Ajuda com ovos de Escalar


formigalx

Recommended Posts

Boas

Hoje quando cheguei a casa , vi uma Escalar a por ovos e em seguida o macho Escalar a (penso eu) fecunda-los.

O problema é que estão num aquario comunitario , no qual tenho alem do casal de Escalares : mais 2 Escalares ; 1 casal de Apistogrammas Caucatoides ; 1 casal de Apistogrammas McMasteri ; 1 Pleco ; 1 Ancistrus ; 8 Neons e 7 Corys.

O aqua tem 1.20 mt , tenho um filtro de 2000lt/h , tem troncos e bastante vegetação , o ph está a 7º e a temperatura a 26º.

O que hei de fazer ? deixo-os lá ? tiro-os quando nascerem ? ponho numa maternidade ?

Alguem que me ajude s.f.f.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu de escalares percebo pouco, mas eu penso que eles na altura da desova podem-se tornar um pouco violentos com outros peixes...Eu sei que eles são bastante protectores dos ovos...

Penso que se pudesses colocar os peixes que nascerem num aquário maternidade, seria o ideal...Mas espera por alguém mais especializado...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Pelo que dizes deve ser a primeira postura desse casal, por isso esquece pois os ovos vão ser comidos ou vão fungar. São necessárias algumas posturas para o casal ganhar experiência e conseguir avançar até à eclosão. Deixa-os treinar durante uns 2 meses. Um dia has-de deparar-te com caudas minúsculas a mexerem-se (48h após a postura, momento em que se dá a eclosão). Num aquário comunitário posso afirmar que o sucesso com a criação de escalares é praticamente impossível. Por isso podes optar por alguma das seguintes opções:

- Isolar esse casal num aquario de criação (mínimo de 50 litros) e deixá-los fazer as posturas e tratar dos ovos e posteriormente dos alevins.

- Deixá-los fazer a postura no aquário comunitário e então tirar os ovos para um aquário separado. Nesta hipótese és tu quem cuida dos ovos, por isso deverás recorrer a uma bomba de ar e azul de metileno para evitar que funguem em cadeia.

Cumprimentos,

André Basílio

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Pelo que dizes deve ser a primeira postura desse casal, por isso esquece pois os ovos vão ser comidos ou vão fungar. São necessárias algumas posturas para o casal ganhar experiência e conseguir avançar até à eclosão. Deixa-os treinar durante uns 2 meses. Um dia has-de deparar-te com caudas minúsculas a mexerem-se (48h após a postura, momento em que se dá a eclosão). Num aquário comunitário posso afirmar que o sucesso com a criação de escalares é praticamente impossível. Por isso podes optar por alguma das seguintes opções:

- Isolar esse casal num aquario de criação (mínimo de 50 litros) e deixá-los fazer as posturas e tratar dos ovos e posteriormente dos alevins.

- Deixá-los fazer a postura no aquário comunitário e então tirar os ovos para um aquário separado. Nesta hipótese és tu quem cuida dos ovos, por isso deverás recorrer a uma bomba de ar e azul de metileno para evitar que funguem em cadeia.

Boas

Infelizmente não poderias estar mais certo , acertas-te em cheio. Hoje de manhã quando fui ver os ovos ,já não restava nem um , desapareceram todos. Mesmo tendo deixado uma luz fraquinha acesa a noite toda de modo a iluminar os ovos (sugestão lida aqui no forum) não sobrou nenhum.

Vou seguir o conselho de deixa-los por ovos mais uma vezes e quando vir que aguentam até estarem prestes a nascer (caudas minusculas a abanar) retiro-os do aqua comunitario e ponho-os num aqua sozinhos tal como descrito em cima.

Muito obrigado pela ajuda.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 semanas depois...

Boas

Puseram novamente ovos , desta vez cortei a folha , enchi um outro aquario com agua do comunitario , meti uma bomba de ar a oxigenar a agua e como não tinha azul de metileno , pus Esha 2000 , será que tambem dá ?

A temperatura da agua está nos 27º (com os termostatos deslidados) tal como no comunitario , devo aquecer mais ou assim está bom ?

Devo ter mais algum cuidado ?

Vamos lá ver se desta vez consigo que nasçam alguns!

Todas as opiniões são bem vindas...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Vemos lá ver então se desta nascem. Mas não te entusiasmes muito porque no início é como falámos atrás, o casal tem de aprender a fazer posturas correctamente e isso leva tempo. Principalmente o macho porque no início pode não fertilizar correctamente os ovos. De qualquer forma assim também tu vais treinando :)

 

Em relação ao esha 2000, teoricamente resultará visto ser um desinfectante, embora de largo espectro. Eu nunca usei nada porque retiro os alevins mal eclodem para um aquário à parte (deixo os pais tratarem dos ovos no comunitário enquanto não eclodem).

 

Para teres sucesso deves colocar o fluxo de bolhas da bomba de ar a cerca de 2 cm dos ovos. Cuidado que as bolhas devem passar perto dos ovos mas nunca podem tocar-lhes. Se puderes aumenta a temperatura para 28º.

 

Boa sorte!

Cumprimentos,

André Basílio

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

E o que vais fazer, quando os alevins ficarem maiores?

Boas

1º vou me preocupar que nasçam e depois logo se vê , mas claro que se nascerem muitos depois de crescerem um pouco vou ter de vender alguns.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 meses depois...

Boas

Todas as posturas no comunitário , desapareciam de um dia para o outro , mas agora pus o casal de Escalares sózinhos (+ um casal de corys) num aqua de 80 cm e desde que lá estão já é a 2ª vez que poem ovos , os primeiros duraram 2 dias e ao terceiro desapareceram todos (alguns, cerca de 1 terço tinham fungado) , hoje , 2 semanas passadas desde a 1ª postura , nova postura. Tenho lido que se deve meter um pouco de azul de metileno mas já corri um monte de farmácias e não encontro e todos me dizem que será muito dificil de encontrar.

Há algum produto que faça o mesmo efeito, ou efeito semelhante ?

Há alguma coisa que eu possa fazer no aqua para diminuir a probabilidade dos ovos fungarem ? tipo fazer tpa`s ou meter oxigénio....

Agradeço todas as ajudas para ver se é desta que eles nascem.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Boas,

 

O azul de metileno é importante se mantiveres os ovos separados dos pais. Se os manténs junto dos pais não há problema porque eles fazem esse trabalho de não os deixar fungar.

Cumprimentos,

André Basílio

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Sou recente no forum, mas devo indicar que no mês passado presenciei uma experiência similar ... mas com sucesso parcial.

 

Inicialmente os escalares colocarem os ovos no vidro frontal e durante a noite tiveram a trabalheira de os transportar para uma folha, devo dizer desde já que o aqua ( 120lts ) é comunitário com mais um casal de escalares,umas quantas molly's e um corydora. Foi a primeira postura ( que tenha conhecimento ) deste casal jovem e portaram-se muito bem, mantendo um comportamento agressivo, mais no sentido defensivo, perante os restantes habitantes do recinto :)

 

Como não houve disponibilidade de transportar os alevins para um outro aqua ou arranjar/improvisar uma incubadora, tiveram mesmo que se virar sozinhos :S

Garanto 5 sobreviventes, que parecem estar de boa saude!

 

Já agora, alguém consegue dizer se existe um ciclo ou como podemos prever as próximas posturas?

 

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 5 anos depois...
Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.