Aquário água doce 58L


R918

Recommended Posts

Boa tarde a todos, à uns aninhos tive um aquário mas por algum motivo as coisas descontrolaram-se e deixei de ter.

A minha filha tanto pediu que decidimos retomar esta actividade passo a passo, com a ajuda de alguns fóruns.

 

Aquário: Aqua80Led

80cm comprimento

30cm largura

41.5cm de altura

 

Aqua de 71L (na realidade com a BioBox e a decoração tem 60L)

 

Filtro: CFBio 150

Ciano Filter

 

Luz Led 150W

 

Tenho tudo montado e a trabalho (à menos de 24h)

Já coloquei também: Sera Aquatan (elimina cloro e as cloraminas) e Sera Bio Nitrivec.

 

A nossa ideia para peixes é:

Guppies

Neons

Moly

Coridoras

 

Falta colocar alguma coisa na água? O que devo fazer a seguir?

Editado por R918
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Deves esperar 2 semanas, quanto menos pressa agora em introduzir animais menos problemas no futuro.

 

Por agora podes e deves introduzir plantas naturais caso ainda não tenha (pelo post inicial não dá para perceber se já tem).

 

Podes também tirar umas fotos e mostrar à malta ;)

CPPC - Comunidade Portuguesa Plantas Carnívoras
Semttulo.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

As plantas que tenho são artificiais pois da ultima vez correu mal e não percebi porque :confused4:

O Aqua parece turvo mas é do produto, ainda não fez as 24h.

 

Editado por R918
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

É uma questão de escolheres plantas de fácil manutenção. Com essa areia não aconselho plantas de raíz, mas podes colocar por exemplo fetos de java, anúbias, musgo de java. Existem outras possíveis, mas estas é muito difícil que não se aguentem. As plantas naturais vão consumir nitratos da coluna de água ou seja vão ajudar a manter o aquário em equilíbrio.

 

Já agora deves acrescentar também uns calhaus e/ou um tronco para fixar as plantas indicadas.

  • Votar + 1

CPPC - Comunidade Portuguesa Plantas Carnívoras
Semttulo.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

É uma questão de escolheres plantas de fácil manutenção. Com essa areia não aconselho plantas de raíz, mas podes colocar por exemplo fetos de java, anúbias, musgo de java. Existem outras possíveis, mas estas é muito difícil que não se aguentem. As plantas naturais vão consumir nitratos da coluna de água ou seja vão ajudar a manter o aquário em equilíbrio.

 

Já agora deves acrescentar também uns calhaus e/ou um tronco para fixar as plantas indicadas.

 

 

Obrigada pelas dicas, vou pesquisar então essas plantas e tentar que vinguem no aquário biggrin.png' alt=':biggn:'>

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Primeiro passo para um aquário plantado, a ver se resulta :tongue:

Inicio de aquário plantado



Feto de Java:

Feto de Java



Anúbia:

Anúbia



Alguém sabe onde comprar musgo de java na zona da Amadora ou redondezas? Na loja de Benfica (FishPlanet) está esgotado e gostava de adquirir, alguém sabe onde?

Editado por R918
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas R918

Olha se tens os fetos de Java enterrados tens

que tirar,e atares a uma pedra,ou tronco,na

Damaia havia ou há uma loja que e o Sr Rui

chama-se Ruimar,ele costumava ter.

 

 

Cump: Álvaro Silva

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas R918

Olha se tens os fetos de Java enterrados tens

que tirar,e atares a uma pedra,ou tronco,na

Damaia havia ou há uma loja que e o Sr Rui

chama-se Ruimar,ele costumava ter.

 

 

Cump: Álvaro Silva

Não está nada enterrado, tem esse ar porque as raizes estão na "trazeira" da pedra apenas para dar efeito parecendo que está a surgir entre as pedras. biggrin.png' alt=':biggn:'>

Vou tentar descobrir a loja então.

Obrigada

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, no olx arranja se muito mais barato e grandes porções, eu experimentava primeiro ver aí antes de comprar.

Cumps

Daniel

 

Agradeço a dica mas como sei que as plantas estão em condições? Já tive uma má experiencia no passado e não quero que aconteça outra vez.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas R918

Olha a rua onde fica o Ruimar,fica mesmo em frente

da saída da Estação dos Comboios,não da saída

principal,mas na outra que quando se vem de Lisboa,

sobes as escadas e sais para o lado esquerdo,quando

estas de costas para a estação,fica nessa rua em frente,

porta azul,tem lá o nome,Ruimar.

 

Cump: Álvaro Silva

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas R918

Olha a rua onde fica o Ruimar,fica mesmo em frente

da saída da Estação dos Comboios,não da saída

principal,mas na outra que quando se vem de Lisboa,

sobes as escadas e sais para o lado esquerdo,quando

estas de costas para a estação,fica nessa rua em frente,

porta azul,tem lá o nome,Ruimar.

 

Cump: Álvaro Silva

 

Obrigada, hei-de lá passar.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Já agora, é necessário colocar algum produto na água por causa das plantas?

(Anubias, Feto de java e Musgo de java)

 

Preciso ter algum cuidado especifico com elas?

 

Outra coisa, quando introduzir os peixes como sei a quantidade certa de comida que lhes devo dar? Sei que deve ser pouco e 2/3 vezes ao dia, mas como sei que não estou a dar muito ou pouco? Á algum método?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Primeiro as plantas o ciclo e testes de amónia para saber se é seguro para a fauna.

Quanto à comida depende da quantidade de peixes mas tens disponibilidade para dar 2/3 vezes por dia ?

 

O ideal é não sobrar comida e eles irem à procura dela quando cai na água, claro que isso pode variar entre espécies

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Primeiro as plantas o ciclo e testes de amónia para saber se é seguro para a fauna.

Quanto à comida depende da quantidade de peixes mas tens disponibilidade para dar 2/3 vezes por dia ?

 

O ideal é não sobrar comida e eles irem à procura dela quando cai na água, claro que isso pode variar entre espécies

 

Bem coordenado entre mim e o meu marido consiguimos dar as 3 vezes porque trabalhamos por turnos.

 

Em relacção às plantas só tenho de controlar a amónia? É preciso colocar alguma coisa para as plantas, com nutrientes para elas ou não é necessário?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bom dia,

 

essas plantas são de baixa manutenção e por isso não precisam de cuidados especiais. Quando tiver peixes os seus dejetos serão mais que suficientes para as fertilizar. A amónia é por causa dos peixes e não das plantas... a amónia em excesso matará os peixes. Quanto à alimentação dos peixes 2 vezes por dia também chega (neste momento estou a alimentar os meus uma vez por dia e eles estão muito saudáveis e gordinhos ;) ). Atenção que, no meu entender, mais vale comida a menos do que comida a mais, ou seja, não considero grave que os peixes passem um pouco de fome. A comida me excesso só vai gerar problemas (algas e poluição da água). Ajuda ter alguns animais que podem ajudar a limpar os restos de comida no fundo (por exemplo corydoras, caracóis ou camarões). Apenas toma atenção nos caracóis por certas espécies reproduzem-se como ratos e podem levar a um excesso de população no aquário num curto espaço de tempo.

 

Nota que ainda é cedo para meter peixinhos, mais uma semanita e já poderás meter um primeiro habitante depois deves ir introduzindo a restante fauna aos poucos para não gerar picos de amónia com variações bruscas na carga orgânica (=quantidade de dejetos) do aquário.

Editado por asol

CPPC - Comunidade Portuguesa Plantas Carnívoras
Semttulo.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bom dia,

 

essas plantas são de baixa manutenção e por isso não precisam de cuidados especiais. Quando tiver peixes os seus dejetos serão mais que suficientes para as fertilizar. A amónia é por causa dos peixes e não das plantas... a amónia em excesso matará os peixes. Quanto à alimentação dos peixes 2 vezes por dia também chega (neste momento estou a alimentar os meus uma vez por dia e eles estão muito saudáveis e gordinhos ;) ). Atenção que, no meu entender, mais vale comida a menos do que comida a mais, ou seja, não considero grave que os peixes passem um pouco de fome. A comida me excesso só vai gerar problemas (algas e poluição da água). Ajuda ter alguns animais que podem ajudar a limpar os restos de comida no fundo (por exemplo corydoras, caracóis ou camarões). Apenas toma atenção nos caracóis por certas espécies reproduzem-se como ratos e podem levar a um excesso de população no aquário num curto espaço de tempo.

 

Nota que ainda é cedo para meter peixinhos, mais uma semanita e já poderás meter um primeiro habitante depois deves ir introduzindo a restante fauna aos poucos para não gerar picos de amónia com variações bruscas na carga orgânica (=quantidade de dejetos) do aquário.

 

Obrigada pela explicação biggrin.png' alt=':biggn:'>

Só vou buscar os peixes lá para dia 20 e vai ser um grupinho de cada vez exatamente para não desiquilibrar o Aqua.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A nossa ideia de peixes como referi são:

Guppies

Mollys

Neon Tetra

Coridoras

Camarões ou caracóis (ainda sem certeza pois se vierem serão de oferta por isso não há certezas)

 

Temperatura da água -» 25º

PH -» (por testar depois de colocação das plantas mas a ideia acho que é 7)

 

Opiniões???

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tetras e corydoras são uma boa opção. Os guppies e mollys têm tendência a reproduzirem-se bastante, eu optaria por uma das duas espécies. E depois é preciso ir controlando a população para evitar a sobrelotação do aquário. Camarões e caracóis ajudam na limpeza do fundo e algas por isso são sempre bem-vindos. Se os caracóis forem de fácil reprodução é preciso ter cuidado e controlar a população, mas por outro lado servem de barómetro ao nível de comida (muitos caracóis igual a excesso de comida).

CPPC - Comunidade Portuguesa Plantas Carnívoras
Semttulo.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Agradeço a todos as dicas que me têm dado.

 

Hoje ao observar o meu Aqua descobri 4 inquilinos que vieram ilegalmente he he

 

Parecem ser caracóis mas como são muito pequeninos e nunca tive, não tenho certeza.

Caracol

Alguma dica do cuidado que devo ter com estes pequenotes de forma a que sobrevivam e se desenvolvam bem?
Editado por R918
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.