Leds em Plantados - A nossa realidade!


Luís Cardoso

Recommended Posts

Boas!

Vinha lançar esta discussão para perceber quantos de nós é que usam iluminação leds em aquarios plantados e quais as diversas opiniões, de forma a saber se hoje em dia, os leds já são uma realidade credível para iluminação de aquarios plantados.

 

Cumprimentos

  • 0

Cumprimentos
Luís Cardoso

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Realidade credível será com toda a certeza. Aquilo que demove muita gente - eu incluído - de se converter ao uso generalizado de tecnologia led será o custo do investimento que é necessário realizar. É que assusta mesmo.

 

Até à data uso led apenas em alguns aquários de camarões; nada de extraordinário, portanto. Acho que outras tecnologias de iluminação ainda têm muito para dar até que como qualquer novidade que deixa de o ser, o preço da tecnologia led comece a descer e desse modo se generalize o seu uso.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ola, acho que o preço se deve a alguns comerciantes que assim o pretende. consegue se encontrar leds de alta potencia de 1 e 3 watts e tb 5 watts a preços abaixo do euro.......é uma questao de procurar bem la fora.

 

cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Se pesquisarem no Ebay vão encontrar leds para todos os gostos e € disponiveis, por cá ainda se pensa que é nova tecnologia e se faz pagar por isso lá fora a realidade já é outra.....

Por ex:

http://www.ebay.co.uk/itm/5M-500CM-12V-SMD-300PCS-LED-Strip-Light-Lamp-WaterProof-New-/110741578127?pt=UK_HomeGarden_Lighting_Lamps_Lighting_SM&var=&hash=item5f7816b398

 

300 Leds 5mt varias cores disponiveis por volta dos 20€ + Adaptador DC 10€

Editado por hfrjunior
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

concordo em parte , hfrjunior , so de notar que pra aquarios plantados ou reef's essas fitas de led nao servem , mas mesmo assim ja se encontra algumas peças a preços interessantes e baratos tendo em conta todos os factores finais , seja em durabilidade seja em poupança com a edp.....

 

cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Exatamente. São leds de baixo rendimento. Se quiserem ter um sistema com os melhores leds e um bom rendimento luminoso vão ter de pagar bem de qq maneira.

 

É certo que os componentes podem ser comprados em separado a preços razoáveis, mas daí até ter tudo montado e a funcionar a topo num sistema salgado ou de água doce, ainda vai uma certa distância, e nem vamos falar do design... Para além do investimento são necessários alguns conhecimentos de lumino-técnica e não é qq pessoa que tem as condições para se dedicar a desenvolver ou a aplicar esses conhecimentos. É precisamente pelo desenvolvimento tecnológico que a tecnologia led representa que muitos fabricantes guardam bem guardados os segredos dos seus produtos; são segredos comerciais e valem dinheiro. _Mas isto acho que toda a gente sabe e não se está a acrescentar nada À conversa.

 

Era porreiro que viessem os engenhocas falar das experiências que andam a fazer com leds. Isso sim iria trazer alguma coisa À conversa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sim tambem concordo isso não seria a solução a baixo custo, só quis exemplificar as diferenças de preços praticados aqui e lá fora, mas fiquei curioso quanto ao um ponto penso eu ser importante que é os tais K das lâmpandas convencionais apropriadas para plantas recifes e afins como as Sun Glo ou Flora Glo etc, como se reproduz isso com leds alguém sabe? Ou já há leds com estas propriedades e eu ando por fora do assunto.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

tanto os leds como nas t5 , t8 , halogeneo e todas as outras regem se pela mesma coisa, kelvins , que é a temperatura de cor, e watts....depois cada uma tem a sua caracteristica em trmos de lumen por watt, umas mais que as outras , mesmo dentro dos leds uns teem mais lumen por watt que outros de mesma potencia .... basicamente led ou outra rege se modo igual no que toca as nossas necessidades seja pra reef ou para plantado......

 

no caso dos reef's pode se optar sempre pelos led branco e pelos azuis em mistura conforme a necessidade dos corais e gosto de cada um de nos ,de modo a obter a similar ou aproximada coloraçao ou caracteristica das t5 por exemplo....

 

cumps

Editado por nelsomsdias
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Existem muitas provas por ai, actualmente é muito simples iluminar aquários de água doce/plantados com leds sem grandes despesas.

 

Poderá ser inicialmente um investimento um pouco mais elevado mas a curto/médio prazo temos estas vantagens:

 

- Menor consumo de energia do que a iluminação convencional para a mesma ou maior emissão de lumens/luz

- Não precisam de trocar lâmpadas pelo menos em 8 a 10 anos, numa calha convencional por exemplo e mesmo que só troquem as lâmpadas ao final de 12 meses (sendo o recomendado 6 meses) estamos a falar em cerca de pelo menos 40eur a 60eur cada HQI e +/- 20eur cada T5

- Não provoca qualquer aquecimento da água logo não necessitam de gastar dinheiro nem energia extra com aparelhos de refrigeração

- 100% eficaz, ou seja a luz que produz é toda aproveitada dentro do aquario ao contrario da iluminação convencional que mesmo considerando equipamento bom e não de topo pois ai ficam ainda mais caro que leds, tem percas nos reflectores ficando com a luz produzida pela lâmpada na casa dos 50% a 80% e de energia eléctrica nos balastros e etc. na casa dos +/- 10% a 15%

- Tem um espectro de cor sem UV nocivos, pouco vermelho e amarelo o que provoca muito menos todo o tipo de algas que se alimentam nesta faixa

 

 

Mais um exemplo e prova de um aquario somente iluminado com duas barras de 10 leds a 6500K em cada uma:

 

SANY0039.jpg

 

SANY0045.jpg

Editado por Baltasar
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Partilho a opinião do Baltasar...

Acredito que neste momento a razão de não haver uma maior generalização na utilização dos LEDs em água doce prende-se com o facto de ser-mos pobres e termos pouco poder de investimento.

Não preciso ser nenhum matemático para fazer as contas e chegar à conclusão que ao fim de 3-4 anos o investimento está pago e apartir daí é só poupança. O problema é mesmo ter o dinheiro necessário para dar aquele avanço inicial.

Eu por mim falo. à relativamente pouco tempo tive na Aqueden e o Rui mostrou-me as novas fitas leds que se adaptam às calhas já existentes. O meu unico problema é que dar 50-60€ anuais em lampadas e mais o extra mensal em electricidade é suportável e fazer um investimento de 400-500€€ assim "toma lá, dá cá" é bem mais dificil!

 

Abraços

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ola

concordo em parte com a razao preço investimento

mas reparem nos valores media que andam la fora

 

http://www.alibaba.com/product-gs/379687919/CE_Rohs_high_power_led_30w.html

 

acho que 30 watts por 20 euros nao fica caro.....mais os portes e tal mas mesmo assim o investimento ja nao é assim tao alto como antes

repito que os interesses comerciais em portugal e os altos preços que praticam , fazem nos esquecer de pesquisar la fora pensando que é tao caro quanto ca

 

led's que se vendem ca por 10 euros custam menos de 1 euros la fora

luminarias que aqui custam 400 euros , com 100 euros conseguimos com a mesma potencia , logico que os diy sem serem tao profissionais como as que compramos , isso ja vai do jeito de cada um .......

considero que exista um certo tabu perante leds e afins

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ptuga, mesmo assim acho esses valores que falas um pouco altos para esse tipo de produto, existem boas soluções qualidade/preço muito económicas. Parece-me é que a maioria dos lojistas ainda praticam é grandes margens de lucro e principalmente nesses produtos devido a ser novidade, pois os custos de produção a nível de fabricantes já não é nada de especial.

 

Posso dizer que no aquario que apresentei a solução instalada ficou em cerca de +/- 330eur, mas com a entrada do novo ano essa mesma solução e produtos irá ter pelo menos uma redução de custo na casa dos 10% a 20% ehehehh...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

É. provável, eu falei por alto....n sei valores concretos. Qd mandei estes valores até foi mais com a referência do que leio no reeforum. Nos salgados este tipo de investimento começa agora a ganhar muito mais força:

As necessidades de luz são no geral bastante elevadas, com os preços da energia a aumentarem e o desenvolvimento da tecnologia a chegar a um patamar muito bom, começam a ser soluções muito viáveis

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Aqua 150x60x60

 

Bem devo dizer que recentemente adquiri 3 calhas da TMC 1500 XG Ultima de 10.000k e o investimento foi grande!

 

Ainda está tudo muito no inicio e noto o que já esperava, o ângulo dos leds no inicio não é muito alto o que faz que no topo do aqua tenha algumas zonas de penumbra, mas que pode ser evitado se eu subir as calhas de leds, mas nada que me assuste. No fundo tenho luz sem problemas.

De salientar que estes leds têm uma vida de 50.000 horas e uma garantia de 5 anos dada pela TMC. São de alto rendimento e com maior ângulo do que os "normais" leds da TMC. Foi um projecto que esteve para ser concluído em 3 anos dado o investimento inicial que é necessário e pq não me apetecia despender dinheiro numa calha com HQI e o respetivo gasto de energia.

 

Poderão ver um filme que fiz aqui neste link, poderão ver tb a parte técnica, com Filtro Eheim 2178, 2180, Reactor CO2 AquaMedic, UV-C 55w HeliMax

 

Cumprimentos João Pedro Rodrigues :)

60L Tanganyika e 540 Aqua Project assinaturaaw.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem devo dizer que recentemente adquiri 3 calhas da TMC 1500 XG Ultima de 10.000k e o investimento foi grande!

 

Para mim é mm o acabas de dizer... investimentos grandes custam a fazer, mesmo que ao fim de 3-4 anos estejam amortizados e apartir daí seja só poupar...e bem!

 

Abraço

 

Já agora 3 calhas de quantos watts?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem vamos lá ver se até eu me entendo..eheh, a caixa na lombada diz que cada calha de LED tem a certificação IP67 por ser water-resistante e trabalhar a 17,5v.

 

Contudo fui verificar aos transformadores, e passo a explicar. O AquaBeam 1500XG Ultima é composto por 10 Led's dispostos em forma de "quadrado" tendo cada "quadrado" 2 canais. Cada canal alimenta 5 led's e pelo que eu li no transformador a 100% cada canal tem 19,5v e 0,7A.

 

Isto faz com que a 100% cada conjunto de leds gaste 39w e 1,4A

 

Falo em 100% pq é possível alterar a potencia máximo de cada canal de Led's conforme o gosto.

 

Eu tenho 1 relógio que liga os 2 canais de Leds da calha central às 13 e 1 canal de cada calha dos extremos, e outro relógio da TMC que me vai aumentando a luz de 0 a 100% dos outros 2 canais das calhas dos extremos desde o 12:30 até às 13. Fazendo com que quando atingem as 13 horas já os peixes estão há 30min a serem "habituados" à luz dos led's de forma a ficarem menos assustados. Optei por 30min como poderia ter optado por mais ou menos tempo.

 

No desligar acontece a mesma coisa, o central desliga totalmente, os das pontas parciais e demoram 30min a apagar totalmente.

Cumprimentos João Pedro Rodrigues :)

60L Tanganyika e 540 Aqua Project assinaturaaw.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas a todos,

 

Outro grande problema é que é um investimento "págavel" num espaço de tempo grande e nesse mesmo tempo de compensação muitas coisas novas e mais eficientes aparecem...

 

Só mais uma variante,

 

Boa discussão

 

 

RF

ShrimpRoom 31 aquas de Invertebrados Discus comunitário 950lts

-------------------------------------------------------------------------------------------------------

De momento não poderei responder atempadamente a MPs, grato pela compreensão.

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem, permite-me discordar um pouco de ti Ricardo.

 

E um pouco pq? Porque o sistema de Led's da TMC por si só já existe há bastante tempo, diria eu que há pelo menos 5 anos desde a altura que eu tenho conhecimento (e agora vem a parte que concordo ctg). Até agora o processo de evolução foi muito pequeno, mas como qualquer tecnologia o que é hoje novidade amanhã deixa de o ser, mas se assim não fosse, tu hoje não terias o teu telemóvel e terias apenas o de amanhã e nunca chegavas a ter nada.

 

Eu desde logo aquando da montagem deste aqua que me recusei em empatar dinheiro em HQI's e ter de suportar os respetivos gastos das mesmas, mas tb não tive disponibilidade imediata para investir no equipamento de iluminação que queria, por esse motivo tive o Aqua a "ciclar" durante 3 anos, até ter surgido agora a oportunidade.

 

Já por diversas vezes tive acesso a outro tipo de tecnologias todas chamadas de "Leds" alguns sistemas substancialmente mais baratos, muito menos que a metade, mas quando a esmola é demais o cego desconfia e preferi adquirir o mais caro, mas confesso que várias vezes me perguntei se estaria a fazer o certo, dada a enorme diferença de preço e ainda hoje me continuo a perguntar.

 

Um dos sites que me suscitou imensas dúvidas foi este http://www.ampoule-leds.fr/ como poderão confirmar têm sistemas de LED's "muito bons", baratíssimos e supostamente preenchem todos os requisitos que um aquariofilista necessita.

 

Vamos ver o que o futuro que aguarda com este sistema

Cumprimentos João Pedro Rodrigues :)

60L Tanganyika e 540 Aqua Project assinaturaaw.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ola

 

a diferença é que estes 3 x 39 watts, sao e vao todos direcionados a agua e ao fundo do aquario, ao passo que os mesmos 3 x 39 com lampadas t8 ou t5 , metade é dirigido para uma zona onde nao é necessaria luz, nao fosse por essa razao utilizados os reflectores , portanto o angulo dos leds faz aproveitar mais a luz que emitem que as outras opçoes

concordo que cada dia que passa mais soluçoes aparecem a nivel de iluminaçao mas a maioria nao é ainda aplicavel , vejamos o plasma.....lindo e maravilhoso mas carissimo ....vejam no google a maternidade de corais , contem 2 destas lampadas mas procurem o preço. portanto acho que os leds actualmente sao a melhor opçao em qualidad /preço /aproveitamento luz/gasto energetico .....

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas! isto é tens 3x39w?

Mas se assim for, não tens assim grandes poupanças em termos de energia eletrica!Ou estou enganado?

 

Errado

 

tenho um familiar com um aqua ligeiramente superior ao meu, tem 3 HQI de 150w cada uma. Tudo ligado durante 10h diárias

 

3x150w=450w

450wx10= 4.500w diários

 

Eu

35wx3=105w

105wx10=1050w diários

 

Pessoal eu no post anterior cometi um erro grave, o transformador indica V(Volts) e A(amperes) não indica W (watts) e eu com o hábito misturei alhos com bugalhos.

 

Estive a ver a relação de Watts, Amperes e Volts e as contas necessárias e tive preguiça de fazer as contas exatas, agarrei num monitor de gastos que tenho aqui em casa e medi diretamente.

 

O gasto é de 35w/h e tenho de In-Put não 220v mas 230+/-, existem sempre algumas variações

Cumprimentos João Pedro Rodrigues :)

60L Tanganyika e 540 Aqua Project assinaturaaw.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Errado

 

tenho um familiar com um aqua ligeiramente superior ao meu, tem 3 HQI de 150w cada uma. Tudo ligado durante 10h diárias

 

3x150w=450w

450wx10= 4.500w diários

 

Eu

35wx3=105w

105wx10=1050w diários

 

Pessoal eu no post anterior cometi um erro grave, o transformador indica V(Volts) e A(amperes) não indica W (watts) e eu com o hábito misturei alhos com bugalhos.

 

Estive a ver a relação de Watts, Amperes e Volts e as contas necessárias e tive preguiça de fazer as contas exatas, agarrei num monitor de gastos que tenho aqui em casa e medi diretamente.

 

O gasto é de 35w/h e tenho de In-Put não 220v mas 230+/-, existem sempre algumas variações

 

 

 

Boas! ok! assim está bem!!!!

Eu a meu ver o que se pretende dos leds, é ter a mesma quantidade de lumens e com o mesmo espetrum,por assim dizer o suficiente para o nosso aqua, mas com um conssumo de energia muito menor.isto é menos watts.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Voltando um pouco atrás no tópico. Qual é realmente a realidade dos led's em Portugal?

 

Tenho andado há dois dias a tentar aprender mais sobre led's, mas acho que a informação está muito dispersa e pouco clara. No caso das lâmpadas convencionais, e procurando manter a relação de W/L, é fácil de ver qual a potência das lâmpadas que devemos adquirir. No caso dos Led's existirá alguma relação desse género? Por exemplo: o que se deve procurar para um aquário de 200 L? Lumens por Litro? Lumens por Watt??

 

Acho que mais do que os vendedores que se tentam aproveitar da situação "nova" que é a tecnologia Led, é a falta de informação por parte de quem está à procura. Isso dá depois azo a situações mais comprometedoras.

 

Encontram-se soluções de LED de todas as formas e feitios, e desde os 20 aos 400€. Acho que de uma vez por todas se deveria saber o que vale cada uma. Coloco-vos portanto um desafio:

 

Imaginem que querem obter um plantado relativamente exigente, em que utilizassem (no caso de possuirem sistemas com lampadas convencionais) uma relação de 1W/L. Transpondo isso para tecnologia led (em que a potência por litro não é realmente o que interessa), o que procurar no caso de um aquário de:

 

- 60*30*50 - 90L

- 100*30*50 - 150L

- 120*40*50 - 240L

- 150 *60*60 - 540L

 

É possivel extrapolar alguma relação útil e fácil? Ou as soluções dísponiveis serão assim tão vastas que deverão ser aplicadas consoante as especificidades (técnicas e/ou financeiras) de cada um?

 

Um exemplo que encontrei:

 

 

"pensando num aquario de 200 litros com iluminação equivalente a 1W/l, sendo 2 hqis de 70W, e 2 lampadas tubulares de 20W, podemos pensar que elas produzem:

70W de hqi = +-6000 lms cada.

grolux de 20 = +- 1200 lms cada.

total da iluminação = 14400 lms

pra uma iluminação equivalente em leds você precisaria de:

2880 leds de 5mm

200 leds de 1w

150 leds de 2W

90 leds de 3W

60 leds de 4W

40 leds de 5W

20 leds de 20W."

 

"os leds pequenos, de 5 ou 10mm são muito ruins e produzem pouca luz. aconselho procurar os leds de 5 WATTS, os que tem base de ceramica. eles entregam cerca de 350lm a 1 m, e segundo meus fornecedores, são 50 vezes mais brilhantes com um led de 5mm e deve ser por ai, porque quando comparo meus iluminadores de 18 leds de 5w (que fornece mais de 6000lm a 1 metro) com um com 160 de 5 mm, a diferença é gritante, ainda mais porque o primeiro tem angulo de 120, enquanto os de 5mm tem 15."

 

Esta informação está certa? Se usarmos esse último exemplo, que preços ficaria uma calha com 40 Leds de 5W? 40*preço de 1 led 5W +/-

 

A realidade dos plantados "alimentados" a led's é que não se sabe muito bem se há alguma realidade naquilo que se vê. Desmistifiquem de uma vez por toda os leds, e verão concerteza os preços a baixar.

Isto podem ser tudo perguntas de um grande ignorante, mas de certeza que não sou o único!

Um abraço

 

P.S: entretanto encontrei mais um post, em que se descreve uma regra simples: 90Lumens/L, 60lumens/L ou 30 lumens/L, consoante se quer muita, média ou pouca iluminação. Toda a gente concorda? é ess a regra de ouro?

Editado por Paul

 

Tanpanama - Posted Image

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Com leds e iluminação standart não se pode comprar w por os mesmos W produzem Lumens diferentes, intensidade de Luz

 

Sim, a regra deveria ser Lumen por Litro e não W por Litro,se a relação que colocas é a regra de outro, não sei

Cumprimentos João Pedro Rodrigues :)

60L Tanganyika e 540 Aqua Project assinaturaaw.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais