Aqua - SUSSOA


Paulo F. Soares

Recommended Posts

Uma foto à pressa do telemóvel. Grande matagal vai pra aqui

Gosto de deixar a natureza seguir o seu curso. Deixa lá ver onde isto vai dar...

 

4daed97e6f800663d74efca9f91ef19a.jpg

 

Enviado do meu SM-G530FZ através de Tapatalk

Paulo Soares

AQUA "SUSSOA" - Paulo Soares

Aquario Sussoa - 2Copy

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

este layout é mesmo qualquer coisa...

essa flora está espectacular. :thumbup3:

 

força nisso e continua a mostrar a obra,

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Plants gone wild!!

 

Este crescimento só demonstra o quão bem elas se sentem!

Mas concordo que isso já merece um pequeno corte, a não ser que queiras que este aquário passe a ser um puro "holandês"!

 

Paulo, reduziste a intensidade de luz ou é impressão minha?

 

Grande abraço

Cumprimentos, Ismael Figueira

Projectos correntes - FenrirSkogen / Laurento

Projectos terminados - Ephemeris / Wind Of Change / Woods Stream / Little Nature / Rainforest Reborn - video / Primeiro plantado 300L 'rainforest' - video

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Plants gone wild!!

 

Este crescimento só demonstra o quão bem elas se sentem!

Mas concordo que isso já merece um pequeno corte, a não ser que queiras que este aquário passe a ser um puro "holandês"!

 

Paulo, reduziste a intensidade de luz ou é impressão minha?

 

Grande abraço

 

Boa tarde Ismael,

 

A primeira e ultima hora do fotoperiodo só liga uma T5. Para não haver um choque grande sobretudo na primeira hora em que as luzes ligam. Arranca soft.

 

A "Tripartida" já levou uns aparos. Estava já a tapar a "Bacopa" e a "Reinecky" e a invadir outras áreas.

Neste momento está limitada ao centro na parte anterior e laterais com excepção da frente do vidro onde quero que ela progrida enchendo toda a frente do aquário misturada com a "Quadricostatus".

 

A folhagem da "Quadricostatus" aparece por baixo da "Tripartida" a erguer-se para o topo.

Está mesmo brutal. Nunca tinha visto folhas de "Quadricostatus" tão grandes e compridas. Já estão mais compridas/altas do que o que a foto indica.

 

Também podei a "Quadricostatus" apenas na frente do vidro porque aquilo já era um emaranhado enorme. Ficou mais composto e tenho uns "Runners" em direcção ao lado direito que acabarão por encher o lado direito do aquario (Vidro frente).

 

Entretanto fartei-me da "Monte Carlo" que tinha do lado esquerdo.. porque ali o tapete raso não se conjuga com o resto do layout. Canseio mesmo de tapetes.. visualmente já não lhes acho piada nenhuma. Assim agarrei na "Staurogyne" que estava ao centro ao lado da Bacopa e meti na frente esquerda onde estava a MC. Logo atrás dela no socalco imediatamente anterior levou mais "REinecky". Ficou bem jogado.

 

E agora sim tenho o Layout a gosto. Moitas e mais moitas. Tapetes é um erro tal como o aquario tem vindo a evoluir. Visualmente com tapetes morre muito.. e sim isto está a ficar de dia para dia mais ao estilo "laranja mecãnica".

Os socalcos vão desaparecer com as moitas e ficam só as plantas. Tambem era uma ideia que tinha desde inicio.

 

Daqui a uns dias já meto mais uma carrada de fotos que montar a parafernália de luzes lá atrás e fotoreportagem é quase uma tarde inteira.

 

Grande abraço a todos.

P.S.

 

Os camarões têm uma casa fantástica por baixo da Tripartida à frente do vidro.. reunem-se ali como quem está na praia a curtir ;)

E curioso.. outro dado interessante, é que por volta das 8 da noite já sabem que por ali vai haver banquete. Nunca me passaria pela cabeça que estes bichinhos conseguissem ter esta especie de "memoria"..

Meto lá uma courgette cozida (debaixo da tripartida) longe da vista dos plattys e ali se divertem.

 

Amazing behaviour...

  • Votar + 1

Paulo Soares

AQUA "SUSSOA" - Paulo Soares

Aquario Sussoa - 2Copy

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 4 semanas depois...

Depois de uma poda sobretudo nas vermelhas que as folhas de baixo já se estavam a ressentir. Duas fotos do telemóvel para actualizar o tópico. Daqui a umas semanas já faço uma foto reportagem. A juventude cá anda alegre e feliz ✌ Abracao a todos.

 

d4bfda31714e952ea0fc764346708146.jpg

 

7afa8d98d2d87e4fc3a5b4da724333f9.jpg

 

Enviado do meu SM-A510F através de Tapatalk

Paulo Soares

AQUA "SUSSOA" - Paulo Soares

Aquario Sussoa - 2Copy

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

este aqua continua a ser dos meu preferidos até agora...

parabéns Pafs, nível elevadíssimo na minha opinião de noob/rookie/novato.

 

Grande abraço e aguardo essa reportagem.... :happy2:

  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Muito bom dia Paulo,

 

Isto está quase um puro "holandês", as transições entre os vermelhos e verdes estão muito bem definidas. E como seria de esperar as plantas continuam de ótima saúde!

 

Essa Quadricostatus é que te está a tirar bastante proporção e está a ser o ponto focal na frente do aquário, penso que aí ficava bem uma planta de folha mais pequena como a Staurogyne por exemplo, passando assim a quadricostatus mais para trás. É só a minha modesta opinião.

 

Um grande Abraço

Cumprimentos, Ismael Figueira

Projectos correntes - FenrirSkogen / Laurento

Projectos terminados - Ephemeris / Wind Of Change / Woods Stream / Little Nature / Rainforest Reborn - video / Primeiro plantado 300L 'rainforest' - video

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

As plantas não deram tréguas ao conceito de pedras que colocaste

 

Olá André,

 

Como sempre, pensamos e temos uma ideia inicial de projecto mas depois temos que dar espaço à natureza e não a contrariar muito. Um projecto nunca fica como o pensamos. Pelo menos sempre foi assim comigo. Ao fim do primeiro mês percebi de imediato que as pedras apenas serviriam para conter o substrato e nada mais que isso.

 

Algumas até já as retirei para dar mais espaço à flora. Embora sempre tive consciência de inicio que as pedras acabariam por ficar semi cobertas, certo é que tive que repensar o layout. E mesmo não sendo a intenção (e não é) de criar um holandês está a ganhar ares disso.

 

Eu por norma deixo a flora crescer a seu bel prazer, e apenas vou dando um aparo aqui e ali para as revitalizar.

Assim fica menos "ajardinado" e mais natural.

 

Muito bom dia Paulo,

Isto está quase um puro "holandês", as transições entre os vermelhos e verdes estão muito bem definidas. E como seria de esperar as plantas continuam de ótima saúde!

Essa Quadricostatus é que te está a tirar bastante proporção e está a ser o ponto focal na frente do aquário, penso que aí ficava bem uma planta de folha mais pequena como a Staurogyne por exemplo, passando assim a quadricostatus mais para trás. É só a minha modesta opinião.

Um grande Abraço

 

 

Ismael olá amigo.. eu já conheço a "Quadricostatus" de outras paragens e sei como ela é. ;)

 

Para teres uma ideia, num aquario anterior a este retirei um Runner que tinha qualquer coisa como 4 metros... todo enrolado dentro do aquario. Dava umas voltas ao aquario. Até tirei fotos e publiquei na altura. Estiquei o runner no chão da cozinha e medi. E tirei a foto.

Aqui neste já me vi grego para retirar um metro e tal que estava já refundido atrás da Limnophilla Hipuroides e que não tinha topado ;)

 

Efectivamente a Quadricostatus é para ficar mais baixinha para surgir atrás dela a Blyxa com as suas pontas curvilineas a tombar para cima dela.

Para fazer isso, neste momento tenho que deixar crescar a Quadricostatus, e depois de ter uns pés com raizes, retira-la na integra do aquario e replantar os melhores pés no "canteiro" destinado a ela. E assim já fica rasa.

 

Não posso retira-la agora pois acabaria por definhar. Todos aqueles pés em suspensão que se vê na foto provêm de apenas outros dois e eu preciso de pés novos e pequeninos. Aqueles já estão enormes vão para o lixo quando replantar.

 

Obrigado pela tua apreciação.

 

P.S. - Inseri a Rotala Walichi para o meio da Rotala Macrandra. Combinar as duas. Acho que vai fica porreiro.

 

 

Alteração ao Set UP apenas ao nivel da luz.

 

Está novamente como quase sempre esteve com 8 horas de fotoperiodo com apenas 3200 lumens a 6500 K. Experimentei antes durante 15 dias com mais uma T5 de 39W de 4200 K o que fez com as plantas tivesssem niveis de crescimento elevados (basta olhar para a Quadricostatus e já assim depois de podada)..) e nada sustentados.. não gosto de andar a toda a hora de de tesoura na mão e continuo a verificar que com altos niveis de luz o crescimento das plantas não é tão sustentável. Crescem mas frageis.. a folhagem não é tão robusta. Temos que respeitar a sua genética.

 

 

Tudo o mais mantém-se inalteravel.

 

Abração a todos.

Paulo Soares

AQUA "SUSSOA" - Paulo Soares

Aquario Sussoa - 2Copy

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O que vai para aqui neste aquario... o que se vê a crescer fora de água é a "Limnophila Hipuroides " e "Pogostemon Erectus".
Quero ver até onde isto vai fora de água e o o efeito ou a forma que elas vão ganhar com as toneladas de co2 à disposição no exterior com a luz mesmo ali de cima delas.
E a alimentação vem do substrato.. Vai ser interesse de apreciar... a forma que vão ganhar.
Já nem estou preocupado com jardinagem.
É deixar crescer para aprender.

2_zpsn77do22q.jpg
1_zpsbfolafgz.jpg

[attachment=1]20170204_161438.jpg[/attachment]

Editado por PAFS

Paulo Soares

AQUA "SUSSOA" - Paulo Soares

Aquario Sussoa - 2Copy

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Muito boa noite Paulo,

 

Já fiz essa experiência e a limnophila hippuroides e tenho a dizer que ela adquire umas cores lindíssimas mas somente isso. Não observei qualquer flor a brotar da planta.

 

Esta foto já foi tirada á algum tempo mas ainda andava perdida aqui pelo telemovel.

1eb813e9eb594c54e066a8013ce136f9.jpg

 

Grande abraço

 

 

Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk

Cumprimentos, Ismael Figueira

Projectos correntes - FenrirSkogen / Laurento

Projectos terminados - Ephemeris / Wind Of Change / Woods Stream / Little Nature / Rainforest Reborn - video / Primeiro plantado 300L 'rainforest' - video

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Do Douro para a Amazónia... parabéns Paulo, continua a surpreender.

 

Abraço.

 

Muito obrigado. ;) Valeu!

 

As plantas têm vontade própria ;) E vê lá.. como nos surpreendem!

Editado por PAFS

Paulo Soares

AQUA "SUSSOA" - Paulo Soares

Aquario Sussoa - 2Copy

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Podes.nos contar qual é o teu consumo de fosfatos semanal ?

 

Esse aquário não seria sustentável sem CO2?

 

Olá André bom dia,

 

Só fiz medições à uns dois meses atrás quando tive um pico de GSA salvo erro (Vê aí para trás) Andei aí uma semanita a medir.. nada mais. E nessa altura fiz uma pequena garrafita de PO4 e adicionei durante essa semana. Depois voltou tudo ao lugar.

Sigo a minha rotina habitual de TPA´s duas a três vezes à semana e mantenho os parâmetros iguais.

 

Grande Abração.

Muito boa noite Paulo,

 

Já fiz essa experiência e a limnophila hippuroides e tenho a dizer que ela adquire umas cores lindíssimas mas somente isso. Não observei qualquer flor a brotar da planta.

 

Esta foto já foi tirada á algum tempo mas ainda andava perdida aqui pelo telemovel.

1eb813e9eb594c54e066a8013ce136f9.jpg

 

Grande abraço

 

 

Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk

 

Obrigado Ismael pelo contributo.

 

Sendo assim não vale a pena explorar muito mais. ;) Até porque me tapa as que estão por baixo.

 

Muito obrigado mesmo.

Editado por PAFS

Paulo Soares

AQUA "SUSSOA" - Paulo Soares

Aquario Sussoa - 2Copy

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa noite.
Decorridos 5 meses efectivos da data da montagem decidi testar o meu substrato fértil. Eis os resultados.
NO3 mantém-se nos 5 a 10 PPM e micros FE a 1 PPM. Relação perfeita. ✌.
Para quem continua a advogar que macros é mais importante aqui não é o caso. Oligoelementos com fartura e macros ao mínimo. Não testei fosfatos não é necesario devem estar em sintonia com o NO3.. ou seja a zero.

Abracao a todos.



b2cedb1607e4749e9bee94cef604593c.jpg

8c889488284d46355c45cfa9a1d77492.jpg

ce50ca69cd1c7010de7f16ea1bde0b8b.jpg

1364644533763eb22b33493a69c3366a.jpg

d151ea3e822a8bbe598844fd6d03f484.jpg

c040c5e1af63b3992be63f92fc2550f9.jpg

dd064c4c9a521cfb74fdeedd727c87dd.jpg

263ed7a128eac7c38e7c18de39371037.jpg

c724b35074b29b04beb0a7e9a7f1078b.jpg

ed50cb6cdb3ff398d721a8cceb82c425.jpg

Enviado do meu SM-A510F através de Tapatalk

Editado por PAFS
  • Votar + 1

Paulo Soares

AQUA "SUSSOA" - Paulo Soares

Aquario Sussoa - 2Copy

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Fantástico...quando for grande quero plantas com essa saúde...

 

Grande abração amigo! Já mandei os adaptadores ao Baltazar ;)

Amanhã seguem mais umas coisinhas.

  • Votar + 1

Paulo Soares

AQUA "SUSSOA" - Paulo Soares

Aquario Sussoa - 2Copy

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Que fertilização estás a usar? E já agora, falaste por aí em ter usado lâmpadas 4000k ou lá perto, achas que eu teria mais resultados se misturar 6500k com 4000k?

 

Olá bom dia meu caro,

Usei durante umas semanas a 4200 K mas não verifiquei nada de mais como resultados extra nem a minima alteração na flora. Dizem que favorece os vermelhos mas para mim vai dar no mesmo. ;)

 

Continuo a usar o que a Tropica usa que é a luz do dia. Duas T5 de 6500 K e 6000 Lumens no total a uma altura de 40 Cm exactos do substrato para obter uma medida PAR de 50 que é o ideal.

 

Grande abração.

  • Votar + 1

Paulo Soares

AQUA "SUSSOA" - Paulo Soares

Aquario Sussoa - 2Copy

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 4 semanas depois...

Boa noite,

Algumas fotos sem qualquer edição sacadas do telemóvel para actualizar o tópico.

Levou umas tesouradas na zona do CO2 que apareceram umas BBA por ali.

Estou a experimentar uma nova abordagem para tratar desta alga manhosa.

Se resultar logo digo como foi. Em dois dias ela teve um retrocesso fantástico pelo que tudo indica que estou no bom caminho.

 

Abraços.

 

8255ffffa7ec1409d02a4e650158f0a5.jpg

 

f638cdb9d02489938b5a61d675ec361b.jpg

 

cb62f60b5531d33e7737d3caad2a9652.jpg

 

9d0cb57b2ce3241b14d754b523c4ce94.jpg

 

1d29be8108f243998e40cc2d28e231ff.jpg

 

d1564f0ab1d5cf1828355204f53ff227.jpg

 

0575964db0ff4d5fcd5c80a2d32051bf.jpg

 

aed587967ba6451f89132f3d653b5837.jpg

 

182bce377267771224859fc8d9ecfcbe.jpg

 

a90a4caf1877f097c475ee727950cc6f.jpg

 

c8f2e1636e4d568e8191ba50b4e34660.jpg

 

aef89a97da10a0a0c1115d28169d3c86.jpg

 

6e49faa10f142330d1e91f2e0e53cf48.jpg

 

7bd102406222bab36c62215e76907549.jpg

 

fe8d6b98c348d1c18048e5c1fcee6220.jpg

 

1d8cf489b015b6e93a4f79f25e622a96.jpg

 

fffaf8773f5aaf8561e3764e301926a4.jpg

 

de43594d0fe5d23fad5e0936f1aaa174.jpg

 

Enviado do meu SM-A510F através de Tapatalk

  • Votar + 1

Paulo Soares

AQUA "SUSSOA" - Paulo Soares

Aquario Sussoa - 2Copy

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Amigo Paulo

Boa tarde,

 

Uma pessoa chega aqui e fica a babar com a saúde destas plantas. Este domínio deve-se com toda a certeza a muitas horas de observação e estudo!

 

Mais uma vez os meus parabéns!

 

Grande abraço

 

 

Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk

Cumprimentos, Ismael Figueira

Projectos correntes - FenrirSkogen / Laurento

Projectos terminados - Ephemeris / Wind Of Change / Woods Stream / Little Nature / Rainforest Reborn - video / Primeiro plantado 300L 'rainforest' - video

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.