Anúbias com manchas escuras nas folhas


bettaa

Recommended Posts

Pessoal

O meu aqua tem o seguinte setup:

Aquário: Scalare 40x25x30 - 30 Litros
Iluminação: Candeeiro de leds de 200 lumens 5000 K. ligado das 10:30h às 18:00h
Filtro: Eheim liberty 2041
Substrato: Areão de rio
Hardscape: Um pequeno tronco e pedras de xisto
Flora: Elodea, Ceratophyllum Demersum (foxtail), Feto de Java, Hygrophila Polysperma, Anubia Nana e Anúbia Barteri (esta não tenho a certeza. É um pouco maior que a outra).
Fauna: 1 Betta Double Tail e 1 camarão Amano (ou nenhum dado que não o vejo em lado nenhum...)

Estou a notar que as Anúbias estão a ficar com manchas escuras nas folhas. Penso que não sejam algas porque a mancha não sai quando passo os dedos nas folhas. Eu fertilizo semanalmente, após as TPA's, com fertilizante Tropica Specialized (o frasco verde).

 

Eu não possuo kits para testar a água.

Aqui ficam umas fotos:

 

20151115_1519031_zpsjjaxr2tp.jpg

 

 

20151115_1518271_zpsf7bqhdgb.jpg

 

20151115_1517591_zpsxle4h8qh.jpg

 

 

Alguém pode dar-me uma "dica" sobre o que se estará a passar?

Desde já agradeço!

Editado por bettaa
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

 

Experimenta colocá-las numa zona onde apanhem menos luz.

 

Cumprimentos,

 

José

 

Olá Bringer

 

É complicado mover as anúbias porque o aqua é pequeno e ambas as espécies estão amarradas a um tronco comprido que não me permite muita mobilidade pelo aqua. Além do mais não tenho plantas de porte alto que façam grandes sombras.

 

Pelo tipo de plantas que tenho no aqua achas que o fotoperíodo é demasiado longo? (está das 10:30h às 18:00h) O problema poderá ser esse? Achas que devo diminuir ao tempo de exposição à luz?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pesquisei um pouco e parece que as anúbias dão-se um pouco mal sob muita luz.

Se tens temporizador, experimenta um corte entre as 13h00 e as 14h00.

 

Eu também andei a ler e também vi que as anúbias não gostam de muita luz sobre elas....Tenho temporizador e vou fazer a experiência....

 

Obrigada Bringer! ;)

 

Mas continuo aberta a mais sugestões :)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 9 meses depois...

Boas

 

e resultados dessa experiencia com a luz?

 

cumprimentos

 

Fiz a experiência mas não vi grandes resultados. Um pouco tempo depois comprei uma calha Chihiros A-Series para aquas de 40 cm e o aqua estabilizou. Provavelmente eu não teria a iluminação adequada.

 

No entanto, atualmente, estou a notar que as anúbias estão a ficar com pequenos buracos e com as pontas a desfazer-se, em algumas folhas. Noto que a foxtail, que sempre cresceu muito bem, está a ficar escura na parte de baixo... Os animais (1 Betta e 6 Amano) estão saudáveis.

 

Vou insistir nas TPAs para tentar estabilizar o ambiente.

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não tem luz directa, uma janela ou porta aí?

Essas manchas parecem algas castanhas.

 

 

Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk

 

O aquário está afastado da janela e o compartimento onde está é bastante escuro quase todo o dia. A única luz mais forte que tem é a da calha.

 

 

Tenta baixar a intensidade e/ou colocar umas Limnobium Laevigatum ou Hygrophila Difformis para a luz não incidir tanto sobre as anúbias.

 

O aqua tem uma tampa de vidro. No Inverno fica muito embaciada o que faz que que a luz da calha não incida com tanta intensidade. Agora no Verão o vidro da tampa fica totalmente limpo e se calhar a luz está a ser muito intensa. Tenho a calha ainda à poucos meses e ainda não tinha pensado nesta hipótese. A luz da calha nunca esteve no máximo mas se calhar terei de reduzir ainda mais a intensidade.

 

Quanto às plantas que sugeres: a Limnobium Laevigatum é planta flutuante. Eu já tive Salvinia Natans e tive de a retirar porque cresceu imenso e começou a tapar toda a superfície do aqua fazendo demasiada sombra para as plantas do fundo. Entretanto eu coloquei um filtro de cascata que se tornou incompatível com as plantas flutuantes uma vez que as empurrava para o fundo. A Hygrophila Difformis eu não conhecia mas pelo que pesquisei tem raiz e eu não tenho solo fértil.Tenho apenas areão de rio no aqua.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais