

 

 

 

2015-08-18%2008.34.47_zpspawz8wkx.jpg

Editado por Bruno Inacio

Cmps

Bruno Inacio

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Continua a ser um macho (ao centro) e uma fêmea (à direita)... 100% de certeza.

 

Dá-lhes tempo, quando eles acharem que está na altura, vão-te presentear com uma postura. Isso das briguinhas é normal.

 

Cumps.

Cumps.
José Prada aka Micro-Chip

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Continua a ser um macho (ao centro) e uma fêmea (à direita)... 100% de certeza.

 

Dá-lhes tempo, quando eles acharem que está na altura, vão-te presentear com uma postura. Isso das briguinhas é normal.

 

Cumps.

Acho que fico doido com isto antes de fazerem a postura... :)

Já agora partilho um video que achei fantástico sobre estes bicharocos...

 

 

Cmps e obrigado a todos os q ajudaram

Cmps

Bruno Inacio

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

No vídeo, repara na fêmea ao minuto 11:14 a 11:18... repara que o 2º raio da barbatana dorsal também é mais desenvolvido.

 

Já tive essa experiência ao vivo e é de facto fantástico. É um dos meus peixes favoritos. Mas deixa-me que te diga que conseguir a postura é o mais fácil na reprodução (pelo menos para mim)... a parte de alimentar os alevins é bem mais difícil. De qualquer forma é uma experiência muito gratificante.

 

Boa sorte com eles, têm umas cores muito fixes (melhores que os do vídeo).

Cumps.

Cumps.
José Prada aka Micro-Chip

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bom Dia

 

Vamos a novidades... Quando penso que percebo muito da coisa, percebo que afinal não percebo é nada da coisa...
Ontem à noite estavam particularmente agressivos... (Desculpem a qualidade das fotos mas experimentei umas lampadas e deu um efeito amarelado)

https://youtu.be/g2GXIRgKLVM

 

 

Hoje de manhã, ia fazer TPA e deparo me com este cenário:

 

2015-08-20%2007.57.33_zpsg7nx3xzu.jpg

 

Ele não deixa a femea aproximar se e está firme a tomar conta dos ovos mas, as vezes investe contra ela e os belos dos ancistrus, aproveitam-se da ausencia...

2015-08-20%2007.59.13_zps6f6naunc.jpg

Estou certo que não vai vingar e até mesmo o casal, ainda tem um comportamento estranho como se ve no video mas... Vamos esperar melhores dias... Vou actualizar este tópico com novidades e vou comecar a estudar melhor a reprodução destes meninos...

 

Obrigado pela paciencia

Cmps

Bruno Inacio

  • Votar + 1

Cmps

Bruno Inacio

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Calma que a primeira vez do casal acontece mtas vezes isso.

Tive um casal que só a terceira tentativa é que consegui vingar eles vão aprendendo.

Mas o pior esta para vir lê muito porque caso se vinguem vais ter mtas dores de cabeça.

Muito bonito o casal e boa sorte

 

Enviado do meu GT-N7105 através de Tapatalk

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Como disse o joseneves32 é um comportamento habitual em casais novos.

 

O mais normal é eles acabarem por stressar e comerem os ovos. Podes optar por retirar os ovos (ou parte) para uma maternidade e tentar criá-los sem os pais. Acaba por ser mais fácil (até para lhes dar de comer depois de nadarem livremente), mas não tem metade da piada.

 

Se optares por deixar os ovos com os pais, aconselho uma pequena luz de presença (um led do chineses serve perfeitamente) apontada aos ovos 24h/dia. Ajuda a não stressarem porque conseguem sempre ver os ovos e afastar as visitas indesejadas.

 

Ah... e caso vinguem, podes começar a pensar em eclodir atémia! :naughty:

 

Boa sorte,

Cumps.

  • Votar + 1

Cumps.
José Prada aka Micro-Chip

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Calma que a primeira vez do casal acontece mtas vezes isso.

Tive um casal que só a terceira tentativa é que consegui vingar eles vão aprendendo.

Mas o pior esta para vir lê muito porque caso se vinguem vais ter mtas dores de cabeça.

Muito bonito o casal e boa sorte

 

Enviado do meu GT-N7105 através de Tapatalk

 

Obrigado José...

Vamos lá ver o que vai dar... Já ando a ver aquários mais pequenos para os pequenos mas tenho quase a certeza que hoje, não restam ovos... Numa próxima postura quem sabe

Cmps

Bruno Inácio

Cmps

Bruno Inacio

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Como disse o joseneves32 é um comportamento habitual em casais novos.

 

O mais normal é eles acabarem por stressar e comerem os ovos. Podes optar por retirar os ovos (ou parte) para uma maternidade e tentar criá-los sem os pais. Acaba por ser mais fácil (até para lhes dar de comer depois de nadarem livremente), mas não tem metade da piada.

 

Se optares por deixar os ovos com os pais, aconselho uma pequena luz de presença (um led do chineses serve perfeitamente) apontada aos ovos 24h/dia. Ajuda a não stressarem porque conseguem sempre ver os ovos e afastar as visitas indesejadas.

 

Ah... e caso vinguem, podes começar a pensar em eclodir atémia! :naughty:

 

Boa sorte,

Cumps.

Viva Micro-Chip

Parece que estavam à espera que eu stressasse para meterem os ovos... O macho parece-me que é Top... Dá porrada em tudo o que mexe e se aproxima daquela zona embora tenha o aquario um bocado lotado (já estou a ver se vendo uns neons negros e uns ancistrus)... Ando a ver aquarios pequenos para uma próxima postura.... Agora começam algumas perguntas...

Se nascerem os alevinos, não sobrevivem sem essa alimentação especifica? Se o aquario tem 40 cm de altura, como consigo dar a artemia aos pequenos? Se deixar seguir o caminho natural das coisas, morrem?

A luz de presença montei a hoje de manhã... Tinha lá de outras nupcias... ehehehe

Vou dando noticias e fazendo os updates

Cmps

Cmps

Bruno Inacio

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Se nascerem os alevinos, não sobrevivem sem essa alimentação especifica?

Há quem consiga com outro tipo de alimentação, microvermes por exemplo. Há quem diga que consegue com comida seca... na minha experiência, se não mexer, eles não comem. Eu pessoalmente gosto da artémia porque é relativamente fácil de eclodir, consegues saber quando vai eclodir para ter sempre alimento pronto e é bastante nutritiva.

 

Se o aquario tem 40 cm de altura, como consigo dar a artemia aos pequenos?

Podes tentar com uma seringa injectar a comida junto aos alevins. Atenção que se for artémia tem de ser lavada para tirar o sal.

 

Se deixar seguir o caminho natural das coisas, morrem?

Num aquário comunitário... provavelmente sim. Ou alguem come os ovos (os ancistrus, por exemplo), ou depois de nadarem livremente alguem os vai comer. Isto partindo do princípio que não são os pais por ficarem stressados.

 

Eu tive uma experiência com escalares (que são maiores que o rams, mas o processo é muito semelhante) em que os cardinais dizimaram uma ninhada inteira em segundos enquanto a mãe foi comer.

 

Se queres que sejam os pais a criá-los, aconselho-te um aquário só para eles.

 

Cumps.

Cumps.
José Prada aka Micro-Chip

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas mais uma vez. mal eu vi o vídeo identifiquei logo que ia dar postura porque o macho estava a *dançar*para a fêmea e até o local onde ia ser a desova se reparares bem no vídeo ele tá sempre no local da desova e tenta levar a fêmea para lá e protegia de todos que por lá passavam.

Agora é esperar e tomar precauções caso vinguem preparar artemia com força mas num comunitário não vai ser fácil mas com sorte e um bom pai pode ser.

E força nisso

 

Enviado do meu GT-N7105 através de Tapatalk

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O que eu dou é da marca sera nos primeiros dias um pó verde com uma seringa com água e depois artemia com força e não te preocupes que eles comem

 

Enviado do meu GT-N7105 através de Tapatalk

O Bruno tem razão o melhor era um aquário só para eles

 

Enviado do meu GT-N7105 através de Tapatalk

Link to comment
Partilhar nas redes sociais