New adventure


anapinheiro

Recommended Posts

Boa noite a todos

Após algumas indecisões, decidimos avançar para uma reformulação do aquário do hall de entrada. Após conversações com o meu marido, lá nos decidimos por um hardscape de troncos e rochas e saiu isto. A foto não é grande coisa, foi tirada com o telemóvel.
Agora vamos tratar das plantas, mas para já o que vos parece o layout?

 

IMG_0307.jpg

Setup:

aquario
101x41x50cm

filtro
2 x tetra ex 1200

aquecimento
Fluval 150w

iluminação
Enquanto não chegam duas chihiros a-401, fui buscar a calha antiga com duas fluorescentes de 30w

Substracto
ADA Power sand especial M
ADA Amazonia 9Lx2

Hardscape
pagoda stone
Red moor wood

Editado por Pedro Bernardo
Correcção link imagem
  • Votar + 3
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Muito bom!

 

Isso com a flora certa pode ficar de topo. E merece umas fotos melhorzinhas ;)

 

E se vão pôr calhas de 40 cm quer dizer que não vão pôr na transversal certo? e isso vai distribuir bem a iluminação?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigada Gonçalo.

 

Sim, já testamos com a de 60 cm que temos no outro aquario, e a distribuição é muito boa. Só estamos mesmo à espera que elas cheguem para ver o resultado final.

 

A nível de flora, numa primeira fase e para os troncos teremos anubias nana petite, microsorum pteropus sp e trident, e musgos vários (aproveitando as podas do outro aquario). Para o restante teremos várias espécies de cryptocorynes, lagendra meeboldi, nymphoides lotus, echinodorus barthii, pogostemon helferi e podas de pogostemon erectus do outro aquario.

 

Depois numa segunda fase vamos passar para o tapete, estamos indecisos entre a hydrocotyle tripartita e a marsilea hirsuta.

 

E consoante o resultado da plantação da primeira fase, poderão ser feitas algumas introduções novas, mas primeiro quis ter os troncos definidos e plantando-a, assim como a envolvente dos mesmos, para permitir que as plantas tivessem espaço para se desenvolver de futuro.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A tripartita para mim não é uma planta fácil de lidar. É muito sensível à fauna, qualquer coisinha e levanta logo. Eu ia para a marsilea sem pensar muito.


Eu neste não punha plantas de folha grande, mas se é para aproveitar podas eu percebo ;)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Parece-me muito bem. Como disse o Gonçalo tudo depende das plantas.

As chihiros parecem-me uma excelente opção. Gostava que depois desses o teu feedback sobre elas. Também estou a pensar em adquirir uma para o meu de 60 litros. Para já vou ter mesmo de ser eu a montar uma.

Boa sorte para a montagem.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigada aos dois.

 

Quanto às plantas, a estratégia é a seguinte: primeiro colocar os musgos, anubias e fetos nos troncos e voltar a coloca-los no sitio. A lotus e a echinodorus vão para a parte de trás do aquário, para dissimular um pouco os cantos.

 

Também ainda vai ser colocado mais substrato, chega hoje mais um saco de 9L de amazonia. Não é que assim estivesse mal, mas prefiro ter um pouco mais de altura quer para ser mais fácil a plantação quer para o enraizamento das plantas.

 

As cryptocorynes vão ficar mais à frente, entre os troncos e as rochas. Os locais vão depender da posição final dos troncos.

 

Depois vou ver se coloco as pogostemon erectus ou as substituo por umas vallisnerias, porque as que tenho no outro tanque estão cheias de runners e sempre dá para tirar algumas.

 

Quanto às Chihiros tenho uma A-601 no outro aquário e é fantástica. Só o simples facto de ter o controlador de intensidade é uma mais valia, porque no meu caso a intensidade deve estar mais ou menos a "meio" e as plantas estão fantásticas. Até tive de reduzir um pouco porque as algas começaram a fazer-se notar em demasia.

 

O único senão é que com a nova lei das alfandegas começa a ser complicado comprar estas calhas via ebay.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sim André, as pedras vão ficar mais enterradas porque o nível de substrato ainda vai subir um pouco.

 

O termostato chega, mas de qualquer forma e consoante a temperatura de inverno, posso colocar um outro de apoio.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Quanto às Chihiros tenho uma A-601 no outro aquário e é fantástica. Só o simples facto de ter o controlador de intensidade é uma mais valia, porque no meu caso a intensidade deve estar mais ou menos a "meio" e as plantas estão fantásticas. Até tive de reduzir um pouco porque as algas começaram a fazer-se notar em demasia.

 

O único senão é que com a nova lei das alfandegas começa a ser complicado comprar estas calhas via ebay.

 

Foi o que pensei. O controlador é uma mais valia com certeza. Até estava a pensar pedir pelo ebay.... vamos ver.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Há sempre uma grande "guerra" em relação a marcas, mas é o que digo, para já estou satisfeita.

 

As deste aquário mandei vir de um vendedor que afirma que faz as expedições do Reino Unido. mas como pago sempre via paypal, se houver problemas, abro um caso no ebay e resolve-se sempre. De hong kong não vale a pena, aquilo que temos de pagar à alfandega é um absurdo. Numa calha de 32€, os custos de desalfandegamento são de quase 20€!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

E depois de umas longas sete horas em plantações, enchimento e replantações, eis o resultado final.

A água ainda não está completamente límpida, mas dá para ter uma ideia. O que vos parece?

http://s13.postimg.org/4cf1z2ux3/IMG_0309.jpg

IMG_0309.jpg

Editado por A. Ferreira
colocar foto visível
  • Votar + 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

As fotos não têm a qualidade necessária daí teres poucas respostas.

 

Gostei do resultado, acho que com o passar dos meses e diversas replantações vais ter uma bela peça de arte na sala.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Nem toda a gente tem jeito nem tempo para a fotografia, e muitas vezes nem máquina. Eu sei que as fotografias não tem grande qualidade, mas foi o que consegui.

 

Já agora, e para me ajudar de futuro, qual a qualidade necessária?

 

Obviamente que este não será o resultado final, as plantas vão desenvolver e ocupar os espaços até agora vazios.

 

Mas obrigada pelo post Tugz.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

olá Ana,

 

isso está bem porreiro biggrin.png' alt=':biggn:'>

 

editei o tópico por forma a que a foto fique visível, sem que tenha de se clicar no link :cool2:

 

quando a água estiver boa tenta por uma foto com mais qualidade.

 

cumps,

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá A. Ferreira

 

Muito obrigada pela edição, ainda não domino muito bem a parte do colocar fotos :)

 

Obrigada pelas tuas palavras, no fim de semana vou pedir uma máquina a sério emprestada para ver se consigo tirar umas fotos melhorzitas.

 

Quanto ao aquario, a água está a clarear, com mudanças de água diárias. Só estou um bocado preocupada com as cryptocorynes, resolveram entrar em melting...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Ana,

 

Parabéns pela montagem! :)

 

Deixo-te 3 dicas para conseguires umas fotos melhorzitas:

 

1. Vidros do aquario e lentes da máquina ou tlm bem limpos

2. Colocar a máquina ou tlm num tripé ou em cima de algo fixo para que a imagem não desfoque durante o flash.

3. Tirar foto no escuro apenas com a luz do aquário ligada para não existirem reflexos.

 

Se puderes aproveita o dia da tpa e limpeza para tirares foto ;)

 

Vou acompanhar a evolução.

 

Boas fotos! ;)

 

Cumps,

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Para mim de qualquer forma acho que o aquário está bonito e vai ficar cada vez melhor, tem troncos tem plantas, é isso crescer e vai ficar um espétaculo.

 

Para tirar melhores fotos o que eu fazia quando andava nisto asério, era fixar bem a máquina (mesmo que de telemovel), desligar o flash da maquina, desligar todas as luzes ao redor e usar apenas a luz do aquario.

 

tirar o mais centrado possivel e a uma distancia que apanhe exatamente as laterais, para depois só teres de cortar as partes de cima.

 

Depois é ires mexendo nas configuraçoes da maquina(tlmovel) em si, e perceber o que melhor fica.

 

Não é dificil, e tem de ser por tentativa e erro.

 

Mas volto a dizer a montagem parece estar agradavel!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Quanto às cryptos é normal, digo eu, em todas as montagem que já fiz elas meltaram sempre. Mas geralmente é por pouco tempo e começa logo a nascer pés novos.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigada tugz e Miguel pelas ajudas na parte da fotografia e pelas vossas opiniões :)

 

este fim de semana vou ver se consigo tirar umas fotos melhorzitas. Algumas das plantas estão a desenvolver-se bem, as únicas em melting são as cryptos e a lagenandra. A echinodorus e a lotus estão a ficar lindas, espero que continuem assim.

Nesta altura só os troncos é que me estão a chatear, estão cheios daquela "baba" branca. Estiveram de molho, mas não chegou. Alguma dica para ajudar a eliminar esta coisa?

 

Gonçalo

Espero que sim, vamos lá ver como corre nos próximos dias.

 

Já iniciei a fertilização com o ada bright K e com o carbo elixier bio da dennerle.

Editado por anapinheiro
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem, isso é bom sinal, algumas derreterem no inicio é normal, por isso dá tempo ao tempo,

 

Em relação a fertilização, conselho de amigo vai com calma no inicio, muita fertilizaçao pode dar aso a algas, vai aumentando gradualmente com o aumento da massa vegetal.

 

Sim tira mais fotos a malta quer é fotos, e videos etc somos muito curiosos.

 

Em relação aos troncos isso é normal, e não tens nada que te preocupar. Se tiveres peixes tipo ancistrus, ottocinclus, caracois, etc eles vao adorar comer isso.

 

Se não tiveres também não tem mal, nas tpas com a mangueira suga esse algodão, com o tempo isso desaparece tudo. relaxa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sim, tenho dado metade da dosagem recomendado precisamente por causa disso. O carbo elixier ajuda mas não faz milagres :)

 

Já me lembrei de por dois ottôcinclus, mas com o pico de amônia que é normal no aquasoil Amazonia nem me atrevo. O aquario só está montado há uma semana...

 

Vou seguir o teu conselho das tpas. Pois, é o mal de ser perfeccionista nestas coisas :)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Para a nhanha dos troncos o melhor é mesmo 1 guppy! Em 2 dias desaparece tudo!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.