German Cave


Luiz Medeiros

Recommended Posts

Quanto a iluminação, ainda estou a trabalhar no controlo (será feito por meio de um Arduíno), mas como sou muito exigente nestas coisas e a 25 anos que não programava em C, ainda vai levar algum tempo.

P_20170219_175206.jpg

Central de controlo: kkkk

P_20170212_113305.jpg

A brincar (queria dizer testar) com a iluminação:

P_20170206_232627.jpg

Editado por Luiz Medeiros
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva.

 

Belo aquário.

 

Eu tambem ando a desenvolver um controlador para uma calha com o arduino. Podemos ir partilhando umas ideias.

A minha calha é de fitas led de 12V, e estou a usar uns mosfets para fazer o switch das mesmas. Para o controlo de horários tou a usar um RTC.

Também tenho um lcd 16*2 para mostrar as horas/data e mostrar quais os conjuntos de fitas ligadas.

Eu a programar em C também mas num arduino nano, para depois poder por tudo numa caixa pequena.

 

Cumps.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva.

 

Belo aquário.

 

Eu tambem ando a desenvolver um controlador para uma calha com o arduino. Podemos ir partilhando umas ideias.

A minha calha é de fitas led de 12V, e estou a usar uns mosfets para fazer o switch das mesmas. Para o controlo de horários tou a usar um RTC.

Também tenho um lcd 16*2 para mostrar as horas/data e mostrar quais os conjuntos de fitas ligadas.

Eu a programar em C também mas num arduino nano, para depois poder por tudo numa caixa pequena.

 

Cumps.

Boas,

No meu caso uso LEDs de potência (10 x 10w e 30 x 3w), alimentados por drives LDD-H da Meanwell (LDD-700H para os de 3w e LDD-1000H para os de 10w), como estes drives já possuem entrada para controlo PWM, vou usar as saídas do Arduino Mega direto (1 saída para cada drive, totalizando 11 drives).

Tinha usado antes um controlador TC420 (http://www.tc420.net/connecting-high-power-LEDs-to-the-TC420.php) para isso, mas abusei das saídas e acabei por queimar o controlador.

Vamos ver agora se o Arduíno aguenta..

Cps.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

No meu caso uso LEDs de potência (10 x 10w e 30 x 3w), alimentados por drives LDD-H da Meanwell (LDD-700H para os de 3w e LDD-1000H para os de 10w), como estes drives já possuem entrada para controlo PWM, vou usar as saídas do Arduino Mega direto (1 saída para cada drive, totalizando 11 drives).

Tinha usado antes um controlador TC420 (http://www.tc420.net/connecting-high-power-LEDs-to-the-TC420.php) para isso, mas abusei das saídas e acabei por queimar o controlador.

Vamos ver agora se o Arduíno aguenta..

Cps.

Boas.

Esses drivers parecem bem engraçados para o caso, já têm proteção contra curtos e de temperatura.

 

Eu numa das tentativas também queimei um nano pois os mosfets em questão não aceitavam controlo por nivel lógico na gate e então andei a por uns transistores antes para dar um "boost" à tensão. Por alguma razão, quando dei por mim já tinha uns pinos digitais queimados.

 

No meu caso vou resolver o problema com uns IRLZ44N, que já são logic-level e suportam uma corrente considerável.

 

Estou a pensar em controlar tudo apenas por código, deixando tudo estipulado e o projeto final apenas com o lcd como interface. O objetivo do controlo que quero fazer é somente ligar e desligar às horas que pretendendo, fazendo apenas um fade da luminosidade ao ligar/desligar.

 

Pensei em controlar também o solenóide do co2 com o arduino, mas não queria tar a inventar muito mais e deixar o projeto simples.

 

Cumps.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Boas,

Uma foto via telemóvel para atualizar.

Sei que estou em dívida com melhores fotos, em breve coloco algo melhor.

Os efeitos da nova iluminação são claros, porém, como ainda não concluí a programação do Arduino para fazer o ciclo de variação de intensidade, tive que baixar o foto período para 5 horas (algas).

As planárias da mesma forma que apareceram de um dia para o outro, desapareceram no dia seguinte, e a armadilha que coloquei serve apenas de enfeite.. (??????)

Finalmente adicionei os peixes.... Faltam alguns Serpaes, pois só havia 7 na loja, estou a espera de chegar mais.

Acabei por tirar a Dragon Stone

P_20170306_101426.jpg

Editado por Luiz Medeiros
  • Votar + 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

On 3/6/2017 at 1:18 PM, ignace said:

Está com excelente aspecto. Já ponderaste colocar um. Bocado de montecarlo no topo do tronco grande, ia disfarçar o corte e quando começasse a cair ficaria com um efeito espetacular.

Obrigado,

Ainda há muito para melhorar, é meu primeiro plantado e tem sido um desafio após o outro.

Quanto ao Montecarlo no topo do tronco, nunca tinha pensado nisso, aliás até gosto da base plana (cheia de alga kkk), os camarões passam algum tempo lá e fico entretido com eles, mas fica a dica.

Cps.

IMG_2675.jpg

IMG_2675.jpg

IMG_2680.jpg

IMG_2681.jpg

IMG_2686.jpg

IMG_2690.jpg

IMG_2691.jpg

IMG_2697.jpg

Editado por Luiz Medeiros
  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Está muito fixe. Parabéns!

 

Agora falta dar um nome à coisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pergunta ao grupo:

Sistema de electrólise tipo Chihiros Doctor II é eficiente no combate as algas ou é apenas mais um produto para gastar dinheiro?

Obrigado pela colaboração de todos.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado Gonçalo,

Esta história de nome pegou-me de surpresa, vou pensar em algo.

Cps

"O cepo"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Fantástico aquário e diy (menos o nome :bleh: )

Obrigado,

 

Aos poucos aprendemos alguma coisa.

 

O nome será "German Cave"

 

Desculpe Gonçalo, mas "O Cepo" não me agradou muito, obrigado pela dica...

 

Cps

  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado,

 

Aos poucos aprendemos alguma coisa.

 

O nome será "German Cave"

 

Desculpe Gonçalo, mas "O Cepo" não me agradou muito, obrigado pela dica...

 

Cps

 

Não me trates por você por favor. Isto é um fórum para partilhar conhecimento de forma descontraída já que estamos a falar de um hobby que (teóricamente) serve para relaxar.

 

Edita o primeiro post com o editor detalhado para alterares o nome do tópico.

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pergunta ao grupo:

Sistema de electrólise tipo Chihiros Doctor II é eficiente no combate as algas ou é apenas mais um produto para gastar dinheiro?

Obrigado pela colaboração de todos.

 

Boa tarde,

Resposta directa: Chihiros ou Twinstar.. pura ilusão. Se quiseres tenho o meu TS à venda por 60 euros. ;)

 

Abraçao

  • Votar + 1

Paulo Soares

AQUA "SUSSOA" - Paulo Soares

Aquario Sussoa - 2Copy

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

Se tivesse que pagar pela quantidade de perguntas que coloco no forum estava falido.

A pergunta da vez refere-se a fertilização.

No fds passado não tive tempo de fazer a TPA de costume e ontem, resolvi medir os parâmetros.

Obtive os seguintes resultados:

 

Nitratos: 2mg/l ( exatamento isso, dois mg/l)

Nitritos: 0

Fosfato: 0

pH: 6.8

KH;6

GH: >7

 

Tenho feito fertilização com Scapers's Green da Dennerle; 40ml 1x/semana

 

As plantas teem crescido com força, por exemplo, por exemplo, as Rotalas Macandra e Rotundifolia Green, cresceram em média 12cm em 9 dias, haja tesoura.

 

Tenho também hoje 68 peixes e 30 camarões espalhados pelos 400 litros de água.

 

A verdade é que esperava, após ter adicionado todos os peixes e de ter atrasado a TPA, os nitratos estariam altos, mas pelo contrário estão quase a zero.

 

Devo alterar a fertilização?

 

Isso é normal ou há algo de errado?

 

Obrigado mais uma vez a todos.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A minha opinião é simples. Equipa que ganha não se mexe. ;)

  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

 

Boa tarde,

Resposta directa: Chihiros ou Twinstar.. pura ilusão. Se quiseres tenho o meu TS à venda por 60 euros. ;)

 

Abraçao

Obrigado,

Realmente não podias ser mais direto.

kkk

A minha opinião é simples. Equipa que ganha não se mexe. ;)

:thumbup3:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Fantástico aquário e diy (menos o nome :bleh: )

Obrigado

Bem essa calha puxa bem pelas cores das plantas hehehhe

O aquário está muito porreiro ;)

Já estás a fertilizar?

 

Cumprimentos

Obrigado,

A calha ainda vai levar o controlador para fazer nascer e pôr do sol, pois está com muita luz e tive que baixar o fotoperíodo para 5 horas.

Tenho feito fertilização com Scapers's Green da Dennerle; 40ml 1x/semana

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

 

Não me trates por você por favor. Isto é um fórum para partilhar conhecimento de forma descontraída já que estamos a falar de um hobby que (teóricamente) serve para relaxar.

 

Edita o primeiro post com o editor detalhado para alterares o nome do tópico.

 

Abraço

O Vasco alterou o primeiro post e já não tenho a opção de editar..

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

Bem, este fds foi de muito trabalho, em primeiro lugar, uma poda a sério, já que as planats novamente estavam na superfície e para conseguir as formas que desejo, teve que ser. (Assustei com a quantidade de plantas que saiu)

Veja como ficou: (Fica tão feio após uma poda deste nível :sad2:, ainda mais quando somos iniciantes )

P_20170312_190824.jpg

E é com orgulho que informo que finalmente conclui o software do Arduino, e com 1500 linhas de código, uma das funções em operação é a simulação do dia, ou seja, aumenta graduadamente a luz até a metade do fotoperíodo e depois começa a diminuir, com isso, terei um ciclo mais natural e por consequência, um fotoperíodo maior. (Ok, 1500 linhas porque sou perfeccionista e criei uma série de outras funções), agora só falta amarrar cabor e organizar tudo um pouco melhor, mas fica para a próxima semana.

P_20170311_213615.jpg

P_20170311_213629.jpg

Quanto ao aquário, continuo com NO3 a zero, é ver o comportamento das plantas durante a próxima semana.

A fauna está ótima, nenhuma perda até o momento.

Abraço.

Editado por Luiz Medeiros
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Já a algum tempo que sigo o teu aquário (assim como muitos nesta secção) e tem tido uma evolução muito boa, estás de parabéns.

 

A tua central eléctrica ainda e mais complexa que a minha hehe.

Tenho por aqui um Arduino mas nunca atinei com a programação ficou encostado kkk não tive pachorra para aquilo.

 

O corte do lado esquerdo a meu ver ficou direitinho de mais no topo, penso que um desnível qualquer tinha ficado melhor. Mas o mais importante e que tu gostes.

 

cumps

[url="http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=178746"]Projecto aqua 150x60x60[/url]
[url="http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=185896"]chaparro caido[/url]

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva,

 

Luiz: O teu aquário para mim é um sonho!!! 2,00m de frente! Que loucura!!!

Olha tive a fazer contas e o teu aquário não tem 420lts mas sim 468 lts brutos!!! não sei se contaste apenas o útil!!

Só te tenho a dizer parabéns pois não é qualquer um que mantém um "monstro" plantado conforme tu tens!!!

5***** mesmo!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Já a algum tempo que sigo o teu aquário (assim como muitos nesta secção) e tem tido uma evolução muito boa, estás de parabéns.

 

A tua central eléctrica ainda e mais complexa que a minha hehe.

Tenho por aqui um Arduino mas nunca atinei com a programação ficou encostado kkk não tive pachorra para aquilo.

 

O corte do lado esquerdo a meu ver ficou direitinho de mais no topo, penso que um desnível qualquer tinha ficado melhor. Mas o mais importante e que tu gostes.

 

cumps

Obrigado Carlos,

Realmente este aquário têm sido uma aventura.

Quanto as podas, tens razão, mas ainda estou a experimentar os cortes para ver se pego jeito. O problema é que dá muito trabalho, é muita planta para cortar, quando chega o dia da poda, gasto um domingo inteiro a volta do aquário.

Já a "Central elétrica", trabalho com automação industrial e não poderia fazer diferente kkkk, mas quase me arrependi....

Agora é enfrentar a questão da fertilização.

Abraço.

 

Enviado do meu ASUS_Z00AD através de Tapatalk

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.