The cube


fmmrrd

Recommended Posts

Hoje pesquisei um pedaço sobre micro e macro nutrientes, e sobre fertilização.

Acho que está na altura de começar a pensar a sério em fertilizar o aquário e cada vez parece que estou mais confuso

 

Bem, fica um foto tirada do sofá, ontem à noite:

 

0318444c0b05f5c60131887c85cee1cd.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

No geral gostei, apenas acho que devias de optar por algumas plantas não tão grandes atrás... A Anubia Heterophylla e principalmente a Valisnéria (que já dá a volta e tapa a iluminação) acho que ocupam muito "espaço" no campo visual. Algo que consigas dar forma com a poda seria um pouco melhor, por exemplo a Ludwigia repens 'Rubin'...

 

Não consideres uma crítica, apenas uma sugestão. Como disse gosto, mas há sempre coisinhas que podemos melhorar ;)

 

Continua, vou seguir este aqua ;)

 

Cumprimentos

Pedro Bernardo 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Claro que não considero uma crítica (destrutiva ), pelo contrário, espero mesmo que as façam pois só assim tenho acesso a outros pontos de vista que me podem ajudar a melhorar. Faço questão

 

De facto, principalmente a Valisnéria, de vez em quando, quando as folhas começam a andar por baixo da luz, tapam um pouco a iluminação, mas ainda hoje estive a pensar que eu posso podá-la e cortar todas as folhas no comprimento da coluna de água. É viável e recomendado??

 

Por outro lado, pensei tambem em acrescentar do lado direito, junto à Valisnéria, uns pés da Hygrophila Diformis, igual ao lado esquerdo. Não retirava a Valisnéria, apenas cortava o comprimento das folhas.

Não conheço a Ludwigia Repens. O que acham?

 

EDIT: hoje escovei com uma escova de dentes nova, as pedras para tirar os pontinhos verdes. Aproveitando a TPA semanal, desta vez retirei cerca de 50% da água. Também aproveitei para "aparar" a Lilaeopsis (apesar de achar que ela não terá muito sucesso neste aqua Low Tech). Pela primeira vez adicionei fertilizante NPK Booster, recomendado pela Ecoarium...

 

Por último, encontrei um cardinal morto . Daí também ter feito uma TPA de 50%.

 

Esta semana tenho de estar atendo. O aqua está em maturação, mas ainda não está equilibrado. Tenho ainda muito pela frente...

Editado por fmmrrd
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Respira saúde esse aqua! só que essa valisneria está mesmo grande demais!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A saúde aparente está boa, mas não gostei nada da morte de um cardinal na semana passada... Uma baixa à partida significa que alguma coisa não está bem.

 

Para já tudo se mantém, inclusivé a Valisnéria que ainda lá está . Ainda estou a pensar o que fazer nessa zona do aquário, bem como na "relvinha", que se calhar não foi a melhor opção...

 

Para já, duas fotos da praxe

 

6d847d2511f362f454858b2583d5d048.jpg

 

49841e1b8d2d83c42402ca68a88f5959.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Dia 57

 

Feita a TPA de 30% e adicionado o fertilizante (NPK), noto que à medida que as semanas passam a limpeza dos vidros tem de ser mais frequente. As pedras, etc. lá vão ganhando algum verdete, mas tem-se mantido assim...

 

No entanto esta semana apareceram os novos habitantes... Os caracóis

Alguém os consegue identificar?

 

6331641ffa40a584368efed67959b66c.jpg

 

De resto, foto do presente

 

85b65153db6dff1a581f170e011a4b79.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, há várias opiniões, a minha é que quando começam a aparecer nunca mais param e tornam-se uma praga ridícula e não tornam o aqua mais atraente, bem pelo contrário! Para o mesmo efeito há outros caracóis bem mais atraentes e que são uma verdadeira máquina destruidora de algas :)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O aquário ta muito bom! Em breve queres um maior!

O aquário ta muito bom! Em breve queres um maior!

O aquário ta muito bom! Em breve queres um maior!

O aquário ta muito bom! Em breve queres um maior!

O aquário ta muito bom! Em breve queres um maior!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Fmmrrd, tens fauna de limpeza, camarões, ottos ou algo assim?

 

São importantes no que toca a esses detalhes. Passam a via das limpezas, ficando nós com menos trabalho. Umas C. Japonica e uns ottos faziam maravilhas nesse verdete que vai aparecendo e que é normal. ;)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tenho 1 otto e 2 corydoras. Pensei em acrescentar mais ottos, mas parece que o vejo sempre tão parado...

 

Quanto aos C. Japonica refereste a Caridinas Japónicas? Ainda não me mentalizei de meter camarões no aqua

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Os Otos ficam mais activos com companhia, assim como as Corys. E as Japónicas são bem maiores que os outros pelo que se tornam possiveis de se usar em comunitários.

  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

sim e sim!!!

Mais aí uns 8 ottos e umas 10 C. Japonica (são uma máquina e fáceis de manter)

  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Dia 63

 

Os caracóis continuam a proliferar pelo aquário, mas vou reduzir um pouco a comida para ver se controlo o crescimento. De qq modo lá vão fazendo jeito para comer umas algas. Para ajudar juntei mais 3 ottos, passando assim a 4 no total... vamos ver como corre.

 

Algumas alterações foram feitas na flora, nomeadamente a mudança da anubia para o plano frontal, apenas "pousada" sob o substrato, e a introdução de um vaso de Ludwigia Glandiosa junto da Valisnéria. Queria preencher um vazio lá atrás e também quebrar um pouco o verde... Também cortei o comprimento das folhas da Valisnéria, ficando apenas uma comprida.

 

De resto tenho mantido duas TPAs por semana, uma a meio da semana de 10% e uma ao fim-de-semana de 40%, após a limpeza do aquário. No final da TPA de 40% fertilizo com NPK (10ml).

 

A fauna está aparentemente bem de saúde, tendo eu visto já pontualmente um ou outro alevim de guppie, os quais desejo a maior sorte

 

Para Low-Tech acho que este aqua continua a dar cartas

 

98ffbd83b7750e452330293340a85612.jpg

 

4638cd4315a27be4403d344d0bd6f6b4.jpg

 

560a3b9cdba1355d0901d8b7da8d4dde.jpg

 

eed3d58a9fa95918590e88f57e39c5bd.jpg

 

ef00bbafee3b47ef2314a62f36aa409b.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sempre a evoluir.

 

Atenção a valisnerias quando cortada a folha morre ao fim de poucos dias.

 

É mais viável trocares por uma valisneria que não cresça tanto.

 

Abraco

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.