De volta ao hobby


André Geraldes

Recommended Posts

Boa tarde a todos, já fui um utilizador muito assíduo deste fórum (na altura com o nome "andred") e em especifico da parte de invertebrados, mantive alguns aquários durante alguns anos, cometi vários erros que só hoje percebo, mas consegui ter peixes e invertebrados saudáveis e a reproduzir sem problemas, mas isto já foi à mais de 5-6 anos atrás e foi por volta dessa altura que deixei o hobby.

 

Sempre senti saudades do hobby mas o tempo e as condições nunca ajudaram, agora tenho mais margem para gerir tais assuntos e depois de ver/ler vários tópicos, reddit, lojas entre outros, decidi não resistir e montar um aquário, nada complicado, algo simples com o seu trabalho associado mas sem muitos exageros.

 

Estou feliz com o que criei, mas ao mesmo tempo um pouco ansioso e receoso de fazer asneiras mas acredito que com o tempo isto vai ao sitio!

 

Data da montagem: 17/10/2016

 

Aquário com 40 comp x 25 larg x 30 alt, 30L mas com o substrato, rochas e tronco ficou com 23-24L

Filtro de mochila 300L/h

Aquecedor Sera 50W

Lampada 13W

 

Substrato 1L de Plant Growth Substrate e cerca de 4L de Aquarium Soil ambos da Tropica

 

Flora

Anubias 'Petite'

Eleocharis parvula

Ludwigia repens 'Rubin'

Microsorum pteropus 'Narrow'

 

A flora será esta ou menos do que esta se houver problemas, no máximo terá mais musgo do tipo 'xmas'.

 

 

Fauna

Ainda por decidir, inicialmente 1 variante de Neocaridina e mais tarde 1 de Caridina, aceito sugestões nesta parte

 

 

Fotos

 

 

 

Dia da montagem (17/10):

 

1.jpg

2.jpg

3.jpg

 

4.jpg

5.jpg

6.jpg

 

1º dia (18/10):

 

7.jpg

8.jpg

 

 

Hoje (19/10):

 

9.jpg

10.jpg

 

 

 

 

Não penso em colocar botija de CO2, até por isso escolhi plantas que não "precisem" de tal, durante a ciclagem irei adicionar pedaços de pastilhas de CO2 para as plantas se desenvolverem nesta fase inicial sem vivos.

 

O aquário encontra-se agora em ciclagem ou a tentar, comprei um frasco de 50 ml de Sera Bio Nitrivec para colocar nestes primeiros tempos para ver se dá uma ajuda no arranque, os testes que possuo são pH, amónia e nitratos.

 

Ontem adicionei 3 pequenos pedaços de comida de camarão para se decompor e começar o ciclo, adicionei também 10 ml de Bio Nitrivec, medi apenas o pH e 6,5 (Utilizei água do Lidl, alguém recomenda uma diferente?) e temperatura de 24ºC. Mas só hoje é que usei os outros testes e os valores de amónia e nitratos foi 0 para ambos, será que o ciclo ainda não começou? Amanhã vou voltar a fazer por achar que talvez tenha feito mal os testes.

CAI_logo.jpg
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem vindo de volta, com os neocaridinas podes abusar um pouquinho ;) e manter as plantas viçosas. Quanto ao ciclo espera mais uns dias, dá tempo para as plantas irem desenvolvendo sen riscos de causar baixas com possíveis remexidas em plantas ou hardscape que liberte carga orgânica do substrato fértil por baixo.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem vindo de volta, com os neocaridinas podes abusar um pouquinho ;) e manter as plantas viçosas. Quanto ao ciclo espera mais uns dias, dá tempo para as plantas irem desenvolvendo sen riscos de causar baixas com possíveis remexidas em plantas ou hardscape que liberte carga orgânica do substrato fértil por baixo.

 

Obrigado pela resposta. O que queres dizer com abusar com os neocaridinas? Misturar vários?

 

 

 

Update após 1 semana:

 

Hoje chegaram os testes que me faltavam e eis os valores da água de hoje:

Temp: 24ºC

PH: 6

KH: 1-2

GH: ~5

NO2: 5 mg/L

NO3: 0 - 5 mg/L

NH3/NH4: 0 mg/L

 

Os valores da amónia serão normais? Será por causa do ph da água estar abaixo de 7? Ou será o teste que estou a utilizar? É da Prodac

 

Já agora qual a água que utilizam? Andei a fazer testes à água da torneira e os valores são interessantes, PH: 7 KH: 3 GH: 4 , tenho usado água do lidl e continente (PH 6,2 - 6,6), mas usando Sera Aquatan ou Seachem Prime na da torneira não seria melhor?

 

E por ultimo uma foto geral:

IMG_20161024_135543.jpg

 

 

 

A fauna pensada será Neocaridina Blue Jelly/Blue Pearl? para começar e mais tarde uma variante de Caridina Tiger

Editado por André Geraldes
CAI_logo.jpg
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Em primeiro lugar parabéns pelo regresso ao hobby, depois pela escolha, os camarões, que são seres magníficos em especial nestes aquários mais pequenos. Em 3º lugar pelo solo, Tropica, para mim do melhor que há no mercado, em especial no que toca a preço/qualidade.

Quanto a camarões eu optava pelos Crystal Red, mas são os meus preferidos, por isso sou suspeito.

Quanto a plantas e dado o solo que tens, penso que uns pés de Staurogyne Repens ficavam bem entre as pedras e os troncos.

Boa sorte para a montagem.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

. O que queres dizer com abusar com os neocaridinas? Misturar vários?

 

Não, queria dizer que podes usar o co2 e fertilizantes mais à vontade de maneira que as plantas cresçam melhor no arranque da montagem.

 

Update após 1 semana:

 

Hoje chegaram os testes que me faltavam e eis os valores da água de hoje:

Temp: 24ºC

PH: 6

KH: 1-2

GH: ~5

NO2: 5 mg/L

NO3: 0 - 5 mg/L

NH3/NH4: 0 mg/L

 

Os valores da amónia serão normais? Será por causa do ph da água estar abaixo de 7? Ou será o teste que estou a utilizar? É da Prodac

 

Amónia (NH3/NH4) a zero e nitritos (NO2) a aumentar significa que estás a meio da ciclagem, assim que esses nitritos desapareçam e os nitratos aumentem significa que está na hora de uma tpa ;)

A diferença entre NH3 - Amónia e NH4 - Amónio tem a ver com o pH, estando acima de 7º torna-se a muito perigosa amónia para os peixes, em pH ácidos aparece como amónio que não representa perigo.

 

 

Já agora qual a água que utilizam? Andei a fazer testes à água da torneira e os valores são interessantes, PH: 7 KH: 3 GH: 4 , tenho usado água do lidl e continente (PH 6,2 - 6,6), mas usando Sera Aquatan ou Seachem Prime na da torneira não seria melhor?

 

Eu uso exclusivamente agua da torneira que repousa dentro de garrafões pelo menos dois dias, isto para os meus aquários de camarões. Mas como tens feito é também correto e representa menos perigo!

 

 

A fauna pensada será Neocaridina Blue Jelly/Blue Pearl? para começar e mais tarde uma variante de Caridina Tiger

 

 

Boas escolhas.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais