Through The Red Mountain


Luís Cardoso

Recommended Posts

A verdade é que nada disto é matemática e os fatores são muitos, mais do que aqueles que imaginamos. A luz é um muito bom candidato, bem mais que as rochas

 

via Nokia 3310

  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bom dia,

 

Obrigado por partilhares connosco estes problemas, é com esta partilha de experiências que todos podemos aprender mais um pouco.

 

De certa forma a porosidade da pedra de lava haveria de compensar a nível de alojamento das bactérias nitrificantes tal como o pretendido com o power sand bem como a distribuição de nutrientes. Creio que o problema se deva mesmo à intensidade de luz. Tal como o Gonçalo referiu e bem ele tem uma montagem muito idêntica à tua e ainda não se deparou com este tipo de problemas.

 

Qual é a periodicidade das TPA's?

 

Grande abraço

Cumprimentos, Ismael Figueira

Projectos correntes - FenrirSkogen / Laurento

Projectos terminados - Ephemeris / Wind Of Change / Woods Stream / Little Nature / Rainforest Reborn - video / Primeiro plantado 300L 'rainforest' - video

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bom dia,

 

Obrigado por partilhares connosco estes problemas, é com esta partilha de experiências que todos podemos aprender mais um pouco.

 

De certa forma a porosidade da pedra de lava haveria de compensar a nível de alojamento das bactérias nitrificantes tal como o pretendido com o power sand bem como a distribuição de nutrientes. Creio que o problema se deva mesmo à intensidade de luz. Tal como o Gonçalo referiu e bem ele tem uma montagem muito idêntica à tua e ainda não se deparou com este tipo de problemas.

 

Qual é a periodicidade das TPA's?

 

Grande abraço

Tpas semanais.

De vez em quando faço uma mais pequena durante a semana.

Cumprimentos
Luís Cardoso

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bom dia,

 

Obrigado por partilhares connosco estes problemas, é com esta partilha de experiências que todos podemos aprender mais um pouco.

 

De certa forma a porosidade da pedra de lava haveria de compensar a nível de alojamento das bactérias nitrificantes tal como o pretendido com o power sand bem como a distribuição de nutrientes. Creio que o problema se deva mesmo à intensidade de luz. Tal como o Gonçalo referiu e bem ele tem uma montagem muito idêntica à tua e ainda não se deparou com este tipo de problemas.

 

Qual é a periodicidade das TPA's?

 

Grande abraço

O problema é que pode ter havido desnitrificacao na fase inicial e não ter conseguido compensar convenientemente com a fert líquida. Daí eu dizer que se tivesse usado powersand aquele boom inicial de nutrientes tivesse ajudado talvez.

Cumprimentos
Luís Cardoso

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa tarde,

 

No seguimento do que te disse no outro forum portugues:

 

A desnitrificação só pode acontecer em sistemas aquaticos sem oxigénio, e onde residam quantidades exageradas de de nitratos. Sem oxigénio não foi o caso. Portanto mais uma vez NO3 em excesso = "Estimativa Index".

Inclusivé posso te dizer que os nossos SMAS no tratamento de águas usam NO3 em excesso que acabam por ser catalizados como oxidantes para a decomposição de tralha orgânica nas tubagens. Essa oxidação fica bem patente nos vossos Lily Pipes (falo para todos os aquariofilistas ) na coloração que os mesmos adquirem.

 

A Amazonia (não tem nada a ver com a Power sand) é maioritariamente NH4/NO3/PO4/FE/oligoelementos.

A Power Sand são pedras porosas para composição de colónia de bacterias por baixo do Amazonia.

Não é em vão que a ADA usa o Bacter 100 e outros Penacs por baixo da Power Sand. É precisamente para promover uma rápida colonização da Power Sand.

 

O problema do teu aquario é a Estimativa Index conjugada com a água de Osmose e o Amazonia isolado.

Podes reduzir a luz (que eu discordo como já referi no outro forum) mas enquanto usares "EI" eu não tenho fé que a coisa se componha. Claro que ao reduzires a LUZ muito das algas vai à vida pois sem energia nada resiste.

Mas sou de opinião que não resolve apenas camufla.

 

Repara e aqui podes dar uma achega se estou errado..

No teu aquario "Through The Forest" usas-te substrato Mbreda e ADA Aquasoil Amazonia usado. Usado! Logo não libertava tanto nutriente. Não sei se é o caso neste aquario mas assumi que o Amazonia neste aquario é novo e daí o meu juizo, porque falas da libertação de amonia e isso só acontece em novo.

 

No "Tropical Bay" usas-te a linha completa da ADA. Não é o caso aqui também. E até tinhas 4 x T5 39w. Muito mais que esses 3500 Lumens. Tinhas perto de 12.000 lumens.E tinhas "EQuo Stilla " no filtro que para colonização não há melhor. OU seja.. toda uma serie de factores completamente diferentes deste aquario actual.

 

E é por isto que te disse e digo que o facto de a "EI" ter resultado no passado em condições diferentes das actuais não significa que resulte agora. E quanto a mim.. não resulta mesmo.

 

Eu usava água de rede mesmo com esse GH / KH elevado (que não tem mal nenhum) e um fertilizante com provas dadas no mercado. OU Tropica ou a gama ADA. Aliás GH elevado é sinal de calcio e magnésio Q.B. que as plantas agradecem e que com a Osmose o retiras e com "EI" voltas a querer introduzir. Mais.. com essas grandezas tu deves ter Nitratos na água de rede na ordem dos 20 a 30 PPM e atenção que a Osmose a menos que tenhas o cartucho especifico não remove Nitratos. É outra coisa que não sei se já alguma reparas-te.. é que podes descer o GH / KH mas o nivel de Nitratos da água de rede está lá, a somar ao que dás de "EI"..

 

É esta a minha opinião que partilho para os que seguem este tópico.

 

Abração.

Paulo Soares

AQUA "SUSSOA" - Paulo Soares

Aquario Sussoa - 2Copy

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa tarde,

 

No seguimento do que te disse no outro forum portugues:

 

A desnitrificação só pode acontecer em sistemas aquaticos sem oxigénio, e onde residam quantidades exageradas de de nitratos. Sem oxigénio não foi o caso. Portanto mais uma vez NO3 em excesso = "Estimativa Index".

Inclusivé posso te dizer que os nossos SMAS no tratamento de águas usam NO3 em excesso que acabam por ser catalizados como oxidantes para a decomposição de tralha orgânica nas tubagens. Essa oxidação fica bem patente nos vossos Lily Pipes (falo para todos os aquariofilistas ) na coloração que os mesmos adquirem.

 

A Amazonia (não tem nada a ver com a Power sand) é maioritariamente NH4/NO3/PO4/FE/oligoelementos.

A Power Sand são pedras porosas para composição de colónia de bacterias por baixo do Amazonia.

Não é em vão que a ADA usa o Bacter 100 e outros Penacs por baixo da Power Sand. É precisamente para promover uma rápida colonização da Power Sand.

 

O problema do teu aquario é a Estimativa Index conjugada com a água de Osmose e o Amazonia isolado.

Podes reduzir a luz (que eu discordo como já referi no outro forum) mas enquanto usares "EI" eu não tenho fé que a coisa se componha. Claro que ao reduzires a LUZ muito das algas vai à vida pois sem energia nada resiste.

Mas sou de opinião que não resolve apenas camufla.

 

Repara e aqui podes dar uma achega se estou errado..

No teu aquario "Through The Forest" usas-te substrato Mbreda e ADA Aquasoil Amazonia usado. Usado! Logo não libertava tanto nutriente. Não sei se é o caso neste aquario mas assumi que o Amazonia neste aquario é novo e daí o meu juizo, porque falas da libertação de amonia e isso só acontece em novo.

 

No "Tropical Bay" usas-te a linha completa da ADA. Não é o caso aqui também. E até tinhas 4 x T5 39w. Muito mais que esses 3500 Lumens. Tinhas perto de 12.000 lumens.E tinhas "EQuo Stilla " no filtro que para colonização não há melhor. OU seja.. toda uma serie de factores completamente diferentes deste aquario actual.

 

E é por isto que te disse e digo que o facto de a "EI" ter resultado no passado em condições diferentes das actuais não significa que resulte agora. E quanto a mim.. não resulta mesmo.

 

Eu usava água de rede mesmo com esse GH / KH elevado (que não tem mal nenhum) e um fertilizante com provas dadas no mercado. OU Tropica ou a gama ADA. Aliás GH elevado é sinal de calcio e magnésio Q.B. que as plantas agradecem e que com a Osmose o retiras e com "EI" voltas a querer introduzir. Mais.. com essas grandezas tu deves ter Nitratos na água de rede na ordem dos 20 a 30 PPM e atenção que a Osmose a menos que tenhas o cartucho especifico não remove Nitratos. É outra coisa que não sei se já alguma reparas-te.. é que podes descer o GH / KH mas o nivel de Nitratos da água de rede está lá, a somar ao que dás de "EI"..

 

É esta a minha opinião que partilho para os que seguem este tópico.

 

Abração.

 

Paulo usar água de osmose não tem qualquer inconveniente.

Pergunta por essa europa fora quantas lojas e aquascapers a usam.

Dependendo do tipo de hardscape podes ter que mineralizar a agua até ao parâmetro que quiseres.

Relativamente à luz estas aqui a misturar tamanhos de aquarios, e tecnologias diferentes os leds para alem de terem maior eficácia energética têm uma penetração na água muito parecida com a HQI, ao contrario do que acontece com as lâmpadas t5. Outra consideração a ter é que as lâmpadas emitem um angulo de 360º ao contrario dos 120º da maioria dos leds, o que leva a um desperdício de luz nas lâmpadas t5 considerável.

Neste aquario de 60cm tenho 3500lm teoricos para um aquario com apenas 36cm de altura.

No aquario de 300l por exemplo tenho 2000lm x 4 calhas para 50cm.

Em ambos os aquario a luz é forte...

Relativamente à fertilização como te disse neste momento não estou a seguir o metodo de EI mas sim a fert baseada na ADA.

Vamos ver como corre isto daqui para a frente...

Não quero com isto dizer que não possa vir a fazer essa experiência Paulo.

Este aquario está a servir para isso mesmo

Editado por Luís Cardoso

Cumprimentos
Luís Cardoso

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tem bom aspecto. Tens a calha a quanto?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bom dia Luís,

 

Então onde foi parar a Ludwigia? Estava muito bom lá atrás, um destaque de vermelho em plano de fundo a meu ver completava bastante o layout.

 

Tirando isso é só uns toque com a tesoura e está no ponto.

 

Com calma tudo se consegue e esta montagem é um bom exemplo disso, pelo que já passou e no estado em que se encontra agora.

 

Grande abraço

 

 

Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk

Cumprimentos, Ismael Figueira

Projectos correntes - FenrirSkogen / Laurento

Projectos terminados - Ephemeris / Wind Of Change / Woods Stream / Little Nature / Rainforest Reborn - video / Primeiro plantado 300L 'rainforest' - video

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bom dia Luís,

 

Então onde foi parar a Ludwigia? Estava muito bom lá atrás, um destaque de vermelho em plano de fundo a meu ver completava bastante o layout.

 

Tirando isso é só uns toque com a tesoura e está no ponto.

 

Com calma tudo se consegue e esta montagem é um bom exemplo disso, pelo que já passou e no estado em que se encontra agora.

 

Grande abraço

 

 

Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk

Está lá mas foi podada.

Ja chegava ao topo do aquário.

Passando as algas é que posso começar a moldar as moitas em ambos os lados.

Vamos la ver se isto encaminha convenientemente.

Cumprimentos
Luís Cardoso

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas.

Mais uma semana mais uma manutenção.

 

Antes

 

33127329125_fe1b606ed9_b.jpgIMG_2383-Editar by Luís Cardoso, no Flickr

 

Depois

 

32282103704_e5b414f7a6_b.jpgIMG_2384-Editar by Luís Cardoso, no Flickr

 

Como isto parece ter estabilizado vou dar-lhe mais um nível de luz à experiência.

 

Cumprimentos,

Luís Cardoso

  • Votar + 1

Cumprimentos
Luís Cardoso

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa noite Luis,

 

Como é que anda esta obra? Melhorou com o ligeiro aumento da luz?

 

Grande abraço

 

 

From tapatalk

Cumprimentos, Ismael Figueira

Projectos correntes - FenrirSkogen / Laurento

Projectos terminados - Ephemeris / Wind Of Change / Woods Stream / Little Nature / Rainforest Reborn - video / Primeiro plantado 300L 'rainforest' - video

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa noite Luis,

 

Como é que anda esta obra? Melhorou com o ligeiro aumento da luz?

 

Grande abraço

 

 

From tapatalk

Boas.

Só te consigo dizer para a semana como está o aquário.

Como aquilo estava muito encaminhado resolvi fazer outro teste com a calha TW.

Desta vez meti-lhe um dimmer e cortei a potencia 30%.

Quando regressar de férias vou ver se se mantém tudo igual.

Abraço

Cumprimentos
Luís Cardoso

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Mais um update.

Depois das férias e com a calha twinstar cortada a 70% o aquario encontrava-se neste estado

 

11-03-2017

33052320770_6b0ce1fd16_b.jpgIMG_20170312_181000 by Luís Cardoso, no Flickr

 

Feita a respectiva manutenção nesse dia.

 

14-03-2017

33052274620_e4069637ff_b.jpgIMG_2404 by Luís Cardoso, no Flickr

 

Neste momento meti a calha a 100% e dupliquei a fertilização.

A ver como se encontra no final da semana.

Cumprimentos,

Luís Cardoso

  • Votar + 1

Cumprimentos
Luís Cardoso

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Isso a 100% é um exagero. ;)

Está top, pronto para uma sessão fotográfica à seria.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bom dia Luis,

 

Isso é que é puxar a fundo! Isso a 100% possivelmente vais ter de te bater com umas GSA/GDA nos vidros ou já estás a dar PO4 a contar com isso?

Aquelas cianobactérias da 1ª foto, tens alguma explicação para isso?

 

O aquário está quase no ponto para as fotos. É bem merecido depois do que esta montagem já passou!

 

Grande abraço

  • Votar + 1

Cumprimentos, Ismael Figueira

Projectos correntes - FenrirSkogen / Laurento

Projectos terminados - Ephemeris / Wind Of Change / Woods Stream / Little Nature / Rainforest Reborn - video / Primeiro plantado 300L 'rainforest' - video

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bom dia Luis,

 

Isso é que é puxar a fundo! Isso a 100% possivelmente vais ter de te bater com umas GSA/GDA nos vidros ou já estás a dar PO4 a contar com isso?

Aquelas cianobactérias da 1ª foto, tens alguma explicação para isso?

 

O aquário está quase no ponto para as fotos. É bem merecido depois do que esta montagem já passou!

 

Grande abraço

Vamos ver Ismael.

Como te disse dupliquei a fert para ver.

Este aquário continua muito difícil de equilibrar no que toca à fert.

O motivo certo não sei dizer.

Por azar fiquei sem co2 e não sei se volto a ter ainda esta semana.

Para compensar estou a dar 15ml diários de easycarbo para evitar males maiores.

Cumprimentos
Luís Cardoso

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

 

Boas.

Para limpar ponho de molho em ada superge e depois uso um escovilhao.

O easycarbo não é uma alternativa viável neste tipo de aquários. Quanto muito em layouts com plantas de baixa manutenção.

Estou a usar sobredose para não deixar o alguedo instalar.

Abraço

Como é que limpas os lily pipes e as mangueiras ?

 

Achas o easy carbono uma alternativa ao co2 pressurizado?

Essa calha tem regulador de intensidade, ou pode-se instalar algum?

Estou um bocado fan dessas calhas, no meu próximo projeto estou a ponderar uma dessas.

A acompanhar o tópico ;)

Não traz nenhum.

Qualquer dimmer para LEDs funciona na calha.

Abraço

Cumprimentos
Luís Cardoso

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Então achas quase impossível ter um aquário sem co2 que não tenha alguedo ?

Não acho de todo impossível é mais que viável.

Consegues ter perfeitamente um aquário saudavel sem co2.

Tens é que seleccionar bem as plantas.

Cumprimentos
Luís Cardoso

Link to comment
Partilhar nas redes sociais