Meu primeiro aquário


MoonWolf

Recommended Posts

Bom Dia...
Aqui estou eu a apresentar-me...
Só um novato nestas andanças de fóruns e da aquariofilia.
Andei a ler e pesquisar, fui comprando umas coisas, recebendo outras de amigos que as tinham encostada e lá me decidi a montar um aqua. Isso foi à +- uns 6 meses.
Basicamente o que tenho é:

Tanque – 100L (80*30*45)

Iluminação – 2 x T8 – 2 x 18 W (1.350 Lm) = 2.700 Lm

Filtro – Fluval 106

1 esponja no fundo (filtragem mecânica)

1º cesto – filtro de lã de vidro + cerâmicas (filtragem biológica)

2º cesto – esferas de pvc (filtragem biológica)

Esponjas nos filtros laterais

Flora – 2 Anubias Nana

- 1 Echinodorus

- 2 Vallisneria

Fauna – 2 kinguios cometa

Sem substracto fértil, só areão

Sem CO2

Sem termoestato

Como podem ver abaixo.
A ideia inicial nem era que fosse de água fria, mas as minhas filhas apareceram-me cá em casa com 4 peixes dentro de um pote... Então foi andar a correr, para o montar, esperar que ele fizesse o ciclo do azoto e então colocar lá os novos habitantes.
Estiveram +- 1 mês num aqua com menos de 10 litros... sem nada.. nem filtro, nem iluminação, nem nada de nada... e, apesar de não estarem bem, sobreviveram todos...
Depois de tudo estabilizado, coloquei-os lá dentro e arranjámos outros 2... todos Kinguios.
A certa altura, sem ter percebido o porquê, morreram quase todos... restam os 2 da foto. 1 deles era dos iniciais, amarelo com manchas pretas... depois ficou laranja...
Depois de ter tido um surto de manchas pretas por baixo das folhas, sobretudo das Anubias e da Echinodorus, que desapareceu, apareceu uma gelatina verde... talvez cianobactérias?
O que alterei foi o tempo de iluminação, de 8 para 10 horas. Entretanto reduzi para 9... mas se calhar ainda é muito...
Também não sei se as lâmpadas terão potência suficiente, apesar de serem recentes (+- 6 meses), mas estou a pensar mudar para 4 Leds T5...
Além disso, como não sei se o filtro é suficiente, nem a iluminação, não tenho o aqua "cheio" de água... reduzi para uns 80L.

Como novato que sou, tenho muitas dúvidas e sobretudo muito a aprender...
Obrigado... e desculpem lá o testamento...
Moon

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Moonwolf

Seijas bem vindo ao mundo dos peixes,tens peixes

de água fria,que em geral são peixes que sujam

muito,e o filtro que tens o Fluval 106,que para os

100L dá,mas com esses peixes vai ser um pouco

apertado,mas se ficares por dois peixes talvez dei,

outra coisa podes encher mais o aquário ate dois

dedos do rebordo do aquário,outra coisa podias

colocares um termoestato,e colocavas a 19 graus,

porque a água agora fica muito fria,e já pensastes

passares á água quente,com peixes,de água quente?

qualquer das maneiras espera por outras opiniões,

boa sorte

 

Comp: Álvaro Silva

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Álvaro...

 

Muito obrigado pela tua resposta... estes peixes foram um pouco fruto do acaso... as miúdas apareceram com eles, e como gostamos imenso de animais, é impensável para nós desfazermo-nos deles.

 

Inicialmente, com um aquário pequeno, tivemos peixes de água quente... Mas o termoestato "colou" e os peixes não sobreviveram ao excesso de calor.

 

E, o pessoal ficou um pouco receoso que voltasse a acontecer, daí a reticência em passar para a água quente... Isto apesar de ter 2 termoestatos encostados lá em casa.

 

Pelo que tenho lido, os Kinguios são peixes q "sujam" muito... pessoalmente, não me apetecia ter um aquário com 100L com 2 peixes lá dentro... preferia ter um pouco mais de fauna... Mas também lhe quero dar um bom ambiente.

 

Vou encher mais e passar a "despejar" a água com o bico... eu retirei a curva de baixo, enquanto não enchia mais o aquário. Vou experimentar isso...

 

O que me está mais a chatear agora é a gelatina e o estado das plantas. :(

 

Abraço e Obrigado

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bom Dia...

 

Cá estou eu novamente... Ainda não mexi no aqua, pois durante a semana é complicado estar com alterações.

 

Do que estive a ler, penso que posso estar a cometer alguns erros (mais alguns) :)

 

- Movimento da água - o facto de estar a enviar a água de cima para baixo, e não superficialmente, deve estar a promover uma deficiente movimentação da água, levando a que filtragem não se faça da melhor forma.

 

- TPA's com sifonagem do fundo - Durante as TPA's costumo "chupar" o areão do fundo. Neste caso, penso que se calhar faz pior do que melhor, pois pode fazer revolver algumas colónias tóxicas que lá fiquem acumuladas.

Acho que vou experimentar em sifonar mas sem remexer no areão, apesar dos peixes sujarem brutalmente.

 

- Bio Balls no Filtro - No meu filtro tenho 2 cestos... 1 com bio balls (plástico) e outro com cerâmicas. Pelo que li, as bio balls não serão o mais indicado. Penso que vou retirá-las (não sei se todas ao mesmo tempo ou se em 2 vezes) e substituir por mais cerâmicas.

 

- Ajustar o período de iluminação, retornando às 8.00h diárias q tinha antes...

 

Não sei é se serão demasiadas alterações de uma vez só...

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 mês depois...

Boa Tarde

 

Não tenho dito nada, mas aqui estou de volta.

 

Nos entretantos, tive uma invasão de cianobactérias, que estou a tentar debelar com água oxigenada.

 

Fiz 2 "tratamentos", com 8 dias de intervalo... neste momento não estou com focos, pelos menos aparentemente.

 

Os meus 2 cometas pareciam não se ter ressentido com isso, mas anteontem 1 deles morreu.

 

O que me deixou profundamente triste e chateado, pois detesto mortes...

 

Não percebo o que se passou... de manhã estava bem, nadava normalmente, comeram e ao fim da tarde está parado, no fundo do aquário, morto.

 

Algum dica do que poderá ter acontecido?

 

Fiz os testes dos parâmetros da água, e estava tudo normal com excepção dos nitratos, que estavam a 0, mas na medição anterior tb estavam...

 

Até o CO2 está normal, ao contrário de anteriormente...

 

Enfim... vou mudar a minha iluminação... vou retirar as 2 T8, de 18W, e colocar LEDs...

 

Depois faço o update do meu aquário...

 

Obrigado

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 mês depois...

Ora boas tardes

Não tenho dito nada, pois o tempo tem sido pouco, mas o hobby tem andado.

De momento, e depois do meu último cometa ter entregue a alma ao criador, e como queria ver se conseguia controlar as ciano bactérias e as algas, deixei o aqua sem peixes.

Somente lá estão uns quantos physas, que entretanto têm crescido e aumentado.

Tudo parecia controlado, nada de algas nem ciano, até que os physas me começam a atacar as minhas plantas :(

Talvez seja falta de alimento, pois as algas foram-se, não tenho peixes logo não coloco ração nem nada, será?

Ontem coloquei umas folhas de alface, que eles atacaram logo, e penso que libertaram as plantas... Vamos ver...

Se calhar ainda tenho que arranjar umas helenas para os controlar...

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas MoonWolf

Então e agora que vais para peixes de água quente?

Lá porque o termo da outra vez colou,não quer dizer

que vá acontecer agora o mesmo,também já era azar,

sempre podes colocares lá para o fim do verão,pois 

agora vem os dias de muito calor,não vais precisar 

do termo,se mudares para peixes de água quente

sempre sujam menos,isto se colocares peixes

pequenos,e olha que os há muito bonitos,boa sorte,

que tudo corra bem.

Comp: Álvaro Silva   :animal_fish:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Álvaro.

Muito Obrigado pelo apoio.

Estou a pensar nisso mesmo, pois os Physas só por si é pouco.

E já agora, tiras-me uma dúvida, sff?

É normal que ocorram algumas mortes de peixes nos aquários? É que cada vez q me morre um, o pessoal lá de casa fica muito triste...

E eu não consigo ir lidando com isso muito bem...

Abraço e Obrigado

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas MoonWolf

Bom e a sim,depende de cada raça de peixes,uns com

vida mais longa,que outros,morrer peixes não morrem

todos os dias ou meses,mas por vezes certos peixes

por qualquer motivo esta fraco,ou ate esta no fim de vida

dele,e morre,por vezes um gajo vê o peixe,e ele não tem

nada,e morreu,pode ser por outros motivos,por exemplo 

brigas entre eles,sabes quando a gente compra um peixe,

a gente não sabe quanto tempo o peixe têm,agora se haver

mortes todos os dias,ai deve haver qualquer coisa que não

esta bem no aquário.

Cump: Álvaro Silva

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Álvaro.

Muito obrigado pelas tuas dicas. Este foram tem pano para mangas e muito material para ser descascado.

Nem sempre existe é tempo para digerir tudo, pois algumas vezes as opiniões são variadas e até contraditórias.. mas, neste mundo não há só uma verdade, e as variáveis são muitas.

Eu vou fazer aqui um update do meu aquário. Pouco tem de novo, mas como mudei a iluminação para LED's e não sei o que é lá está, pois foi um amigo que costuma trabalhar nisso que me tratou do assunto, não sei ao certo o que lá está. Sei que passou de 2 T8 fluorescentes para 2 T8 Led's mais 2 réguas de led's.

Em termos de flora tenho uma série de coisas, que estou a experimentar, algumas delas nem sei o nome certo.

Fauna só mesmo os Physas e um outro caracol, mas que como é tão pequeno e cresce tão devagar, mal consigo perceber o que será.

Mas, queria pedir-te/vos opinião sobre que peixes lá deveria colocar. Como vem o tempo quente, posso tê-los sem o aquecedor (aproveitava para convencer a cara metade que  o nem todos os aquecedores colam, e como tenho 2, mesmo que 1 avariasse, não provocaria um sobreaquecimento de tal forma que matasse os peixes, pelo menos sem se notar que tal estava a acontecer)...

Um amigo tem uns espadas que diz que me pode oferecer... poderia ser um começo?

Já agora, não tenho CO2 nem tenho fertilizado as plantas que tenho no aquário. 

Abraço e Obrigado

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas MoonWolf

Ora bem,um espada,bom começo,para criares calo,que como quem

diz,saber,olha eu tenho um aquário de um metro,e tenho plantas,mas

são plantas de baixa manutenção,são anubias,fetos de java,musgos,

e umas hygrophilas polysperma,que são plantas que crescem muito,

e se queres que te diga nunca as fertilizei,nem uso co2,aliás nunca

em nenhum aquário meu,mas atenção,nem todos os aquários são

iguais,e sempre cuidei dos meus aquário a olhometro,olho para

o áqua e topo logo se alguma coisa esta mal,mas isso e os anos

deste hobby.

Cump: Álvaro Silva

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Álvaro...

Pois... os anos dão disso... :)

A minha ideia também é ter plantas de baixa manutenção, que não precisem de grandes fertilizantes ou CO2... 

Por cá andam também umas Anubias Nanas, um Windelov, umas Valisneria  e penso que uns fetos de java. Depois arranjei umas Egeria para ver se ajudavam a dar cabo das cianobactérias que me apareceram.

Com a morte dos peixes, e com água oxigenada, as ciano foram-se.

Depois fiz anos e com muito boa vontade de quem deu, ofereceram-me umas plantas.. assim ao molho... toma lá.

Acho que vieram umas Bacopa caroliniana, Helanthium tenellum 'Green' (talvez), Lindernia rotundifolia (??), e umas outras que vieram tão maltratadas que só tinham tronco.

Lá estão, vamos ver se recuperam...

Destas percebo que os Physas, quando deixaram de ter algas e detritos para comer, voltaram-se para as plantas... Os fetos, anubias e valisnerias começaram a aparecer com uns furinhos...

Destas todas, as Valisneria são as que crescem que nem umas desalmadas...

Vou então ver se começo com uns espadas, e vamos "crescendo".

Muito Obrigado

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.