Calha led 10w


Bf@sc

Recommended Posts

Boas a todos estou a realizar um projecto novo de uma calha de leds 10w para o meu aquario o projecto é para o meu aqua 140L com as medidas 80x35x50 ainda é altinho como tal estava a pensar em colocar cerca de 4 leds embora o projecto que estava a fazer fosse de 8 e achei exagerado entao decidi fazer uma calha de apenas 4 leds 10w 6500k. já li muito sobre o assunto sei que aquecem a brava por isso já levo em consideração a calha em aluminio e duas fans de 12 caso a calha não dissipe o calor eficazmente.

Já encomendei os leds pela net mandei vir um pack de 10 por 8 euros no caso de alguma coisa correr mal sempre tenho de reserva e até aqui tudo bem só que hoje a medida que estava a fazer o projecto começei a peesquisar quando as duvidas iam surgindo e neste momento já estou a precisar de ajuda pk sa começa a complicar e as duvidas são:

-será que 4 leds destes chegam?

-posso ligar as fans juntamente com os leds?

-como ligar o potenciometro aos leds?

-sei que preciso de um driver para os leds não sei a potencia visto ter 8 leds seria de 80w?

-e o transformador sei que tem de ser de 12v mas tenho que ver a amperagem tambem certo?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

project calha aqua2

 

 

 

aqui segue a imagem do projecto que estou a desenvolver assim já dá para perceber melhor tou com algumas duvidas nas ligações sei que tenho que colocar umas resistências de 2ohm antes do positivo de cada led certo? qualquer ajuda será bem vinda

Editado por Bf@sc
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 semanas depois...

boas,

 

eu punha 6 desses led's, se for possível 2 deles ligarem separadamente melhor.

 

vê a luz deste aquário, tem 8 led's de 10, acho a luz espectacular.

 

no meu nano tenho 1 led de 20, tem corrido bem.

 

cumps,

Editado por A. Ferreira
colocar link
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...
  • 2 semanas depois...
  • 2 meses depois...

 

 

 

 

aqui segue a imagem do projecto que estou a desenvolver assim já dá para perceber melhor tou com algumas duvidas nas ligações sei que tenho que colocar umas resistências de 2ohm antes do positivo de cada led certo? qualquer ajuda será bem vinda

 

 

Não sei que LED´s são, mas leds de potência em paralelo não é boa ideia.

O paralelo é divisor de corrente e os led querem corrente constante (geralmente na ordem dos 350mA, tens de dizer qual o tipo de LED)

por etapas:

-tipo de LED

-Potência total requerida

-dimensionamento da PSU (fonte de alimentação)

 

cpts

frame.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Hugo

 

Já terminei a calha obrigado. Agora está de parte após ter funcionado maravilhosamente por 3 mesitos pk montei um aqua novo de 250 lts e já coloquei calhas novas de fluorescentes pk a outra vazia algum barulho com as fans a trabalhar.

 

cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais