Faunus ater e Faunus sp. bicolor-a minha experiência


NeritinaFan

Recommended Posts

Boa noite, caros colegas :smile2: !

 

Estou a escrever este tópico para vos dar a conhecer a minha experiência com os invertebrados de água doce (neste caso, especificamente, com os indivíduos do género Faunus ).

 

Se encontrarem alguma informação que não considerem cientificamente correta, estejam à vontade para corrigir.

 

Taxonomia e distribuição:

 

Faunus é um género de moluscos gastrópodes, que se enquadra taxonomicamente na família Pachychilidae (tal como as Tylomelania sp.).

Segundo muitas fontes, este género só tem uma espécie descrita: Faunus ater.

 

Este gastrópode,encontrado na região do Indo-Pacífico (Sul/Sudeste asiático e Oceânia), pode ser observado (com uma elevada densidade populacional) em ambientes de água doce ou salobra.

 

 

Morfologia:

 

Quanto à morfologia, podemos destacar a cor do manto, que pode ser totalmente negra ou

apresentar alguns tons de laranja, e a concha, que pode apresentar uma "gradação" de cores (desde o preto até ao branco)-Faunus sp. bicolor/Cappuccino (provavelmente outra espécie a ser descrita formalmente ou já existente, mas pouco abordada em termos de literatura)- ou ser inteiramente escura-Faunus ater.

 

Nota: Faunus ater é geralmente de maior dimensão que esta outra variedade/espécie (???)

 

O opérculo (utilizado pelo gastrópode para se "encerrar" na concha quando ameaçado) é escuro e apresenta um formato de elipse.

O ápice ("extremo mais afunilado") da concha encontra-se frequentemente erodido em espécimes adultos.

 

 

Comportamento no aquário, alimentação e reprodução:

 

Estes moluscos adaptam-se muito bem à vida em aquário, desde que a água seja mantida em parâmetros estáveis e adequados (tenho o meu Faunus a 7 de pH sem problemas, mas o ideal serão valores superiores:7,5 a 8; temperatura 25ºC a 28ºC; dureza da água média-alta).

Na minha opinião devem apenas ser colocados em aquários maturados (com uma boa colónia de bactérias nitrificantes) e, apesar de eu não o ter feito,dever-se-á proceder à devida aclimatização.

 

É também importante ter em atenção a litragem do aquário (pelo menos 30l para 1 a 6 indivíduos, do meu ponto de vista), o substrato (granulometria fina a média; sem arestas "afiadas", que podem afetar todos os seres bentónicos que sobre ele se deslocam) e o número de decorações (que não devem ser em demasia, para permitir que os caracóis se desloquem confortavelmente).

 

O Faunus são maioritariamente herbívoros,alimentando-se de algas, pastilhas de spirulina, mas também de "restos" de comida.Não tenho aquários plantados, mas ,pelo que tenho lido e observado, eles não tocam na maioria das plantas (a não ser que estejam em decomposição).

 

Os membros deste género são ovíparos e apresentam desenvolvimento indireto (por meio de larvas).A sua reprodução em aquário é praticamente impossível, pois as larvas precisam de água com alguma salinidade para sobreviverem e se desenvolverem (como ocorre na maioria dos neritídeos que conhecemos).

 

Os Faunus devem sempre ser enquadrados num aquário com habitantes pacíficos:

 

 

+ com Faunus:

  • Gastrópodes herbívoros/alguívoros/detritívoros (Tylomelania sp e neritídeos);
  • Camarões;
  • Trigonostigma heteromorpha (rasbora harlequin);
  • Tetra neon cardinal.

 

+/- com Faunus :

  • Gastrópodes carnívoros de dimensões bastante inferiores (durante cerca de 4 meses mantive o meu espécime com 2 anentome helena sem registar qualquer ataque da parte destes);
  • Gastrópodes que podem competir de um modo desigual, pela sua capacidade de reprodução em massa (planorbídeos, melanoides tuberculata, physa sp.);
  • Peixes de fundo em grande número (Corydora sp, por exemplo), pois irão competir por alimento.

 

- com Faunus:

  • Bótia-palhaço;
  • Tetraodon sp (peixe-balão de água doce);
  • Outros peixes agressivos ou que tenham preferência alimentar por moluscos.
  • A maioria dos lagostins (que os pode atacar ou stressar).

 

Nota:A manutenção com anentome helena depende,na minha opinião,do tamanho deste em relação ao dos Faunus.

Há uns tempos comprei um exemplar de grandes dimensões e quando o coloquei no aquário, tentou atacar (pelo que me pareceu) um Tylomelania adulto.Retirei-o de imediato para um aquário secundário...

 

Cumprimentos,

Editado por NeritinaFan
  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Eu só não poria os "Gastrópodes carnívoros" na categoria de + para ter com qualquer caracol, independentemente do tamanho de ambos. As helenas são predadoras e, mesmo que não consigam matar os faunus (o que não é certo), não poderá ser considerado um bom companheiro, quanto mais não seja pelo stress que causa viver entre cinco vidros com um predador.

 

Na minha opinião pessoal entravam na categoria - ou, com alguma boa-vontade e atendendo à tua experiência pessoal nessa situação, na categoria +/-.

 

Tenho dois Faunus ater "red devil" há já vários anos e são sem dúvida animais fantásticos, pena não reproduzirem em água doce e serem tão difíceis de encontrar em lojas. Bom trabalho com este tópico.

  • Votar + 1

Cumps.
José Prada aka Micro-Chip

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Eu só não poria os "Gastrópodes carnívoros" na categoria de + para ter com qualquer caracol, independentemente do tamanho de ambos. As helenas são predadoras e, mesmo que não consigam matar os faunus (o que não é certo), não poderá ser considerado um bom companheiro, quanto mais não seja pelo stress que causa viver entre cinco vidros com um predador.

 

Na minha opinião pessoal entravam na categoria - ou, com alguma boa-vontade e atendendo à tua experiência pessoal nessa situação, na categoria +/-.

 

Tenho dois Faunus ater "red devil" há já vários anos e são sem dúvida animais fantásticos, pena não reproduzirem em água doce e serem tão difíceis de encontrar em lojas. Bom trabalho com este tópico.

Sim...Eu mesmo fiquei com dúvidas sobre a categoria em que deveria colocar as helenas.

Como espero que isto possa ajudar iniciantes nesta área, vou alterar.

 

Obrigado biggrin.png' alt=':biggn:'> ,

Link to comment
Partilhar nas redes sociais