plantas acastanhadas e sem raizes


joana-ferraz

Recommended Posts

boas, tenho um aquário de 25 litros a 7 meses, tenho notado que as plantas tem um crescimento lento e os rebentos novos muito rapidamente ficam acastanhados perdendo o tom de verde é normal? e algumas mudas não ganham raiz, quando as comprei cresciam mais rapidamente e num tom verde.

Tenho apenas gupies que se dão lindamente mas as plantas é que me estão a preocupar mais. Tendo reduzido bastante o numero desde que montei o aquario.

 

Tenho Substrato fértil da sera e fertilizo com sera flore daydrop

tpa semanal e valores de ph normais, nao tenho outros testes.

iluminação 1 lâmpada furescente de 10 W da BOYU durante 8 a 9 horas

temp- 28ºc quase 29º mais ou menos

Filtragem: filtro interno com esponja e mini siporax

 

aqui tem umas fotos que não da para ver com muito pormenor

c8VoVo.jpg

i6gU0X.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, quais são os nomes dessas plantas? Assim só de olhar para elas não sei dizer quais são. Convinha veres que plantas são para veres as necessidades delas e depois já se pode dizer o que poderá ser.

E isso é substrato fértil? Pela foto não parece.

 

Isso pode ser muita coisa, desde luz a mais, fertilizante a menos, falta de co2, etc.

  • Votar + 1

Projecto aquário plantado 200L
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

a maior parte é das plantas são elodeas e tem um pé de hydrofila. o substrato fértil da sera não pode estar em contacto direito com a agua logo o que vê na foto é o areão que está por cima do substrato fértil.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Joana,

 

Tens fauna no aquário que necessite de uma temperatura tão alta?

Se não, baixa para 26-27.

Procurei a composição desse fertilizante mas não encontrei.

Bem, resumindo a minha opinião é que esse substrato fértil não é grande coisa e o areão de rio também não ajuda muito.

Quando a fertilizantes, há melhor.

No que diz respeito à luz, não sei qual a temperatura, mas como não tens plantas muito exigentes, acho que não é grave.

 

O meu primeiro aquário também tem Sera Flora Depot.

No segundo tenho ADA Power Sand e Tropica Plant Growth. Nota-se bem a diferença.

Se bem que a luz do segundo também é melhor.

 

Se li bem, tens apenas guppys.

Baixa essa temperatura para 25.

Só este pormenor vai melhorar a saúde das plantas.

 

http://www.seriouslyfish.com/species/poecilia-reticulata/

 

Cumps.

 

José

  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas


Sempre tive ideia que os gupys necessitavam de uma tº entre os 27 e 28º, mas sendo assim vou experimentar baixar um pouco. por agora este substrato vai ter que ficar, não tenho outra solução. como noto que o aquário fica sujo de uma semana para a outra acha que pode ser da filtragem? quando digo sujo é vidros e pedras acastanhadas também e com algum verdete ( que eu sei que é normal), estou a fazer tpa 2 vezes por semana faço bem?


quanto a luz é da marca boyu, própria para plantas, não sei a temperatura. :confused4:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

justifica-se CO2 para este aquário pequeno, mesmo tendo substrato e plantas de fácil manutenção? e quanto ao CO2 em spray não altera nada no aquário?

 

 

Boas egas2013 obrigado pela dica já estou a diminuir a temperatura. como tenho várias crias não faz mal?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O CO2 irá baixar um pouco o PH e a dureza.

Mas é uma questão de doseares apenas o necessário.

Lembra-te de que o carbono é o elemento essencial da vida.

Se doseares uns 30ml por dia (a campânula tem uma escala), um spray dá para uns 3 meses.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas já ouvi falar e li bastantes artigos sobre o CO2 caseiro, será que posso tentar ou recomenda mesmo esse?

Boas, eu acho que podes tentar. Fica barato. Nunca usei, mas conheço quem já usa há algum tempo e nunca teve problemas. Mas também já li de quem usou e diz que por vezes é difícil de manter equilibrado, pelo facto de não ser pressurizado e limitar-se à reacção da concentração.

 

Mas acho que podes sempre tentar. Não custa nada. Acho que consegues fazer aquilo por menos de 5€. Por isso, se não der resultado também não perdes muito. ;)

E com o tempo se achares que vale mais a pena e, claro, tiveres t€mpo para investir num pressurizado logo vês.

Editado por taiko

Projecto aquário plantado 200L
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Joana

Eu já usei co2 caseiro (até criei um tópico para o reactor que fiz)

http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=239072&hl=

E posso dizer que não é fácil manter o fluxo principalmente agora no inverno com o frio a reacção é mais lenta.

Podes sempre procurar por outras receitas mas no fim vai sempre dar ao mesmo.

Pessoalmente recomendo-te que uses pressurizado.

Usa o método que amigo José sugeriu e vais ver que ficas bem servida.

 

Cumps

large.20180216_220821.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais