Pequena remodelação ao meu aquário...


QuiMaster

Recommended Posts

Boas a todos e a todas…

 

Desde que o meu pobre betta faleceu que sinto que o meu aquário está cada vez mais vazio :cry: … pelo que já ando a planear uma pequena remodelação ao meu aquário.

 

As características estão no fim desta mensagem, mas para ser sucinto eis o principal: Um aquário de 10 galões (35L aproximadamente) actualmente com uma Neritina, 5 Corydoras pigmeus e 2 Caridina multidentata. Plantas naturais e um substrato inerte…

 

Para essa remodelação, e sem “deitar fora” nada do que já tenho estava a pensar em avançar com guppys e talvez adicionar alguns Red Cherrys (tenho um tio que me disse que arranjava uns… se bem que estava conversa já foi à uns bons meses atrás…). As minhas questões em relação a este protejo são:

 

1- Acham que se trata de uma mistura viável, ou algo negativo me escapa?

2- Se sim, quantos guppys me recomendariam nestas condições, nem que seja só para começo?

 

A propósito de guppys: o que costumam fazer com eles à medida que se vão reproduzindo como coelhos? É que só tenho um aquário e não tenho hipóteses de arranjar um segundo e caso comece a ter muita bicharada gostava de saber o que fazer com essa gente toda…

 

PS:

O meu aquário:

 

1 – MARINA 10G LED

2 - Data da montagem: 18/11/2016

3 - 51.3 cm L x 26 cm W x 32.8 cm H

 

3.1 - Volume bruto 43,75 L (aproximadamente) e útil 38 L (pelo menos é o que diz na caixa)

4 - Equipamentos Instalados
4.1 - Filtro: Marina Slim S15 Power Filter (cartuxos )

 

4.2 - Termostato: Magictherm (Prodac) 50W

 

4.3 - Iluminação: LED incorporado na tampa (9 lâmpadas)
4.4 - Sistema de CO2: Não tem…

 

4.5 - Outros equipamentos adicionais: Filtro optimizado com Purigen, esponja da Fluval e cerâmicas.

 

 

5 - Substratos & decorações
5.1 - Substrato fértil – Não tem
5.2 - Substrato inerte – Areão de quartzo preto e branco (Dekoline)
5.3 - Decorações - Uma miniatura do grande Buda de Hong Kong, no centro, e um tronco esburacado com a Anubias

6 - Fertilização – Flourish (da Seachem), 5 mL/semana; complementado por Flourish Tabs

 

 

7 – Fauna, em breve mas a minha ideia é algo deste género:
7.1 - 1x Neritina turrita

 

7.2 - 2x Caridina Multidentata

 

7.3 - 5x Corydoras pygmaeus

 

 

8 - Plantas
8.1 - Anubias barteri var. nana

 

8.2 - Hygrophila siamensis

 

8.3 - Limnophila sesssiliflora

 

8.4 - Ludwigia palustris

 

8.5 - Microsorum pteropus 'windelov'

 

8.6 - Aegagropila linnaei, aka Marimo Moss Ball

 

 

Novo Retiro (Tópico e Galeria)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas QuiMaster

 

Porque e que em vez de ires para Guppys,não vais

antes para peixes que não se reporduze tanto,tens

as Rasboras-Arlequi e outras Rasboras muito bonitas,

são peixes de cardume,compras umas oito ou dez,e

dá muita vida ao aquário,eu tenho as Rasboras-Arlequi

tenho um cardume de quinze,e a sim não ficas com um

probelema,que podes ficar com os Guppys,sem saber

fazer com tanta bicharada,se por acaso não sabes de

que peixe falo,vê aqui http://peixesdeaquario.com.br/peixes-2/peixes-de-agua-doce/rasbora-arlequim/

e um peixe que eu gosto muito,dá muita vida ao aquário,

agora tu podes e não gostar,mas há outros também

muito bonitos,e fazeres uma pesquisa.

 

Comp: Álvaro Silva

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Podes ir para guppys sim à vontade. E não vais ter problemas com excesso de população se fizeres como eu te digo:

 

 

Compras 5/6/7, os que achares bem, de endlers todos machos e pronto. Assunto resolvido ;)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Podes ir para guppys sim à vontade. E não vais ter problemas com excesso de população se fizeres como eu te digo:

 

 

Compras 5/6/7, os que achares bem, de endlers todos machos e pronto. Assunto resolvido ;)

 

Ok essa hipótese não me tinha ocorrido... e não haverá problemas de conflitos?

Novo Retiro (Tópico e Galeria)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tive 5 juntos e não se passou nada. De vez em quando lá andava um com a coisa de fora atrás do outro mas nada de especial.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Endlers é a melhor opção, ou um cardume de outra espécie que gostes como sejam os que o Álvaro disse.

 

Tens também boraras que se adequam muito melhor com a junção de qualquer camarão.

 

Para teres endlers com camarões, tens de ter muito musgo e plantas que criem moitas bem densas. Os camarões quando nascem são minúsculos e vão sempre alguns para o galheiro, não consegues que a colónia aumente, que é o que se pretende a meu ver.

Eu no meu aquário, tinha endlers e cardinais e conseguia manter a colónia mas não conseguia aumentá-la, daí retirei os cardinais para outro aquário, se bem que melhorou continuou a não aumentar.

Guppys, endlers vão sempre papar os camarões mais pequenos.

 

Enviado do meu GETAWAY através de Tapatalk

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tive 5 juntos e não se passou nada. De vez em quando lá andava um com a coisa de fora atrás do outro mas nada de especial.

 

"... lá andava com a coisa de fora atrás do outro..." é do melhor que já li por cá biggrin.png' alt=':biggn:'>

 

Endlers é a melhor opção, ou um cardume de outra espécie que gostes como sejam os que o Álvaro disse.

 

Tens também boraras que se adequam muito melhor com a junção de qualquer camarão.

 

Para teres endlers com camarões, tens de ter muito musgo e plantas que criem moitas bem densas. Os camarões quando nascem são minúsculos e vão sempre alguns para o galheiro, não consegues que a colónia aumente, que é o que se pretende a meu ver.

 

Pessoalmente não sou muito fã dos Endlers... dentro dos Guppies ainda assim prefiro os chamados "fancy"... mas existe alguma razão em particular para dizeres que a melhor opção são os Endlers?

 

Em relação às plantas não deverá ser problema pois tenho imensas (se vires a foto mais recente da minha galeria assim o verás...).

 

Já agora aproveito para perguntar se haverá problemas em introduzir red cherrys com os 2 Multidentata que já tenho?

Novo Retiro (Tópico e Galeria)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O Gonçalo deve ter pensado nos endlers por causa do tamanho, são mais adequados a esse aqua.

De qualquer modo, na minha opinião, nem endlers, nem guppys, nem tetras...

Quanto à junção dessas espécies de camarões, nenhum problema mesmo, força nisso.

 

Enviado do meu GETAWAY através de Tapatalk

 

 

 

"... lá andava com a coisa de fora atrás do outro..." é do melhor que já li por cá biggrin.png' alt=':biggn:'>

 

Multidentata que já tenho?

 

Enviado do meu GETAWAY através de Tapatalk

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Qui,

antes demais é foi uma pena pelo teu betta... mas pronto,adiante... :happy:

já ponderas-te Boraras? para nano como a tua litragem ficariam bem engraçados um pequeno cardume e não haveria conflito com camarões(acho eu devido ao tamanho)...

endlers posso afiançar que convém manteres só machos ou isso implode, os meus de mês a mês têm ninhadas...

(já ando a passar bichinhos de aquariofilia a torto e direito para os dar)

tive-os com reds e não houve stress, mas acabei por os tirar pela razão que a Vera enumerou:aumentar colónia...

pondera bem isso...

 

abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Antes de mais muito obrigado a todos e a todas pelos concelhos e dicas :tongue:

 

Pessoalmente continuo a preferir, puramente para efeitos estéticos, os guppys... mas surgiu-me uma questão relacionada com a dureza da água: Já vi que o indicado para os guppys é ter uma dureza de 10 a 30º dGH... mas a dureza da água no meu aquário é somente de 5 dGH... Qual é a melhor forma de "endurecer" a água sem magoar o resto da minha fauna, se é que isso é possível? Ou será que isso não é assim tão importante?

Novo Retiro (Tópico e Galeria)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Acho que não é muito importante. Esses parâmetros são para peixes selvagens e duvido que arranjes desses por aí. Os das lojas são todos de cativeiro e adaptam-se a qualquer água desde que seja razoável.

 

Disse os endlers por causa do tamanho mais reduzido que os guppys. Menos tamanho logo boca mais pequena.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

É quantos guppys poderei introduzir sem exceder a capacidade do aquário e sem me desfazer de nenhum peixe que já tenho? 5? Já sei que na loja provavelmente dir-me-ão um número superior é só para ter uma ideia...

Novo Retiro (Tópico e Galeria)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.