Novo projecto camarões - dúvidas de iniciação


magalhaespm

Recommended Posts

Olá,


Recentemente decidi iniciar-me em aquário de camarões.


Dados do aquário


Dimensões: 42*21*30

Aquecedor: Newa Visi-Therm 50w

Filtro interno: Sera L60 (esponja)

Lâmpada: LED 15W 250lm 6400K

Substrato: Tropica Aquarium Soil


Flora

Hygrophila polysperma

Limnophila sessiliflora

Taxiphyllum barbieri

Bucephalandra 'Wavy Green'

Egeria densa

Anubias barteri var. nana (acho que é esta)


Fauna

3 camarões Crystal Red (estes primeiros camarões foram inseridos esta semana (o aquário ciclou com um filtro maturado da montagem anterior)




Data de montagem: 13/11/2016

Temperatura: 24ºC

PH: 6,5




Fotos


1_20161127-DSC_7875-01.jpg


1_IMG_20161127_210052-01.jpg


1_IMG_20161128_192447-01.jpg



1_IMG_20161128_200248.jpg



A ideia é acrescentar mais 3 camarões para a semana. E entretanto aprender mais sobre a gestão deste aquário. Tenho lido informações aqui no forum, mas dada a falta de experiência com camarões, tenho várias dúvidas de como agir da forma mais correcta.


  1. Numa primeira fase estou a tentar acertar com a alimentação. Sei que devo dar algo como espinafres e cenouras ligeiramente cozidas e não deixar muito tempo no aquário os restos. De início comprei por aconselhamento Caridina Vita, mas se os camarões também se alimentam nas plantas/musgo - mas não percebo se têm suficiente ou em excesso -, como devo gerir todos os tipos de alimento?

  2. Poderei incluir caracóis depois? Pelo que percebi dividem a alimentação nas plantas/musgo com os camarões.

  3. É a primeira vez que trabalho com um filtro de esponja, e aparentemente tenho quase zero de circulação de água no fundo, o que levou já a aparecerem umas espécies de nuvens/gosma translucida junto do musgo mais abaixo - que creio serem por esse motivo da água parada. Vou aumentar a quantidade de ar e apontar a saída do filtro para uma parede. Pode ser necessário uma pedra de ar?

Obrigado.








Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

  • Numa primeira fase estou a tentar acertar com a alimentação. Sei que devo dar algo como espinafres e cenouras ligeiramente cozidas e não deixar muito tempo no aquário os restos. De início comprei por aconselhamento Caridina Vita, mas se os camarões também se alimentam nas plantas/musgo - mas não percebo se têm suficiente ou em excesso -, como devo gerir todos os tipos de alimento?
  • Poderei incluir caracóis depois? Pelo que percebi dividem a alimentação nas plantas/musgo com os camarões.
  • É a primeira vez que trabalho com um filtro de esponja, e aparentemente tenho quase zero de circulação de água no fundo, o que levou já a aparecerem umas espécies de nuvens/gosma translucida junto do musgo mais abaixo - que creio serem por esse motivo da água parada. Vou aumentar a quantidade de ar e apontar a saída do filtro para uma parede. Pode ser necessário uma pedra de ar?

Respondendo às tuas perguntas:

 

1. Não te preocupes muito com a alimentação dos camarões, três camarões num aquário com plantas arranjam sempre comida mais do que suficiente. Além disso eles não são esquisitos... comem qualquer comida para peixe. Espinafres, cenouras e outros vegetais são mais tipo uns miminhos que o pessoal gosta de dar ao bichos. Comidas xpto são boas para realçar as cores mas, sinceramente, pelo preço acho que só vale mesmo a pena se estivermos a falar de grades muito altas de camarões.

 

2. Caracois? Sim, claro, há sempre comida suficiente para todos! Aconselhava-te a escolheres uns caracóis que não reproduzam muito depressa tipo umas neritinas, ampulárias, taia naticoides ou cipangopaludina leucythoides, por exemplo.

 

3. Pedra de ar? NÃO! Se o filtro estiver bem montado fai fazer circular a água o suficiente. Desde que haja alguma agitação na superfície está bom. Essa "espécies de nuvens/gosma translucida" é, provavelmente, de ser uma montagem nova.

 

Cá para mim o teu maior problema é manter essas plantas todas com tão pouca luz. As pontas do aquário estão um bocado escuras... ou é impressão minha?

 

Estás a iniciar-te nos camarões com CRS... como estão os parâmetros da água?

 

Força com isso e boa sorte com o projecto.

Cumps.
José Prada aka Micro-Chip

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas mangalhaespm

Gostei muito do teu Layout,parece a ilha do Pico,

os camarões estão muito bonitos,podes colocares

no aquário umas folhas de carvalho,ou azinheira,

umas pinhas de amieiro,que eles gostam,podes

dar Gorgete,Senoura,Brocolos,folhas de Espinafre,

Folhas de Ortigas,tudo com uma fervura.

Boa sorte.

 

Cump. Álvaro Silva :thumbup3:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tá muito fixe!

 

Mas como foi dito também acho pouca luz.

 

E a anubia não parece ser a nana.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

quanto ás duvidas não te sei ajudar, mas esse layout está muito agradável...Parabéns!

essa pedra central.... :drool3:

 

Obrigado :)

 

Boas mangalhaespm

Gostei muito do teu Layout,parece a ilha do Pico,

os camarões estão muito bonitos,podes colocares

no aquário umas folhas de carvalho,ou azinheira,

umas pinhas de amieiro,que eles gostam,podes

dar Gorgete,Senoura,Brocolos,folhas de Espinafre,

Folhas de Ortigas,tudo com uma fervura.

Boa sorte.

 

Cump. Álvaro Silva :thumbup3:

 

Obrigado pelas dicas :thumbup3:

 

 

Tá muito fixe!

 

Mas como foi dito também acho pouca luz.

 

E a anubia não parece ser a nana.

 

Obrigado, de facto estou com um problema de luz. Quanto à planta, não fiquei com o nome quando a adquiri mas vou ver junto do vendedor para ficar com a ficha do aquário certa.

 

 

Boas,

 

Respondendo às tuas perguntas:

 

1. Não te preocupes muito com a alimentação dos camarões, três camarões num aquário com plantas arranjam sempre comida mais do que suficiente. Além disso eles não são esquisitos... comem qualquer comida para peixe. Espinafres, cenouras e outros vegetais são mais tipo uns miminhos que o pessoal gosta de dar ao bichos. Comidas xpto são boas para realçar as cores mas, sinceramente, pelo preço acho que só vale mesmo a pena se estivermos a falar de grades muito altas de camarões.

 

2. Caracois? Sim, claro, há sempre comida suficiente para todos! Aconselhava-te a escolheres uns caracóis que não reproduzam muito depressa tipo umas neritinas, ampulárias, taia naticoides ou cipangopaludina leucythoides, por exemplo.

 

3. Pedra de ar? NÃO! Se o filtro estiver bem montado fai fazer circular a água o suficiente. Desde que haja alguma agitação na superfície está bom. Essa "espécies de nuvens/gosma translucida" é, provavelmente, de ser uma montagem nova.

 

Cá para mim o teu maior problema é manter essas plantas todas com tão pouca luz. As pontas do aquário estão um bocado escuras... ou é impressão minha?

 

Estás a iniciar-te nos camarões com CRS... como estão os parâmetros da água?

 

Força com isso e boa sorte com o projecto.

 

Obrigado pelas respostas. De facto nunca tive tantas plantas e reparo agora que a luz está muito centralizada. Estou a ver soluções para não destapar o aquário, o que passaria eventualmente por um projecto DIY com fitas LED. Outra ideia que estou a estudar é comprar uma luminária porque a parte central da tampa onde está a actual é aberta (metade da tampa), e ver se dispersa bem a luz colocando sem os suportes de altura (ficando ao nível da tampa) - algo como esta http://www.ecoarium.com.pt/pt/led-iluminacao/697-hi-lumen-v2-30-2100677-10412.html

Editado por magalhaespm
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas,

 

a montagem está muito bem conseguida, parabéns.

 

Em relação às dúvidas subscrevo o que o membro José Prada disse...

 

Com 3 camarões eu nem dava comida ou então dava apenas uma a duas vezes por semana, pela minha experiência mais vale comida a menos do que a mais. E os camarões no extremo começam as roer as plantas verde (é o sinal claro que têm comida a menos ;) ).

 

Caracóis sim mas reforço que não sejam de fácil reprodução pois podem virar praga, se bem que também podem servir de barómetro da quantidade de comida: elevada reprodução corresponde comida em excesso no aquário.

 

O filtro de esponja é suficiente para essa litragem, eu só uso filtros de esponja nos aquas de camarões (60l). No entanto, eu prefiro os de duas esponjas para poder limpar alternadamente a colónia bactérias no filtro mais estável.

 

A gosma é normal em novas montagens, uma caridina japónica é do melhor que há para tratar disso ;)

CPPC - Comunidade Portuguesa Plantas Carnívoras
Semttulo.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas,

 

a montagem está muito bem conseguida, parabéns.

 

Em relação às dúvidas subscrevo o que o membro José Prada disse...

 

Com 3 camarões eu nem dava comida ou então dava apenas uma a duas vezes por semana, pela minha experiência mais vale comida a menos do que a mais. E os camarões no extremo começam as roer as plantas verde (é o sinal claro que têm comida a menos ;) ).

 

Caracóis sim mas reforço que não sejam de fácil reprodução pois podem virar praga, se bem que também podem servir de barómetro da quantidade de comida: elevada reprodução corresponde comida em excesso no aquário.

 

O filtro de esponja é suficiente para essa litragem, eu só uso filtros de esponja nos aquas de camarões (60l). No entanto, eu prefiro os de duas esponjas para poder limpar alternadamente a colónia bactérias no filtro mais estável.

 

A gosma é normal em novas montagens, uma caridina japónica é do melhor que há para tratar disso ;)

 

Obrigado pela resposta.

 

O espaço no aqua é pequeno para ter duas esponjas daquelas, pelo menos foram as menores que me apontaram na loja.

 

Ainda não tive oportunidade de sondar os caracóis, nem de ir buscar mais 3 red crystal como tenho planeado. Estou mais preocupado por agora em solucionar o problema da pouca luz, já tenho umas plantas de canto a perderem cor :(

 

Mas poderia colocar uma caridina japónica neste aqua com os red crystal sem problemas de companhia e sendo só uma já que a litragem é pouca? Se calhar em vez de caracóis?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado pelas respostas. De facto nunca tive tantas plantas e reparo agora que a luz está muito centralizada. Estou a ver soluções para não destapar o aquário, o que passaria eventualmente por um projecto DIY com fitas LED. Outra ideia que estou a estudar é comprar uma luminária porque a parte central da tampa onde está a actual é aberta (metade da tampa), e ver se dispersa bem a luz colocando sem os suportes de altura (ficando ao nível da tampa) - algo como esta http://www.ecoarium.com.pt/pt/led-iluminacao/697-hi-lumen-v2-30-2100677-10412.html

Eu tenho uma calha led dessas no aquário dos caridina dennerli que é mais ou menos das dimensões desse e com tampa em vidro. Dá uma luz muito fixe, mas como os tylomelania comem-me a verdura toda, não tenho nenhuma planta no aquário (nem o musgo se safa!), é só mesmo rocha, pelo que não te sei dizer se é o ideal.

 

Quanto à japónica... queres pôr um camarão para fazer limpeza a um aquário de camarões? :tongue: Um caracol pelo menos sempre é uma coisa diferente, mas é só uma opinião.

Cumps.
José Prada aka Micro-Chip

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Quanto à japónica... queres pôr um camarão para fazer limpeza a um aquário de camarões? :tongue: Um caracol pelo menos sempre é uma coisa diferente, mas é só uma opinião.

 

Sugeri a japónica porque é a única espécie que conheço capaz de limpar a gosma. Quando o serviço estiver feito é aconselhável retirar de novo do aquário. Como as caridinas japónicas crescem muito mais que os crystal provavelmente vai-lhes causar stress. Pessoalmente acho melhor colocar uma japonica do que tirar tudo para fora, lavar e voltar a meter no aqua. Mais tarde quando o ciclo estiver completo o aquário terá lugar para uma boa colónia de camarões e meia dúzia de caracóis (que não se reproduzam).

CPPC - Comunidade Portuguesa Plantas Carnívoras
Semttulo.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sugeri a japónica porque é a única espécie que conheço capaz de limpar a gosma. Quando o serviço estiver feito é aconselhável retirar de novo do aquário.

Sim... é uma solução. Mas não sou muito apologista de estar a comprar animais para uma tarefa específica e depois retirar. Pelas fotos a gosma não me parece assim tão problemática e umas aspiradelas até resolvem o problema ou então deixar o aquário estabilizar que acaba por desaparecer. Retirar tudo para lavar também concordo que não é a melhor solução.

 

Agora se ele já tiver japónicas noutro aquário que queiram ir passar umas férias, aí já é outra conversa! :naughty:

Cumps.
José Prada aka Micro-Chip

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois, nesse caso a ideia da japónica fica de parte porque não tenho outro aqua, e porque a tal gosma já percebi que é mesmo da comida - só aparece na mesma e parece um género de colónia de bactérias localizada.

 

Como já disseram, com 3 camarões ainda não preciso de muito mais comida "extra". Vou conhecer/estudar entretanto os caracóis que mencionaram aqui

 

2. Caracois? Sim, claro, há sempre comida suficiente para todos! Aconselhava-te a escolheres uns caracóis que não reproduzam muito depressa tipo umas neritinas, ampulárias, taia naticoides ou cipangopaludina leucythoides, por exemplo.

 

Ontem vi outro exosqueleto, o que creio que seja bom sinal que estão a crescer.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Magalhães, parabéns pela iniciativa, está muito giro, gosto muito.

Não tenho nada a dizer, estão a dar-te boas dicas.

A acompanhar com interesse.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

20161213-1mes.jpg

 

 

 

Ainda não tive oportunidade de solucionar a questão da luz, nem disponibilidade para adicionar mais habitantes.

 

Hoje faz 1 mês de montagem (e já encontrei mais outro exosqueleto, já contei 3 :) ), e os camarões parecem felizes - à excepção do mais pequeno de todos que raramente o vejo -, a Bucephalandra 'Wavy Green' que estava no lado interior do tronco morreu, a gosma não voltou - porque não dei mais a comida extra (aos 3), e regra geral tirando umas folhas mais "velhas" parece estar tudo bem no ecosistema. Já tenho o conjunto de pinças e tesouras para a poda e vou tratar disso no fim-de-semana.

 

Apesar de todos os receios da luz (e vê-se bem que estão todas a convergir para o centro), hoje fotografei para comparar o primeiro mês e realmente parecem ter crescido no geral (o ângulo não é exactamente o mesmo mas é aproximado).
  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Já tenho mais três camarões e parecem estar todos bem, e continuo a ver mudança de exoesqueletos.

 

Já fiz a poda e hoje vi duas ou três "larvas" a passear no vidro, entretanto perdi de vista.

 

Alguém sabe o que poderá ser? É mau?

 

d7bc9fab73950d21631e5257d2eb6e5f.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

isso são planárias :( ... não é bom. Começa por reduzir à comida, geralmente aparecem quando a carga orgânica é elevada e há muitos restos para se alimentarem e reproduzirem. Eu deixava sem dar comida por 8 dias ou mais, os camarões arranjam sempre algo para bicar e dificilmente morrem de fome. Mete umas folhas secas de carvalho ou algo do género que também serve de alimento para os camarões.

 

Podes sempre tentar apanhá-las com uma pipeta ou algo do género. Atenção caso as cortes não as matas crias duas separadas (elas multiplicam-se por divisão celular).

CPPC - Comunidade Portuguesa Plantas Carnívoras
Semttulo.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

Deixo-te aqui um link sobre esses bixos

http://www.sobiologia.com.br/conteudos/Reinos2/platelmintos.php

espero que fiques a saber o que e essas

pestes,boa sorte.

 

Cump: Álvaro Silva

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado pela rápida ajuda.

 

Não consegui vê-las novamente para confirmar se têm cabeça tipo triangular. Estive a ler a informação sobre as planárias, e também encontrei um tópico aqui no fórum de alguém com o problema parecido, também aquário pequeno de camarões (entretanto perdi o post, tenho de procurar depois).

 

Mas lá diziam que podia por no aquário peixes CORYDORA PYGMAEUS ou BORARAS MACULATUS que acabavam com aquilo é viviam com os CRS. O problema é sempre o pouco volume de água e a necessidade desses peixes não estarem sozinhos mas em grupos maiores.

 

Não haverá caracóis que também dêem conta das planárias?

 

Sent from my ONE E1003 using Tapatalk

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Infelizmente já tive planarias em várias ocasiões, e pela minha experiência esses peixes não as comem. Até já tentei com caracóis Helena, mas também não lhes ligam nenhuma. O único peixe de pequeno porte que conheço que as pode comer é o pumila tricopsis, mas esse também costuma comer os camarões recém-nascidos :( que conseguir apanhar.

 

Há medicamentos para tratar do assunto, entre eles o No planária mas já tive uma experiência muito má. Da última vez que usei quase me matava toda a colónia de camarões, já eram umas boas centenas e sobraram meia dúzia...

 

Há ainda armadilhas, é uma questão de se fazer uma pesquisa no google.

 

Reforço que o mais importante é melhorar a qualidade da água (as planarias não gostam de água limpa). Devido à má experiência com o No Planaria li muitos artigos sobre o assunto e a razão mais consensual que encontrei para o seu aparecimento foi o excesso de carga orgânica, regra geral, associado ao excesso de comida. Reduzi substancialmente a comida (ao ponto dos camarões me começarem a comer os fetos de java). Comecei também usar comidas à base de produtos naturais (folhas secas de várias espécies e comidas caseiras à base de ervas e spirulina). Demorou algum tempo, mas acabaram por desaparecer e a partir daí não voltei a ter problemas com planarias nesse aquário. Recentemente apareceram-me no aquário dos tawain, mais uma vez reduzi a comida e não as tenho visto mesmo durante a noite passo lá com uma lanterna para as tentar apanhar no período mais ativo e nada (podem ainda lá estar enfiadas no substrato mas pelo menos não estão a proliferar).

boa sorte
Editado por asol

CPPC - Comunidade Portuguesa Plantas Carnívoras
Semttulo.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não são planárias, são rhabdocoelas, inofensivas.

Obrigado!! De manhã consegui ver duas e fotografei. De facto não parecem planárias, e pesquisando por rhabdocoela parecem iguais!

 

e1e65a5ee2e0ca329c92513049d467b1.jpg

e7d247399bd5d50cf0f903e393273ae2.jpg

 

Creio que seja só não dar comida extra por uns tempos, até porque 6 CRS neste aquário devem encontrar comida.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não são planárias, são rhabdocoelas, inofensivas.

 

 

Nunca tinha ouvido falar... mas de facto são parecidas. Como os distinguimos? Ainda não procurei muito na net mas aparentemente a informação é escassa.

 

já agora encontrei isto:

 

"One of the larger taxa of turbellarian platyhelminth worms. Like other turbellarians, members of the Rhabdocoela (rhabdocoels) are typically cylindrical, short-bodied worms that are somewhat seed-shaped. Larger-bodied ones may be flat, whereas others are rather threadlike. However, they are all quite small, most measuring about 1 mm (0.04 in.) in length, with others ranging up to 1 cm (0.4 in.). Rhabdocoels have a ciliated epidermis by which they swim or glide, and they reproduce sexually with hermaphroditic reproductive systems. Most rhabdocoels are aquatic, living in either fresh or marine waters; a few have adapted to humid terrestrial habitats. Most are predators of other small animals, but this group of turbellarians has several taxa that are parasites or commensals of other animals."

 

Retirado do site https://www.accessscience.com/content/rhabdocoela/900165

 

Sei que a informação que obtemos na internet nem sempre é verdadeira e temos que confrontar várias fontes diferentes, mas neste site refere que se podem alimentar de pequenos animais. Na dúvida prefiro não as ter nos meus aquários.

CPPC - Comunidade Portuguesa Plantas Carnívoras
Semttulo.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

São predadores de animais mais pequenos, mas não são todas as espécies, logo os camarões estão safos, mesmo os recém nascidos. Vai ser difícil não teres no aquário, até porque até na água canalizada elas podem existir.

 

O formato, o tamanho, e se veres de perto tem 3 pontinhos amarelo na "barriga ", muito diferente das planárias. O no planaria não costuma matar as rhabdocoelas.

Se vires muitas a passear no vidro pode ser por vários motivos, excesso de população, falta de oxigénio no substrato, má qualidade da água, estes muito relacionados com excesso de comida.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Bom, os 6 CRS comem do aquário, e desde a descoberta das rhabdocoelas que só dei uma vez um pouco minúsculo de comida. Aparentemente a população de rhabdocoelas mantém-se abaixo da dúzia visíveis...

 

Entretanto tem havido muita mudança de exoesqueletos! E hoje descobri que devo vir a ter criação. Vou pesquisar sobre a gestação e perceber quando podem nascer e cuidados a ter com os recém nascidos (se der) e eventualmente alimentação ou outros cuidados...

 

319bddb4d4df6e050173146161e53511.jpg9187b99fcb7cec4946231da62b705240.jpg

  • Votar + 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais