Inicio de um novo plantado.


jmrocha

Recommended Posts

Boas

 

Antes de mais parabéns pelo aquario está muito bonito...

 

Os testes acho que fizeste uma boa escolha a jbl é uma boa marca.

 

Quanto aos nitritos nada de anormal antes pelo contrário é o ciclo do azoto em curso...

Vai controlando a amónia que julgo que esse substrato liberta alguma se for o caso vai fazendo tpas...

 

Cumprimentos

Olá Filipe,

 

A amônia está bastante alta :/

 

980295653a9682606fef65546a7154a6.jpg

 

 

 

 

Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Filipe,

 

A amônia está bastante alta :/

 

980295653a9682606fef65546a7154a6.jpg

 

 

 

 

Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk

É como te tinha dito em parte é normal devido ao ciclo do azoto mas também acho que esse substrato liberta amónia.

Da uma vista de olhos nisto.

https://www.aquasabi.com/aquascaping-wiki/substrate/ada-aqua-soil-amazonia

large.20180216_220821.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tenho estado a fazer trocas de água frequentes, uma a meio da semana, outra ao Domingo e diariamente tiro uns 5 a 10 litros antes de fertilizar, só ao fim de uma semana é que reparei que o filtro tinha filtragem biológica e não tinha colocado, estranhei quando o montei porque só vi a mecânica e só depois de ir fazer uma limpeza reparei que estava lá à biológica dentro de um saquinho :(

 

 

Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois assim era difícil

 

Mas acho que tens de fazer tpas maiores devido ao substrato.

Espera por alguém com experiência com esse substrato.

Eu estou a usar um da dennerle e também tenho tido o mesmo problema mas como já tenho fauna pois foi uma remodelação tenho feito tpa de 50% todos os dias.

large.20180216_220821.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tens de ter um pouco mais de paciência que a amónia vai zerar.

Paciência faz parte do hobbie.

Fora disso está com um aspeto brutal.

Parabéns e continua o bom trabalho!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O meu esquema com amazônia foi tpa's de 50% diárias na primeira semana, 3 vezes na segunda semana, 2 vezes por semana na terceira, e semanal a partir daí. Passado menos de 1 mês já não tinha amónia, mas devo dizer que o filtro já estava ciclado o que deve ter ajudado bastante.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O meu esquema com amazônia foi tpa's de 50% diárias na primeira semana, 3 vezes na segunda semana, 2 vezes por semana na terceira, e semanal a partir daí. Passado menos de 1 mês já não tinha amónia, mas devo dizer que o filtro já estava ciclado o que deve ter ajudado bastante.

 

Olá Gonçalo84, eu não queria estar a fazer trocas tão grandes todos os dias, se reduzir os valores com TPA todos os dias penso que posso estar a atrasar a ciclagem do aquário, estes valores são necessários para a formação das bactérias, por acaso podia ter usado um filtro já ciclado mas desactivei o filtro umas semanas antes e só depois comprei um novo e para atrasar mais a coisa não reparei nas matérias filtrantes que estava num tabuleiro do filtro e dentro de um saco de plástico pelo que só ao fim de uma semana as coloquei no filtro como deve ser :( e a amónia pelo que vi é normal do substrato, é para potencias a fase inicial de crescimento das plantas.

 

Agora é mm como dizes, paciência, talvez para a semana já comece a ver algumas melhorias :)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A amónia é bom para as plantas e também para as algas... Acho que mais vale reduzir a amónia inicial e depois contar com os tais 100 vezes mais nutrientes que o amazonia tem. Tanto que até agora (não quero falar demais que como diz o outro "eu não acredito em bruxas, mas que as há, há) nada de algas...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Rocha bom dia,

 

se reduzir os valores com TPA todos os dias penso que posso estar a atrasar a ciclagem do aquário, estes valores são necessários para a formação das bactérias,

 

 

 

Estás enganado amigo.

 

Primeiro ponto são as mudas parciais de água.

 

 

O que a ADA realmente aconselha (ADA Book 2011, capa branca, pág. 43/43) é o seguinte:

 

1ª semana: 50% diário
2ª semana: 50% dia sim, dia não (3 ou 4)
3ª semana: 50% de 3 em 3 dias (2 ou 3)
a partir da 4ª semana: 1 TPA 50%

 

E isto é mais que válido. Comprovado e mais que comprovado. Se não seguiste esta indicação é natural que vás ter amonia durante mais tempo. Estamos a 15 de Fevereiro pelo que se tivesses seguido esta rotina desde 20 de Janeiro a amonia já estaria em minimos ou zero.

 

Muita atenção à fertilização porque a regra que mencionas-te lá atrás não é liquida que funcione. Neste momento estás a dar perto de 9 PPM de K e 0.02 PPM de Ferro à semana. Mas assim que a amonia zerar na coluna de água tens que ter olho clinico em cima disso.

 

Filtragem:

 

Sem filtragem biológica não colocas-te as cerâmicas portanto, componente bacteriológica não podes ter porque a lã Per Si não as retem se não alimentada pelo que vem das cerâmicas. E tens Power Sand por baixo que são pedras porosas que precisam urgentemente de ser regadas com bactérias provenientes da filtragem.

 

Aliado à falta de TPA´s aconselho a teres muita atenção ao aquário.

 

Filtro é os cestos cheios de cerâmicas e no ultimo a lã. Apenas isto e nada mais que isto.

Quanto às cerâmicas e para acompanhar o ADA Amazonia recomendo vivamente que compres a "Equo Stilla".

 

Abração.

Editado por PAFS

Paulo Soares

AQUA "SUSSOA" - Paulo Soares

Aquario Sussoa - 2Copy

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bom dia,

 

Antes de mais parabéns pelo layout e pela escolha de plantas, resta esperar até que elas ocupem os devidos espaços. Tens aí uma montagem top.

Escolheste materiais de qualidade portanto tem tudo para correr bem.

 

Esclarece só uma coisa já reposicionaste o difusor de forma a aproveitar o fluxo do filtro? parece-me que se continua a perder co2 para a superfície e não está a circular pela coluna de água.

 

Quanto ás TPA é muito importante que sejam frequentes nas primeiras semanas tal como Paulo referiu e muito bem.

 

Para o filtro recomendo vivamente a utilizares Stila da Équo, é o que uso e estou bastante satisfeito.

 

Grande abraço

Cumprimentos, Ismael Figueira

Projectos correntes - FenrirSkogen / Laurento

Projectos terminados - Ephemeris / Wind Of Change / Woods Stream / Little Nature / Rainforest Reborn - video / Primeiro plantado 300L 'rainforest' - video

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bom dia,

 

Antes de mais parabéns pelo layout e pela escolha de plantas, resta esperar até que elas ocupem os devidos espaços. Tens aí uma montagem top.

Escolheste materiais de qualidade portanto tem tudo para correr bem.

 

Esclarece só uma coisa já reposicionaste o difusor de forma a aproveitar o fluxo do filtro? parece-me que se continua a perder co2 para a superfície e não está a circular pela coluna de água.

 

Quanto ás TPA é muito importante que sejam frequentes nas primeiras semanas tal como Paulo referiu e muito bem.

 

Para o filtro recomendo vivamente a utilizares Stila da Équo, é o que uso e estou bastante satisfeito.

 

Grande abraço

 

 

Obrigado Ismael, hoje vou fazer mais umas medições e começar a seguir os conselhos do PAFS, apesar de já não ser o meu primeiro aquário estou a aprender mais agora que anteriormente e por isso agradeço muito todos os vossos comentários e que me tem ajudado imenso :) , verdade que ainda não troquei a posição do difusor de CO2 e isto também se deve à disposição de como montei o aquário e os móveis, posso tentar fazer umas experiências mas também não me incomoda essa perda, encher a garrafa não é coisa que seja muito caro.

 

Em relação ao filtro assim que fizer limpeza vou ver se posso adicionar mais filtragem biológica, neste momento tenho apenas um tabuleiro do filtro com filtragem biológica que veio com o filtro e não sei se consigo nos existentes colocar matérias filtrantes, se for possível tenho la em casa uma caixa suplente de Stila pronta para entrar em acção :)

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Qual é mesmo o filtro?

 

EHEIM eXperience 250T?

EHEIM professionel 4+ 250T?

EHEIM Professionel 2 Experience 250T?

Eheim Professional 4+ 250T

160707090743.jpg

 

Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk

Editado por jmrocha
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

 

 

Obrigado Ismael, hoje vou fazer mais umas medições e começar a seguir os conselhos do PAFS, apesar de já não ser o meu primeiro aquário estou a aprender mais agora que anteriormente e por isso agradeço muito todos os vossos comentários e que me tem ajudado imenso :) , verdade que ainda não troquei a posição do difusor de CO2 e isto também se deve à disposição de como montei o aquário e os móveis, posso tentar fazer umas experiências mas também não me incomoda essa perda, encher a garrafa não é coisa que seja muito caro.

 

Em relação ao filtro assim que fizer limpeza vou ver se posso adicionar mais filtragem biológica, neste momento tenho apenas um tabuleiro do filtro com filtragem biológica que veio com o filtro e não sei se consigo nos existentes colocar matérias filtrantes, se for possível tenho la em casa uma caixa suplente de Stila pronta para entrar em acção :)

 

Abraço

 

Boa tarde,

 

O problema não se prende com o facto de ser desperdiçado mas sim pela falta de dissolução na coluna de água! Que aí podes estar a ter carência nas plantas e não tens necessidade disso, tens tudo aí para correr bem tens é de adequar ás condições existentes.

 

Creio que consegues meter mais matérias filtrantes nos restantes cestos sim. Retiras as esponjas e deixas só lã ou esponja no ultimo cesto para que tenhas uma filtragem mecânica e o resto podes meter stila. Vais ver que até ficas com a água mais cristalina devido ao aumento da componente bacteriológica.

 

Grande abraço

Cumprimentos, Ismael Figueira

Projectos correntes - FenrirSkogen / Laurento

Projectos terminados - Ephemeris / Wind Of Change / Woods Stream / Little Nature / Rainforest Reborn - video / Primeiro plantado 300L 'rainforest' - video

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Creio que consegues meter mais matérias filtrantes nos restantes cestos sim. Retiras as esponjas e deixas só lã ou esponja no ultimo cesto para que tenhas uma filtragem mecânica e o resto podes meter stila. Vais ver que até ficas com a água mais cristalina devido ao aumento da componente bacteriológica.

 

Grande abraço

 

 

Ismael, pela imagem tenho apenas 3 tabuleiros, filtragem, mecânica, biológica, o tabuleiro mais no topo tem um formato especial para ligar à entrada e saída de agua, não tenho mto espaço de manobra, este filtro como tem o termostato em baixo e que ocupa o espaço de um tabuleiro.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Os dois cestos cheios de "STilla"

 

Sendo que no segundo cesto leva um bocadinho menos para meteres a lã por cima das pedras.

 

Em relação ao CO2 é tal qual o Ismael referiu.

 

E não é preciso atascar os cestos de pedras. Coloca-as a deixar cair lá para dentro sem pressionar para caberem mais. É atirar as pedras lá para dentro livremente.

 

E chega muito bem para o tamanho do aquario.

Editado por PAFS

Paulo Soares

AQUA "SUSSOA" - Paulo Soares

Aquario Sussoa - 2Copy

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Notas na elaboração dos testes da JBL.

 

Os testes da JBL têm uma particularidade que muita gente não dá importância mas que tem grande relevo.

 

A posição do frasco quando estás a deitar as gotas bem como a pressão que exerces no mesmo deve ser sempre a mesma.

Frasco numa posição vertical (angulo 90 graus) deves manter essa posição para as restantes.

 

E porquê? Para garantires que as gotas são todas do mesmo volume. Gotas de diferente volume não garantem a resultados 100% fiaveis.

 

Deves retirar água do aquario para testes mas do fundo do aquario! Não faças como a grande maoiria que tira do meio ou do topo. Tira do fundo mesmo. No fundo do aquario é que reside toda a quimica.

 

Os frascos devem ser passados por agua do aquario antes de meteres o reagente.

 

Deixar os frascos mesmo dentro do aquario por breves minutos. Depois tira e escorre sem secar.

 

Retira agua do fundo do aquario e adiciona os ML correspondentes. A seguir deita os reagentes.

 

Ao fim de cada utilização passa bem os frascos e as tampas por agua e mete-os todos (tampas incluso) dentro de uma terrina cheia de água e leva-os ao micro ondas até ferverem. Mesmo esterilizar.

 

O teste de NO3, O2, PO4, FE, PH,m KH e GH da JBL tem um desvio muito curto para a realidade laboratorial.

 

Os demais não posso falar que nunca tive nem testei.

 

Dos que estão no mercado é a marca mais fiável a seguir à ELOS.

 

Abraços

Editado por PAFS

Paulo Soares

AQUA "SUSSOA" - Paulo Soares

Aquario Sussoa - 2Copy

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

NH4 Ok, NO2 NOTOK e NO3 OK

 

26762e5391bc1b5ca9a5e4c25c6d2b73.jpg

 

A amônia já estabilizou, os Nitritos é que Nem por isso, de resto as plantas continuam a evoluir, a Staurogyne estabilizou e não melou bem, é a planta que tem evoluído mais lentamente, e vou ter que replantar mais um cantinho para preencher os espaços onde melou.

 

527862ab498d1b11801d9469bb108f6d.jpg

 

5ecff849136e7069f4d8cfe22eddb01d.jpg

 

e270cd214d70bbb960fa2329b471f2ee.jpg

 

003efc496d036605525f119c8af1fa11.jpg

 

9a7e61197e8f123e1844b0064706d18a.jpg

 

9a2c949db44d0e10c67c5e7366ef8688.jpg

 

5d9db8d7620332adb301357ab4af55ef.jpg

 

8db69d18c469f2e9278ed9e5f4d6bcc3.jpg

 

b65bd8b065fcead02c480728f39ee334.jpg

 

bdd936317eb1026584b3f185f7c1cd24.jpg

 

 

Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk

  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Hoje o valor do NO2 está a zero :) valor tirado com os testes de gotas, fiz tb o teste da jbl de fitas para ver o resultado:

 

81cd4008271f3ff610eb8ee701dbfae8.jpg

 

6e0d1261ac18046beb1887da8c707d6c.jpg

 

Aproveitei a limpeza do filtro para colocar Equo Stilla (o tabuleiro ainda ficou com espaço para mais, não sei se devo colocar) conforme me aconselhara passando agora a ter dois tabuleiros de filtragem biológica.

 

 

Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk

Editado por jmrocha
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bom dia,

 

A flora está a responder bastante bem, já podes começar a trabalhar com a tesoura para definires os limites das moitas.

 

Podes colocar mais stilla mas sem apertar, de modo a que não estrangules o fluxo do filtro. Quanto menor for o fluxo a passar pelas matérias filtrantes menor é a oxigenação das bactérias nitrificantes e assim o filtro perde eficácia.

 

Grande abraço

 

 

Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk

Cumprimentos, Ismael Figueira

Projectos correntes - FenrirSkogen / Laurento

Projectos terminados - Ephemeris / Wind Of Change / Woods Stream / Little Nature / Rainforest Reborn - video / Primeiro plantado 300L 'rainforest' - video

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 semanas depois...

Como está isto? Essas algas estão melhores?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Como está isto? Essas algas estão melhores?

Olá Gonçalo, desde as últimas fotos aumentaram, não tinha fosfatos, comecei a fertilizar também com tropica N/P , começaram a desaparecer dos vidros mas das rochas nem por isso, ontem fui ver os fosfatos e estavam novamente a zero, também verifiquei folhas saudáveis da staurogyne a flutuar, vou ter que fazer medições diárias para perceber o consumos destes nutrientes.

 

f169ac3416521f2d6d2a30372f8d5b87.jpg

 

 

Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não duvido da fert, mas não terás luz de mais?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não duvido da fert, mas não terás luz de mais?

Tenho 8h de luz mas se calhar é melhor reduzir um bocado por enquanto, isto começou com uma poda, uma solenóide que pifou e 4 dias fora de casa, o CO2 que estava a ser injetado nessa altura foi as latinhas da TMC, tinha alguém que me fosse a casa tratar minimamente do aquário, a juntar a isso a falta de fosfatos, só no domingo passado comecei a tentar controlar.

 

 

Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois, tudo junto deu nisso. Eu baixava mesmo a luz para 6 horas e tentava acertar a rotina, depois passado um mês subia então devagarinho.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.