Identificação: Marsilea ou Glossostigma??


JocaAlex

Recommended Posts

Boa noite.

Aquando da montagem do meu aqua mais recente, adquiri Cubas para fazer tapete. Num dos vasos vinha uma pequena porção de outra planta que eu supus ser Glossostigma. A planta deu-se lindamente e tem crescido bastante, mas conforme se vai espalhando suspeito que tenha mais a ver com Marsilea do que com Glosso. Como é a primeira experiência que tenho, quer seja uma quer seja outra, peço ajuda na identificação da mesma.

Deixo aqui umas fotos, alguma sugestão?

Desde já obrigado.

 

waOQoL.jpg

 

miZlNo.jpg

 

12cPRD.jpg

 

vXLEes.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas,

 

marsilea não é. parece de facto a glosso.

 

cumps,

 

Desde já obrigado A. Ferreira.

Fico mais feliz se de facto for Glosso :)

Como se estava a dar tão bem até duvidei, como são as duas tão parecidas e como nunca tive nenhuma delas, pensei que pudesse ser a Marsilea por requerer menos cuidados e eu ainda manter algumas reservas quanto a esta iluminação.

Grato pela ajuda. Abraço.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

 

Desde já obrigado A. Ferreira.

Fico mais feliz se de facto for Glosso :)

Como se estava a dar tão bem até duvidei, como são as duas tão parecidas e como nunca tive nenhuma delas, pensei que pudesse ser a Marsilea por requerer menos cuidados e eu ainda manter algumas reservas quanto a esta iluminação.

Grato pela ajuda. Abraço.

boas,

 

a fazerem pearling dessa maneira não deve haver problema com a iluminação biggrin.png' alt=':biggn:'>

 

abraço,

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois, talvez até nem haja, mas a dúvida é sempre a pior coisa...

A luz é de origem, é o projetor que vinha a equipar o aqua, mas não traz especificações! Diz que é de 6W, é de led... e mais nada. Nem lumens, nem kelvins, nada... daí eu estar a fazer um projeto para alterar, mas honestamente até as Cubas mais profundas estão a perlar...

O equipamento que tenho é este:

 

http://www.aquatlantis.com/downloads/file226_gb.pdf

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Boas,

 

Concordo com o António, essa planta é mesmo a glosso.

 

Um abraço

Cumprimentos, Ismael Figueira

Projectos correntes - FenrirSkogen / Laurento

Projectos terminados - Ephemeris / Wind Of Change / Woods Stream / Little Nature / Rainforest Reborn - video / Primeiro plantado 300L 'rainforest' - video

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, tenho um clip igual a esse, de facto não é muito potente, só me dá para fetos e anúbias... Mas essas plantas parecem estar a aguentar bem

 

Não estão nada Dannigs...

Apesar do pearling estão a estiolar bastante. Crescem imenso mas as folhas são esparsas e os entrenós bastante distantes, tenho mesmo de alterar a luz...

O que lhes vale é o CO2. Amanhã coloco fotos. A única coisa boa é que é fácil retirar podas, crescem para todos os lados com bastante comprimento.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sim, o cubo é bonito e de facto merecia uma luz melhor. Eu optei por comprar lâmpada de led compacta e a conexão, só ando às voltas com a cabeça como fazer o suporte, ainda não me decidi...

Uma chihiros para esta largura não deve ser cara, o Gonçalo tb já me deu essa dica, vamos ver.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A Chihiros é mais ou menos 1€ por cm. Se não me engano esse cubo é de 30 né? Então 30 paus.


A Chihiros é mais ou menos 1€ por cm. Se não me engano esse cubo é de 30 né? Então 30 paus.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sim, é um cubo... um pouco pro retangular... lol

Tem 28 de largura e 33 de profundidade e altura. A largura é a medida menor, deve ter sido feito à medida para poupar na calha :)

A questão aqui é o suporte, como tem o vidro em cima e tem de estar sempre a ser retirado, só tem 3mm de cada lado para apoio interior, não posso colocar um suporte que me invalide o uso da tampa...

Aliás, esse é o motivo porque ainda não fiz eu mesmo o projetor, ando a tentar inventar um suporte que possa utilizar aqui.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais