Quanto tempo demoram os peixes a nascer?


Gremlyn

Recommended Posts

Boas

 

Ontem ao final do dia dois pseudotropheus acei (black tanzania) iniciaram uma dança no mínimo estranha... andei a investigar e parece que estavam a acasalar :dancing:

Hoje estive a olhar para a 'peixa' e está cheia de ovos na boca e nem comeu nada.

 

Quanto tempo demoram os peixitos a nascer?

 

Se os separar para um aquário mais pequeno, podem ficar sozinhos ou algum dos progenitores convém lá ficar?

 

cumps

 

(a ver se é desta que tenho o primeiro nascimento no aquário!)

Editado por Gremlyn
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

deixa ficar a mãe com os outros peixes, por norma devem ficar quase um mês na boca da mãe. Durante o intervalo de tempo, deixa ficar no aquário.

 

Depois de acabar o prazo tens que fazer opções:

-mudas a mae-ciclideo para um aquario só dela e ela liberta os filhos naturalmente.

-fazes stripping, que é abrir a boca da ciclideo para retirar os filhotes (controverso para alguns).

-deixas tudo correr naturalmente...alguns serão comidos outros se salvarão.

Editado por Quo
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Obrigado pelo esclarecimento. Vou deixá-la libertar os peixes naturalmente porque não concordo muito com stripping...

 

Coitado do bicho, vai ficar um mês sem comer... lol

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ela passa bem. mas eu até nisso uso truques :rainbowafro:

e a mae pode continuar a comer....

 

 

compra comida de alevim, e deita no aquario, ela com a fome e a oxigenar os filhotes dentro da boca, vai comer alguma coisa... no teu caso, tem que ser comida de alevim para herbivoros.

 

 

cuidados a serio: não podes stressar a mãe ciclideo, pois ela por algum stress pode libertar os filhotes antes do tempo! Não convém.

 

 

antes da incubação tens dado comida para ciclideos malawi? convém, é muito boa! depois dos filhos nascerem, deves dar novamente para ela estar pronta para outra.

Editado por Quo
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tenho dado granulado pra ciclideos e de vez em quando comem ervilhas cozidas e ao domingo é dia de ramadao. A ver se com a comida pra alevinos ela come, porque ela atira-se à comida mas depois deve-se lembrar e passa pelo grão sem abrir a boca :-]

 

quando eles aparecerem posto fotos!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Por norma ao fim de 21/22 dias elas abrem a boca e deitam os alevins para fora, agora deves decidir se queres salvar alguns ou se preferes que eles sejam comidos pelos mais velhos.

 

Posso dizer-te como faço:

- por volta do 10º ou 12º dia apanho a femea e meto-a dentro de uma maternidade feita com um cubo da vodafone mas no mesmo aquario que os restantes peixes.

- Ao 19º dia faço o parto, e meto a femea na aquario junto com os outros, ficando os bebes na maternidade onde nasceram, isto reduz o tempo de incubação da femea o que faz com que ela possa voltar a vida normal algum tempo antes do normal o que reduz o risco de ficar demasiado fraca.

- Ao fim de 15 dias tiro-os da maternidade e coloco-os num aquario de crescimento.

 

Quanto à comida podes dar a comida dos adultos moida, tipo granugreen e juntar um pouco de sera discus (eles em pequenos toleram bem as proteinas), num moinho de pimenta e dar 2 ou 3 vezes por dia.

 

espero ter ajudado

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Segundo li de algumas fontes (internet/fontes fiaveis e já li e reli 3 livros sobre ciclideos africanos). A prática de stripping antes do tempo pode levar a crias de qualidade inferior especialmente no que toca a machos. Temos que ter noção que estás a lidar com a natureza que levou milhões de anos a se aperfeiçoar e o ser humano é um primata que ainda tem muito que aprender, como podes ver pelas aberrações que criamos. Elas estão preparadas para isso. Se bem que falas em 19º dia... já é um estado avançado, mesmo assim, eu esperaria mais dois ou tres dias apra fazer isso.

 

Eu a minha lab pequenina ficou 31 dias com algumas crias, libertou algumas antes (vi ao levantar pedras no aquário), não sei se algum se safou, são crias que têm o instinto de se esconder nas pedras. Mas ainda ficou com algumas na boca... lá a pus num aquario à parte para ver se libertava o resto, e ao fim de dois dias nada, lá ao 31º dia tive que fazer stripping. Foi tempo a mais. Deveria ter feito antes... Mas antes do tempo... também não me parece boa ideia.

 

Penso que se tiver-se que fazer stripping deve ser no fim do tempo tido como estabelecido como necessário para a incubação.

seria boa ideia po-la ao 19º dia num aquario à parte e aguardar até acabar o tempo, expirando o tempo e ela não liberta os filhos, então faz-se o stripping.

 

também não me parece boa ideia dar apenas comida para adulto a crias, mais uma vez dito nesses livros de ciclideos como uma má prática. Eu aos meus (omnivoros) estou a dar artémia e comida para alevim em pó. Sei que há comida para alevim para herbivoros... mas as referencias quando falam da artemia para ciclideos indiscriminadamente.

Editado por Quo
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado pela dicas.

 

Más notícias: a fêmea hoje (ao 14º dia) alimentou-se normalmente e parece que já não há nada na boca dela... não sei o que terá acontecido aos pequenitos porque não há nem sinais deles :(

 

Entretanto reparei que uma Caroleus amarela estava também com ovos ou alevins (parecem mexer mas não consigo perceber) na boca e meti-a noutro aquário mais pequeno no fds passado. A ver se com esta correr bem. :-D

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

 

Mas ainda ficou com algumas na boca... lá a pus num aquario à parte para ver se libertava o resto, e ao fim de dois dias nada, lá ao 31º dia tive que fazer stripping. Foi tempo a mais. Deveria ter feito antes... Mas antes do tempo... também não me parece boa ideia.

 

para um leigo na matéria expliquem lá qual é o problema de ficarem tempo a mais na boca da mãe :-]

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Os filhos não se alimentarem convenientemente, se calhar mais aqueles que ficam mais longe da abertura da boca não terão acesso a comida depois do saco vitelino acabar. Além da mãe que também pode morrer por não se alimentar. Está preparada para um tempo.

 

O importante é respeitar o tempo total necessário para a incubação, depois penso que para fêmeas que insistem em manter os filhos, terás que fazer alguma coisa... se calhar o melhor, e repito, é antes de acabar o prazo move-la para um aquario onde ela esteja em paz. E, se depois de acabar o prazo e depois de uns dias ela continua com a boca cheia, é que se deve considerar o stripping.

 

também há o problema das femeas não levarem a incubação até ao final, e largarem os filhotes ou os ovos antes do tempo. Aí é outra questão, algo deverá estar a correr mal, se calhar é criar esconderijos ou remove-la pois deve haver um ciclideo que a está a chatear em excesso. Digo excesso, porque é normal os ciclideos terem pequenas disputas ocasionais, mas algo insistente não é normal. Note-se que quando um ciclideo africano sai do aquário e depois volta ao aquario original, deixa de ser reconhecido pelos companheiros, e perdeu o seu espaço, logo pode sofrer até ser aceite novamente.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado mais uma vez pelas dicas :)

 

Nasceram 9 pequenitos Caeroleus mas não devia ter deixado a fêmea um dia naquele aquário depois de deitar os filhotes cá para fora... no dia seguinte só tinha 4 :( Agora se morreram por causas naturais ou se foi de ela ter passado um mês sem comer não sei... o que sei é que já aprendi!

 

Achei estranho só terem nascido 9 mas foi a primeira incubação da fêmea e ainda só tem uns 5-6cm.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais