Que aventura


Luiz Medeiros

Recommended Posts

Caros colegas de Aquascaping,

Já havia iniciado um tópico chamado "Aquário de 200cm x 39cm x 60cm sem travamento" no grupo de tópicos ÁGUA DOCE> AQUÁRIOS", onde obtive muitos bons comentários, os quais tem me ajudado imenso. Obrigado à todos.

Agora criei este novo tópico para todos poderem acompanhar o andamento da montagem.

 

Segue o estado atual:

20161119162724_IMG_0447.jpg

 

Amanhã vou buscas as primeiras plantas e o CO2, e com isso, começar a montagem neste final de semana.

 

Os acabamentos ainda precisam de ajustes, mas uma coisas de cada vez.

 

As características do aquário são:

 

- Aquário com 200cm x 39cm x 60cm com vidros de 15mm na frente e atrás e 12mm nos demais planos com 4 travas transversais de 20cm e 10mm adicionadas posteriormente, pois o aquário estava a fazer barriga e não estava confortável com isso. (Fornecimento Casa do Nemo)
- Acabamento superior com perfil de alumínio comprado no Leroy Merlin (DIY)
- Móvel:
- 03 x Ikea Besta 120x64 reforçados
- 03 x Ikea Besta 120x40 reforçados
- Filtro Eheim Professional 4+ 600 (Já me disseram que é pouco, mas por enquanto é o que tenho, no ínico, vou reforçar com um Sera Fil 120 interno enquanto não compro outro externo)
- Aquecedor 300w Eheim termo control
- 6 sacos de 8 litros de substrato Advanced Soil da H.E.L.P (negro)
- 1 caixa de substrato Special Ground cor areia da PortugalPet para efeitos paisagísticos.
- 10 Kg de rocha vulcânica
- 1 rocha Dragon Stone
- 5 Kg de rochas lisas 12-18mm usadas na separação dos substratos claro e escuro
- 2 troncos (Fornecimento Paulo Vieira)
- Iluminação composta por:
- 01 calha LED 150cm com 216 LEDs brancos 7000K, 8640 Lumens (64w) (Fornecimento Paulo Vieira)
- 01 calha LED 150cm Multicolor com 60X branco 7K 48X branco 10K 24X azul 460 24X azul 450 12X violeta 24X vermelho 24X amarelo LUMENS 5832 64W (Não encomendada ainda, farei a verificação do comportamento da flora antes)
- 01 calha LED 150cm com 24 LEDs 5730-500 Azul 20000K (Fornecimento Paulo Vieira)
- 01 controlador programável TC420 com 5 saídas para controlo da intensidade da luz ao longo do dia (ainda por encomendar)
- Suporte das calhas feito em perfis de alumínio comprados no Leroy Merlin (DIY)
- Sistema de CO2 com injeção por reactor e botija de 2kg (Fornecimento Ecoarium)
Penso que não esqueci de nada por enquanto.
A flora encomendada por enquanto é:
- 2x Alternanthera reineckii "Mini" In vitro Cup
- 2x Bacopa crenata (monnieri)
- 2x Eustralis stellata
- 5x Micranthemum species Monte Carlo in vitro cup
- 1x Pogostemon erectus
- 2x Rotala macrandra
- 2x Rotala rotundifolia
Como sempre, estejam a vontade para críticas, comentários, conselhos, etc.
É meu primeiro aquário, portanto, a chance de dar m... é grande...mas estou empolgadíssimo (e falido :rtfm: kkk)
Editado por Luiz Medeiros
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ai vai,

Como está escuro, é um pouco difícil ver, mas criei um tipo de gruta para os peixes poderem se esconder quando acharem necessário...
Ainda farei algumas modificações na parte de cima (iluminação), e tenho mais um tronco, mas não sei se vou usá-lo.

Aqua2.jpg

  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Muito bom! Vou ficar a acompanhar! ;)

FICHAS --> Oto affinis - Pristela - Danio Gigante - Dáfnia Pulex - Tubifex tubifex - Colisa lalia - Oto zebra - Camarão Camaleão - Anentome helena



bowdownFaz reciclagem, não poluas os rios, não poluas os mares, não poluas a terra. bowdown


:Fade-colorSê feliz fazendo os outros felizes, não estragues o que não é só teu. :Fade-color


Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Parece tão escuro a luz não chega aos cantos, faltam 25 Cm de cada lado de calha é isso? Eu tenho uma calha do Paulo e dá uma luz razoável. Agora isso com 60 Cm de altura vai ser difícil. Ou o defeito é do fotógrafo?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

É mais defeito da foto (fotógrafo), como não há água, a luz fica muito forte e acaba escurecendo o resto. Mesmo assim, ficarei atento às plantas e se for necessário, vou acrescentar uma calha multicolor.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Parabéns pelo projecto. O Hardscape tá simples e bonito, acho que vai ficar espetacular cheio de plantas. Já estou a imaginar uma belas moitas atrás.

Faria as medidas diferentes, mas isso é subjectivo a cada uma! GoodSpeed :thumbup3:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tá simples e bonito, se fosse eu meita 45 ou 50 de largura, tenho um de 40 e acho pouco profundo, de resto está ótimo, tens um aquário que é o meu sonho e de muitos outros.

 

Vai enchendo isso de plantas, que ficas com um quadro vivo na sala!

abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tá simples e bonito, se fosse eu meita 45 ou 50 de largura, tenho um de 40 e acho pouco profundo, de resto está ótimo, tens um aquário que é o meu sonho e de muitos outros.

 

Vai enchendo isso de plantas, que ficas com um quadro vivo na sala!

 

abraço

Obrigado,

Também preferia com mais largura, mas para aproveitar o móvel teve que ser 40 mesmo.

Cps.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Vamos às actualizações:

 

Flora planeada e executada:

 

Aquario.jpg

 

Após execução, já com CO2 a bombar:

 

IMG_0691.jpg

 

IMG_0687.jpg

 

 

IMG_0688.jpg

 

IMG_0685.jpg

 

IMG_0689.jpg

 

IMG_0690.jpg

 

IMG_0683.jpg

 

Agora é acompanhar os parâmetros e ver as plantas crescerem.

Quando tiver tudo equilibrado, vamos a fauna..

 

Não foi nada fácil plantar tudo isso sem experiência nenhuma... mas gostei do resultado.

 

 

  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Dia 2:

 

- Água um pouco "leitosa" ainda, mas aparentemente tudo bem.

- Temperatura estava um pouco alta (27.4ºC), baixei um pouco o termostato para tentar chegar aos 26º

- Luz e CO2: por enquanto 6h/dia e 4 bolhas por segundo

- Flora: apenas 2 Monte Carlo a boiar (ok, ainda não sou mestre no assunto)

- Teste da água: (Quick test Sera)

NO3=25mg/l -

NO2=0

GH= entre 10 e 16ºd

KH=10ºd

pH=7.2

 

Pergunta do dia:

 

Vale a pena adicionar bactérias deputadoras? (tenho ainda 250ml de Bio NItrivec da Sera). Ainda não há fauna

 

Cps

Editado por Luiz Medeiros
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

gosto bastante do layout, em especial desse tronco...

isso com a flora em alta vai ficar fantástico, tem calma em relação ao ciclo, com dois dias o aqua ainda está a iniciar...

na minha opinião podes ir fazendo umas TPA's que ajuda a nivelar os parâmetros, mas espera por dicas de ppl com mais tempo disto.

 

de resto é um inicio fantástico!

 

Força nisso e vai postando noticias e fotos..

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Dia 3: DESASTRE :busted_red:



1 - Começou a aparecer algas filamentosas nas minhas rotalas macrandas (arranquei todas) e em duas Vietnan (também tirei do aquário)


2 - O pH já estava na casa dos 8 (acrescentei produto para baixar)


3 - Como ninguem respondeu a minha questão das bactérias depuradoras, tomei a decisão de adicioná-las


4 - Aumentei um pouco o CO2 e diminuí a luz para 4 horas, já que não tenho regulador de intensidade ainda.


5 - Estou a ter acúmulo de gordura na superfície, tirei com o auxílio de uma garrafa, mas acho que vou comprar um filtro de superfície.




- Teste da água: (Quick test Sera)


NO3=25mg/l -


NO2=0


GH= entre 10 e 16ºd


KH=10ºd


pH=em torno de 8




Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A quem está a seguir este tópico, acho que por causa do título sem nexo e de não ter encontrado lugar para alterá-lo, recriei os relatos num outro tópico chamado Plantado 420 litros, pois estou a precisar de ajuda.

Peço desculpas pela confusão.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

qual a frequência e % de TPA's?

qual era o foto período que tinhas?

é possível que o tronco esteja a ajudar em muito nesse ph...

 

ps: bota mais plantas nisso, precisas de consumir mais recursos, na minha humilde opinião...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Visitante
This topic is now closed to further replies.